Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 14/02/2024 às 13h44
Pimenteiras – A deputada federal Sílvia Cristina, do PL, que regularmente percorre os municípios do Estado, esteve recentemente em Pimenteiras do Oeste já preparando o partido para as eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de outubro próximo. Na visita a Pimenteiras manteve reunião com lideranças locais e regionais, assim como nos demais municípios. Na ocasião o médico Antônio Marcos, foi lançado como pré-candidato a prefeito pelo PSD, e Moizes Herra Penha (PL), a vice. A deputada Sílvia Cristina declarou apoio a ambos. Antônio Marcos disse que está animado com a sua pré-candidatura e alertou, que a política “deve ser de alto nível, respeitosa com as diferenças, o respeito ao particular das pessoas deve prevalecer, a disputa deve ficar somente no campo da ideologia, das diferenças de pensamento. A amizade e o respeito devem prevalecer”, frisou.
Diesel – O Governo do Estado deve rever a situação do preço do litro do diesel em Rondônia, que estaria entre os mais elevados do Brasil. A cobrança do ICMS sobre combustível, hoje é de 19,5% (antes era 17,5%). Rondônia exporta a maioria da sua safra de grãos (soja, milho, café) via transporte rodoviário, até o Porto Graneleiro de Porto Velho, no Rio Madeira. A maior parte segue nas barcaças para Manaus, e posteriormente ao exterior. A média de veículos pesados (carretas, bitrens, treminhões) no trecho entre Vilhena a Porto Velho, pela BR 364, nos cerca de 700 km é de 2,5 mil veículos/dia, em períodos de safras, além dos carros de passeio. O preço do diesel, segundo pesquisa da Agência Nacional de Petróleo (ANP) realizada de 4 a 10 deste mês é de R$ 6,48. Não é o maior do Brasil, mas seria importante uma reavaliação e encontrar meios e formas para amenizar a situação.
Diesel II – Outro problema que estamos sempre alertando aqui na coluna é sobre a ociosidade dos veículos pesados, que transportam os mais diversos tipos de cargas de outras regiões do Brasil para o porto da capital de Rondônia. Praticamente toda a frota de veículos pesados chega a Porto Velho carregada, inclusive, a maior parte vai a Manaus, via fluvial, e pelo que resta da BR 319, que tem como “donatárias”, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e as ONGs. Todos retornam para suas origens “batendo carroceria”. Governos (estadual e federal) deveriam encontrar meios e formas para que a maior parte desses veículos retornasse carregada de calcário, veículos usados e produtos de origem regional, inclusive com bonificação no preço do diesel para quem retornar carregado. Parece algo impossível, mas não é, basta querer.
Saúde – Mas uma vez membros do Tribunal de Contas (TC) de Rondônia estiveram visitando unidades públicas de saúde em Porto Velho (três delas) e no PS João Paulo II, para checar denúncias, dentre elas de profissionais (médicos, enfermeiros, pessoal administrativo), que não estariam cumprindo plantões. Em 48 horas foram duas operações de fiscalização das mais positivas, necessárias, oportunas. Os plantonistas estavam todos ativos, preparados para os atendimentos urgentes constatou a operação. O mesmo não ocorreu com a infraestrutura, que continua ruim, o que não é novidade, além de pacientes em macas e nos corredores. Mas o importante é o que sempre alertamos: as pessoas são bem atendidas pelas equipes médicas, de enfermagem e administrativa no JP II. Além dos equipamentos, de última geração.
TC – Apesar de estar no início do primeiro ano de mandato, o conselheiro Wilber Coimbra e sua diretoria dão exemplo de como o TC-RO, que muitos pensam que é um órgão punitivo, pode ser eficiente. O TC é parceiro de Estado e municípios, e funciona como um órgão orientador, justamente para que não ocorram irregularidades. Quando constatadas os administradores públicos são alertados e orientados sobre a correta aplicação dos recursos públicos, inclusive os caminhos que devem ser seguidos. As ações realizadas nos últimos dias são muito bem-vindas e devem constar do trabalho rotineiro de o TC. Méritos para Wilber Coimbra e sua equipe, que mantendo as ações deverá colocar Rondônia como exemplo na administração pública nacional. Temos consciência que não é fácil conter a corrupção, mas muitos cometem irregularidades por negligência ou desconhecimento, e nem sempre se adequam à administração pública que é muito diferente da privada.
Respigo
Recebemos v[arias reclamações de moradores de Rolim de Moura, sobre o sinal da Rede TV!, que não está dos melhores há mais de 30 dias. Quando questionados, os responsáveis pelo canal na cidade, dizem, que foi uma peça que queimou, após um raio e que precisa ser substituída +++ Impressionante como tem chovido em Porto Velho nos últimos dias. O final de semana foi todo chuvoso e só tivemos uma trégua no sábado (10) à tarde/noite, durante o desfile da Banda do Vai Quem Quer, maior bloco carnavalesco do Norte do País +++ A partir de amanhã (14), quando entramos na quaresma (é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no domingo. É uma prática presente na vida dos cristãos desde o século IV +++ No Brasil, segundo ditado popular inicia-se os trabalhos do ano, após as 12h de hoje (14), Quarta Feira de Cinzas. E vamos em frente que atrás vem gente.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/02/pimenteiras-tem-pre-candidatos-a-prefeito-e-vice-preco-do-diesel-e-elevado-em-rondonia-tc-ro-mantem-fiscalizacao-na-saude-publica,182663.shtml