Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 15/01/2024 às 14h01
Tiroteio – Policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) trocaram tiros com marginais na tarde de domingo (14), na Avenida Brasília com o Beco Inajá no Tucumanzal em Porto Velho, com um suspeito sendo baleado, três presos e armas de fogo apreendidas. A operação teve até ajuda do helicóptero do Núcleo de Operações Especiais (NOA). O baleado foi levado ao Pronto Socorro João Paulo II e os comparsas ao departamento de flagrantes. Esses elementos fazem parte de um grupo que exibiu um vídeo em redes sociais as armas de fogo que foram apreendidas durante a operação. Impressiona a ousadia dos marginais, que desafiam o contingente policial Militar e Civil praticando furtos, roubos e matando pessoas com indícios de “queima de arquivos”, diariamente na capital e interior do Estado.
Segurança – Devido ao elevado índice de criminalidade na capital e no interior, o Governo do Rondônia reuniu as forças de segurança para discutir como combater com maior eficiência as ações violentas de grupos criminosos. Na sexta-feira (12) foi inaugurado no residencial Morar Melhor, em Porto Velho, o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). A unidade é dotada de tecnologia de ponta concentrando as ações de combate e controle da criminalidade na capital. É uma das poucas existentes no Brasil e facilita o trabalho das policiais em locais, onde é maior a violência e a criminalidade visando um atendimento preventivo-ostensivo rápido e eficiente. O Centro Integrado, segundo o comandante geral da PM, coronel Régis Braguin, “faz parte de mais uma fase escalonada da força empregada contra a criminalidade em Porto Velho”.
Carnaval – Foi das mais concorridas a plotagem de adesivos da Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) na sede do maior bloco de Carnaval da Região Norte, realizada no sábado (13) em Porto Velho. O adesivaço ocorreu das 9h às 11h com enorme participação e formação de filas de veículos. Na oportunidade também foi comercializado o abadá da BVQQ com o custo de R$ 50, que garante ao folião a participação em cordão de isolamento com toda a segurança que o evento precisa. A tradicional camiseta está à venda na sede na Rua Joaquim Nabuco durante o horário comercial. No dia do desfile, 10 de fevereiro, a presidente da BVQQ, Siça Andrade estará oferecendo um coquetel a convidados na sede, às 15h e posteriormente todos estarão concentrados na Praça das Três Caixas D´Água para o início do desfile às 17h.
Detran – Na tarde de domingo (14) o Detran-RO lançou a campanha educativa permanente “Respeite o meu espaço”, no Espaço Alternativo em Porto Velho e nas cidades de Ariquemes, Guajará-Mirim, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé, Espigão D'Oeste e Cerejeiras. A campanha é realizada com parcerias de entidades públicas e privadas e visa conscientizar, que no trânsito, “os maiores devem cuidar dos menores”, segundo a diretora da Escola Pública de Trânsito (EPT), Junaia Freitas. Para o diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes, a campanha servirá de “integração dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), fortalecendo o compromisso do trabalho em parceria com objetivo de reduzir os sinistros, preservando vidas. Ser responsável no trânsito é dever de todos”.
Prato Fácil – Um dos programas de maior sucesso do Governo do Estado, o Prato Fácil, que atende famílias carentes na capital e no interior do Estado está mais funcional com avanço tecnológico no sistema de cadastramento otimizando o atendimento, reduzindo filas e minimizando riscos de fraudes com a utilização da biometria. O projeto-piloto já foi lançado em Vilhena, no mês de junho em um restaurante credenciado, que fornece em média 300 refeições/dia (almoço), das segundas-feiras às sextas-feiras. O trabalho também foi realizado em Porto Velho em 28 restaurantes conveniados com a Secretaria de Ação Social (Seas), comandado pela primeira dama, Luana Rocha. Em dois anos o programa já serviu 2,3 milhões de refeições em 38 estabelecimentos no Estado com o favorecido pagando R$ 2, seja pelo alimento servido no local, ou marmitex. O favorecido deve estar cadastrado no CadÚnico do Estado.
Respigo
Na última semana abordamos uma situação política em Rolim de Moura envolvendo, dentre outras pessoas, o prefeito Aldo Júlio, que não decidiu, ainda, se será candidato à reeleição nas eleições de outubro próximo, e também sobre pessoas ligadas ao “Grupão”, que reúne vários partidos. Citamos, erroneamente, que Aldo é do MDB +++ Quando ele foi eleito em 2020 estava no MDB. Mas hoje está filiado ao União Brasil, do governador Marcos Rocha +++ Provavelmente teremos sessão extraordinária esta semana na Assembleia Legislativa (Ale) para apreciar matérias de urgência do Poder Executivo. A expectativa é que será na terça-feira (16) ou na quarta-feira +++ As sessões ordinárias serão retomadas no dia 20 de fevereiro. Após a passagem do Carnaval, afinal de contas, ninguém é de ferro +++ A notícia é do sempre bem informado jornalista Roberto Kupê em sua coluna “Zona Franca”. Segundo ele, o prefeito de Porto Velho e presidente da Associação dos Municípios de Rondônia-Arom, Hildon Chaves (PSDB) adquiriu na última semana a concessão da Band TV em Rondônia.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/01/governo-do-estado-acelera-controle-e-combate-a-violencia-banda-do-vai-quem-quer-promove-adesivaco-prato-facil-implanta-sistema-de-biometria,180549.shtml