Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 26/01/2024 às 14h01
Energia... – O Projeto de Lei 3872/23, que está tramitando no Congresso Nacional precisa de uma atenção maior da Bancada Federal de Rondônia. A proposta do deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO), que “isenta da incidência da bandeira tarifária a consumidores de energia elétrica dos Estados da Região Norte em que a geração anual de energia elétrica por usinas hidrelétrica supera a demanda interna do Estado”, é fundamental para Rondônia, que tem duas das seis maiores hidrelétricas do País, no Rio Madeira, em Porto Velho, que exporta a maior do que produzem para Araraquara, interior do São Paulo, que atende a maior parte da região industrial da capital paulistana. Desde 2015 o sistema de bandeiras tarifárias repassa ao público consumidor de energia elétrica os eventuais aumentos de custo de geração em razão de secas prolongadas, e de a necessidade do acionamento das usinas termoelétricas de custo elevado.
...Elétrica –Segundo o deputado Ricardo Ayres, Rondônia e Pará, por exemplo, que exportam a maior parte da energia elétrica gerada, vivem uma “situação paradoxal”. Apesar de grandes produtores a população paga tarifas das mais elevadas do País, um absurdo, que precisa ser corrigido. Antes de as grandes usinas no Norte, a energia era importada e, pela distância e dificuldades de logística o custo por quilowatts oscilavam com as bandeiras tarifárias. “As vantagens decorrentes das características naturais dos estados que produzem energia hidrelétrica são compartilhadas com todo o restante do país, enquanto as dificuldades são suportadas apenas pela população local. Trata-se de uma situação evidentemente injusta”, argumentou o deputado. A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa do Consumidor; Minas e Energia; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania com o retorno do recesso legislativo.
Eleições – Um dos fundadores do Sindicato dos Servidores do Município de Porto Velho-Sindeprof, o sindicalista Raimundo Nonato destacou em redes sociais os 34 anos de do sindicato, que ocorrerá no próximo dia 30. Ao mesmo tempo anunciou, que está trabalhando ativamente nos bastidores e que irá disputar a presidência do sindicato. Conhecido como Raimundinho da CUT, considerado nos meios sindicais como “carne de pescoço”, pois mantém uma luta constante nos bastidores pelos direitos dos sindicalistas, mas sem se esquecer dos deveres, está trabalhando ativamente na composição de uma chapa de oposição para concorrer às eleições do importante sindicato. As eleições serão em fevereiro do próximo ano, mas o combativo sindicalista avisa, que já está trabalhando desde agora.
Ariquemes – A disputa eleitoral pela prefeitura e composição da câmara e vereadores de Ariquemes, que ficou “adormecida” durante as festas de final de ano (Natal e Ano Novo) volta a ganhar destaque entre as lideranças políticas do município. A prefeita Carla Redano (UB), não se manifestou publicamente, mas é certo que estará na lista de pré-candidatos nas eleições municipais a prefeito, vice e vereadores de outubro próximo. Além de Carla, o nome de a vereadora Rafaela do Batista (UB) vem ganhando espaços nas conversas de bastidores. Também se comenta com muita ênfase os nomes do ex-deputado estadual Adelino Follador e do seu filho, Lucas, que já foi vice-prefeito e deputado federal para concorrer ao cargo hoje ocupado por Carla Redano.
Pesquisa – Em breve o Instituto Phoenix, do experiente Juvenil Coelho estará publicando pesquisa sobre as eleições municipais em Porto Velho. Ainda não temos confirmados os nomes que poderão concorrer à sucessão municipal na capital, mas vários estão sendo apontados como pré-candidatos. Os nomes de os candidatos somente, após as convenções partidárias, que serão realizadas no período de 20 de julho a 5 de agosto. As pesquisas de agora são parâmetros, para que os dirigentes partidários tenham uma noção maior sobre o potencial eleitoral de cada pretendente aos cargos de prefeito e vice, que estarão sendo disputados em outubro próximo. Também estão sendo realizadas pesquisas para informações sigilosas, que são fundamentais para quem pretenda concorrer, pois terá um perfil de suas possibilidades e chances de corrigir os erros e aprimorar os acertos.
Respigo
São constantes as manifestações públicas, de aprovação de pessoas, que são atendidas pela equipe de apoio ao deputado estadual Jean Oliveira (MDB-PVH), em Porto Velho. Realmente a atenção prestada às pessoas, que vêm do interior buscando tratamento de saúde, principalmente, é das mais eficientes e com um atendimento digno, para todos, que procuram ajuda em momentos difíceis +++ Inúmeras reclamações com o fechamento da agência do INSS em Vilhena desde o último dia 10, que atende –ou deveria– a todo o Cone Sul. A reabertura só ocorrerá no dia 10 de fevereiro +++ Muita gente, inclusive com crianças, vinda do interior encontrou a agência fechada, apenas com o aviso de o atendimento pelo telefone 135, ou APP MEUINSS, que não funcionam Órgãos públicos ficam obrigados ao atendimento presencial independente de ferramentas tecnológicas à disposição, segundo o advogado Caetano Neto, presidente da Associação Defesa dos Direitos da Cidadania.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/01/deputado-propoe-isencao-da-bandeira-tarifaria-a-regiao-norte-rondonia-e-para-estao-na-relacao-ariquemes-promete-eleicoes-equilibradas,181337.shtml