Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 08/02/2024 às 14h00
Estradas – O diretor do DER-RO, coronel Eder André Fernandes Dias esteve na Assembleia Legislativa (Ale) mantendo contato com o presidente do legislativo estadual, Marcelo Cruz (Sem Partido) e o Líder do Governo na Ale-RO, Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná). Na pauta uma ampla discussão sobre as demandas no Estado relacionadas as estradas, que estão necessitando de ações do DER, pois estamos no período de inverno amazônico (chuvas diárias durante meses). A partir de maio, início do verão amazônico (seca durante meses) é fundamental, que o DER recupere e adeque as estradas e, para isso são necessários recursos financeiros, nem sempre disponíveis no orçamento da autarquia. A Ale-RO devolveu em dezembro último, R$ 30,5 milhões do seu Orçamento 2023 para o Governo do Estado aplicar na recuperação e adequação das estradas garantindo escoamento das safras e o direito de ir e vir da população.
Corretivo – Fato interessante ocorreu há dias na cidade de Corumbiara, interior do Estado entre o agente do Detran-RO, que estava participando de uma blitz educativa e um comerciante e agricultor da cidade, embriagado. O cidadão estava pilotando uma motocicleta e estacionou o veículo uma quadra antes da blitz, mas como apresentava sinais de embriaguez foi denunciado para a equipe do Detran-RO. Foi abordado pelos agentes de trânsito, não gostou e partiu para cima de um deles na tentativa de agredi-lo com o capacete, pois se sentiu “ofendido” com a ação educativa. O agente tentou evitar o confronto, mas como o infrator insistiu nas agressões foi obrigado a reagir, e, optou pelo corretivo e não o educativo nocauteando o agressor com um soco.
Violência – As facções criminosas continuam assustando em Porto Velho, mesmo com as polícias se unindo e promovendo um trabalho ostensivo-preventivo de maior abrangência, na tentativa de inibir ações criminosas. Os chamados “acertos de contas” continuam ocorrendo e, na quarta-feira (7) ocorreu mais uma execução em área central da capital, quando um apenado foi fuzilado em via pública, em frente a um dos supermercados de maior movimento da cidade em horário de enorme movimentação. O crime ocorreu na Avenida Jorge Teixeira, trecho que é a BR 319. Uma pessoa que foi liberada do presídio de Porto Velho, que estava em carro de aplicativo foi morta a tiros pelo carona em uma motocicleta.
Vereança – É crescente a mobilização nas áreas políticas de Porto Velho com relação as eleições de outubro. A informação é que a maioria dos vereadores, concorrerá à reeleição. Há que aposte, que somente os que estão com problemas de inelegibilidade ficarão de fora, já os demais buscarão um novo mandato. Hoje o legislativo municipal da capital tem 21 vereadores, mas a partir do próximo ano teremos mais duas cadeiras totalizando 23. A opção partidária é fundamental, pois não adiantará ter uma votação expressiva e não conseguir o quociente eleitoral. Hoje não temos mais coligações, mas somente as uniões em federações. Os partidos podem se unir, mas serão eleitos somente os mais bem votados de cada um, desde que a sigla atinja o quociente.
Ji-Paraná – Como as eleições municipais estão a oito meses os políticos continuam se mobilizando na capital e no interior. São vários os institutos que estão trabalhando visando saber do eleitor quais são os nomes em melhores condições para concorrer a prefeitos em suas cidades. O Phoenix, do experiente Juvenil Coelho, o mais antigo instituto de Rondônia esteve há dias em Ji-Paraná ouvindo eleitores com relação à sucessão municipal. Tudo indica que teremos eleições das mais equilibradas em Ji-Paraná, segundo maior colégio eleitoral de Rondônia (cerca de 100 mil eleitores). Três nomes se destacam na “Capital da BR”, em um percentual de 16% a 12%. Deputado estadual Laerte Gomes (PSD), ex-secretário de Estado da Saúde, João Durval (PP) e o prefeito Isaú Fonseca (UB), caso sejam confirmados candidatos proporcionarão uma eleição das mais concorridas. Como em Ji-Paraná não tem segundo turno, quem somar um ponto na frente estará eleito.
Respigo
Hoje (8) estava marcada reunião política importante em Porto Velho, pela manhã, com a participação de o presidente regional do PL, senador Marcos Rogério. Na pauta, além das eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de outubro próximo a opção pelo nome do ex-deputado estadual Ribamar Araújo, caso ocorra eleição suplementar a prefeito de Candeias do Jamari, que está com prefeito interino +++ O PL pretende disputar as eleições deste ano com candidatos a prefeito e vereadores no em todos os municípios de Rondônia. Onde não for possível lançar candidatura própria a meta é compor com outros partidos +++ O Santos conseguiu vitória importante no Campeonato Paulista de Futebol ao derrotar o Corinthians (1x0) na quarta-feira (7), O jogo foi na Vila Belmiro e o Timão está na lanterna do Grupo C com somente três pontos em seis jogos +++ Já o Flamengo venceu o Botafogo (1x0), no Maracanã, com um gol marcado nos acréscimos do segundo tempo. É o vice-líder do Campeonato Carioca que tem o Fluminense no topo da tabela.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/02/deputados-reunidos-com-diretor-geral-do-der-ro-eleicao-a-prefeito-em-ji-parana-deve-ser-equilibrada-aberta-a-corrida-a-vereador-em-porto-velho,182345.shtml