Ge.globo.com
Publicada em 08/02/2024 às 15h08
Cristian Ribera é uma estrela em ascensão. Aos 21 anos, o rondoniense acabou de conquistar o ouro na Copa do Mundo de Esqui Cross Country , na Itália. A competição aconteceu em 27 de janeiro de 2024. O atleta marcou 2 minutos, 52 segundos e 51 microssegundos para garantira a vitória na categoria sitting.
Cristian já tinha conquistado duas medalhas mundiais na prova de sprint. Uma prata e uma bronze. Além do esqui cross-country, Cristian também compete no atletismo, natação e anda de skate. Ele participou dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023, onde conquistou quatro medalhas na classe T54(atletas de corrida em cadeira de rodas que fazem uso total do seu corpo, com transtorno do movimento de grau moderado ou de alto grau nas pernas ou com ausência de membros).
Em entrevista para o ge.globo/ro Cristian contou como se sente com a conquista.
-Ah, eu fiquei muito feliz por finalmente poder finalmente subir no lugar mais alto do pódio. Saber que todo esse trabalho tem dado resultado me motiva ainda mais para continuar competindo no mais alto nível.- disse.
Para o atleta, a Itália pode ter sido apenas um ponto de partida. O ano da modalidade dele apenas começou.
- Em março tem a última fase da Copa do Mundo no Canadá. Irei treinar bastante para chegar bem preparado. Depois tenho algumas competições no atletismo para tentar a vaga para Paris. Então até o meio do ano vou sofrer e competir bastante ainda - relata.
Nascido no sul do estado de Rondônia, em Cerejeiras, Cristian Ribera foi diagnosticado no nascimento com artrogripose – doença congênita das articulações das extremidades. Logo na infância foi para São Paulo em busca de tratamento.
Ribera se encontrou no esporte. Ele participou dos Jogos Paralímpicos de Inverno em PyeongChang 2018 e Pequim 2022.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/02/cristian-ribera-e-campeao-na-copa-do-mundo-de-esqui-cross-country,182364.shtml