Herbert Lins
Publicada em 26/02/2024 às 09h04
FALANDO SÉRIO – Jornalismo Político
Prof. Herbert Lins – DRT 1143
26/02/2024
Vale a pena registrar que a Coluna Falando Sério chegou a ser publicada diariamente até o ano de 2013 no meu blog, no extinto Jornal Estadão do Norte e alguns jornais eletrônicos do nosso estado de Rondônia. Depois de uma década adormecido e, eu afastado do jornalismo político, fiz um desabafo de um episódio ao Editor Chefe desse conceituado Jornal Eletrônico, Jornalista Rostand Agra, daí ele me retrucou dizendo que gostou de uma análise política que fiz e de imediato me fez o convite para voltar a escrever a coluna. Aceitei o desafio, estamos voltando com a Coluna para apresentar ao leitor desse conceituado jornal eletrônico nossas análises políticas do dia a dia de todas as esferas dos espaços de poder e de tomada de decisões formal na sociedade rondoniense, amazônica, brasileira e no mundo, sempre de forma séria ética do jornalismo como sempre fizemos.
Lula e o genocídio contra palestinos
O presidente Lula (PT) na sexta-feira passada (23), no lançamento da Seleção Petrobras Cultural no Rio de Janeiro, voltou a afirmar que o governo de Israel está fazendo genocídio contra palestinos por conta das “milhares de crianças mortas, milhares desaparecidas. E não estão morrendo soldados, estão morrendo mulheres e crianças dentro do hospital. Se isso não é genocídio, eu não sei o que é genocídio”.
Lula não quer ser julgado
Lula disse ainda para ninguém tentar interpretar a entrevista que ele deu no último domingo (18) e pediu para que todos a leiam, “ao invés de ficar me julgando pelo que disse o primeiro-ministro de Israel”. O presidente Lula ainda afirmou que “o que está acontecendo na Faixa de Gaza não é uma guerra, mas um genocídio” e fez referências às ações do ditador nazista Adolf Hitler contra os judeus.
Ato da Paulista
O ato político que aconteceu ontem (25) na Avenida Paulista convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), criou divergências nos cálculos estimados em relação a quantidade de indivíduos presentes. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP/SP) calculou 750 mil pessoas; O observatório da USP divulgou 150 mil pessoas; o assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro Fabio Wajngarten divulgou por meio de suas redes sociais, 500 mil pessoas presentes; Já a rede de comunicação do bolsonarismo espalhou o número estimado de 1 milhão de pessoas na Avenida Paulista.
Geografia Eleitoral
Os geógrafos da Geografia Eleitoral, utilizou o Google Earth para definir a área da manifestação e dimensionar a quantidade de pessoas presentes ao ato político convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro na Avenida Paulista no dia de ontem (25). A partir das análises das fotos e dos vídeos da manifestação, mesmo sendo um evento de natureza flutuante, o Google Earth permite estimar a densidade dos locais ocupados e dividir em categorias de densidade baixa, média e alta, que considera, respectivamente, duas, quatro e seis pessoas por m2 ao longo da referida avenida e ruas na sua área de entorno.
Imagens observadas
Os vídeos e fotos aplicados ao Google Earth, permitiu verificar que alguns trechos da Av. Paulista ficaram mais ou menos cheias ao longo da tarde. Vale ressaltar que o referido programa não é capaz de identificar com clareza nas imagens observadas, o público que ficou embaixo de árvores e marquises dos prédios. Tais limitações não impediram que os observadores em Geografia Eleitoral por meio da ferramenta disponível pelo Google, estimasse do público presente na faixa de 300 mil a 350 mil pessoas no ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Paulista.
Análises
O eleitor precisa saber que esse colunista é um estudioso em Geografia – Poder e Representação Política; Ciência Política – Estado e Estrutura de Poder, e Marketing Político e Eleitoral – Comunicação política e estratégias eleitorais. Em face disso, nas próximas colunas faremos análises das motivações políticas dos presentes e dos discursos do ex-presidente Jair Bolsonaro; da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro; do Pastor Silas Malafaia e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Fusão
O Partido da Renovação Democrática (PRD - 25) é resultado da fusão dos partidos Patriota e do PTB. Em Rondônia, o ex-deputado Nilton Capixaba assumiu a presidência estadual da nova legenda e o Diretório do partido tem como membros o Deputado estadual Pedro Fernandes, Pastor Valadares; ex-deputado federal Carlos Magno, ex-prefeito de Vilhena Melki Donadon e o vereador Alex Palitot.
Anuência
Com a fusão do Patriota e PTB, resultando no PRD - 25, o Deputado estadual Marcelo Cruz que era presidente estadual do Patriota em Rondônia, discordou da fusão e pediu a carta de anuência do PRD para deixar a legenda devido a mudança do nome do partido, estatuto e número. Com a carta na mão, o deputado Marcelo Cruz é dono do seu mandato, ou seja, o mandato não pertence mais a nenhum partido até que ele seja eleito por uma nova sigla partidária.
Forte
Devo lembrar aos leitores que deputado estadual Marcelo Cruz por ser o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALERO), pode ser considerado o segundo homem mais forte nas esferas dos espaços de poder e de tomada de decisões no estado de Rondônia. Contudo, o deputado Marcelo Cruz cobiçado por muitas legendas, não ficou sem guarda-chuva, de imediato assinou a ficha de filiação no partido Solidariedade (SDD - 77).
Fortalecido
Vale destacar que a sigla solidarista não tinha representação na ALERO, não tem vereadores na Câmara Municipal de Vereadores da Capital e no interior, é um partido sem expressão e esfacelado em Rondônia, portanto, o maior desafio do Deputado Marcelo Cruz é organizar a legenda e sair fortalecido nas próximas eleições municipais de outubro para o pleito de 2026.
MDB renovado
No sábado passado (24), o MDB realizou sua Convenção Eleitoral para renovar o Diretório Executivo estadual, por aclamação, o deputado federal Lúcio Mosquini foi reconduzido ao cargo. A convenção foi realizada no formato hibrido – virtual e presencial, dentre as lideranças que se fizeram presentes, o destaque ficou para o deputado estadual Ismael Crispim recém filiado ao partido.
Retorno da ALERO
Assembleia Legislativa de Rondônia (ALERO) retorna os trabalhos legislativo amanhã (27), às 15h, o evento marca o início dos trabalhos no Parlamento estadual e a sessão ordinária será aberta pelo presidente da Casa de Leis, deputado estadual Marcelo Cruz (Solidariedade), e, em seguida, transformada em comissão geral, quando acontece o pronunciamento das autoridades. Nessa ocasião, além dos parlamentares, os representantes do governo e do Judiciário, devem participar da solenidade de abertura dos trabalhos legislativos no plenário.
Retorno da CMVPV
As Sessões Plenárias da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Velho estão temporariamente acontecendo de forma virtual/online devido à realização de importantes manutenções na infraestrutura do plenário do prédio da Casa de Leis. O cidadão pode acompanhar os trabalhos legislativos dos vereadores da capital pelo canal da CMVPV no Youtube, Facebook e Instagram. Por sua vez, o presidente da Casa, vereador Márcio Parcele (PSB), informou a esse colunista que o retorno dos trabalhos de forma presencial no plenário acontecerá no próximo dia 04 de março.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/02/falando-serio-mosquini-mantem-poder-no-mdb-de-rondonia-lula-e-o-genocidio-contra-palestinos-e-capixaba-manda-no-prd,183635.shtml