Herbert Lins
Publicada em 26/03/2024 às 10h26
O ordenamento legal autoriza os partidos lançar o número de candidatos correspondente a quantidade de cadeiras no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Velho – CMVPV, mais 01 candidato. Neste caso, a CMVPV a partir de 2025 terá 23 cadeiras de vereadores, daí cada partido poderá lançar 23 mais 01, totalizando 24 candidatos a vereadores na capital. Contudo, cada partido precisa observar a cota de gênero, ou seja, 16 pré-candidatos a vereadores homens, e 08 pré-candidatas mulheres. Contudo, os parlamentares na escala local, estadual e nacional, precisam compreender que a nova legislação eleitoral visa fortalecer os partidos, portanto, acabou a historinha de ganhar eleição apenas cuidando do seu próprio mandato e abandonar o partido durante 04 anos. Neste caso, o formato aplicado desde 2022, não despertou a consciência que todos terão que dar sua parcela de contribuição para fortalecer as legendas. Com o novo formato, dirigentes partidários e mandatários deverão realizar o recrutamento de quadros partidários de forma mais ampla considerando as seguintes etapas (embora não necessariamente sequenciais): promoção de eventos partidários, filiação, processo aberto de formação política e a seleção para cargos (eletivos, executivos ou da organização partidária), a estratégia de recrutamento extensivo de novas lideranças partidárias, possibilitará um horizonte de futuro alargado das legendas no seu projeto de poder político em grupo.
Recrutamento I
Esse tipo de estratégia partidária para recrutamento de novas lideranças partidárias não corresponde exclusivamente à captação de filiados com vistas à mobilização eleitoral de curto prazo, nem à estratégia puramente instrumental de viabilização de candidaturas, mas representa o recrutamento ativo e permanente de lideranças para corresponder a um projeto de poder político das legendas e de grupos políticos internos.
Recrutamento II
A estratégia recrutamento ativo e permanente de lideranças partidárias, possibilita a renovação das lideranças e formação de capital político próprio das legendas. O partido terá lideranças de perfil popular, de família com tradição política, religiosos, detentor de poder econômico, prestígio social e outros, assegurando vantagens comparativas e competitivas para disputar eleições.
Fechamento
Alguns partidos, como PL, PSD e PSDB/Cidadania – Federados, já fecharam a sua nominata. Ontem à noite (25) o partido Avante anunciou o fechamento da sua nominata de vereadores. Republicanos e União Brasil aguardam pela pré-candidata Mariana Carvalho para fechar suas respectivas nominatas, ela deverá arrastar para o partido que vai disputar o Prédio do Relógio, alguns vereadores de mandato que buscam a reeleição.
Filiação
Falando em União Brasil, o convite de filiação do vereador Dr. Júnior Queiroz a legenda governista, partiu do próprio governador Marcos Rocha (União Brasil), do vice-governador Sérgio Gonçalves e do Chefe da Casa Civil Júnior Gonçalves, o evento deverá ocorrer até sexta-feira quando o governador retorna de Brasília. O convite deve-se a proximidade dos principais líderes do Governo com o vice-líder do Governo, deputado estadual Alan Queiroz (Podemos).
Anunciar
Lembrando que o deputado estadual Alan Queiroz foi reeleito após um acidente trânsito que o deixou numa cama de hospital durante toda campanha nas eleições gerais de 2022, esse chegou ao CPA – Sede do Governo de Rondônia, se apoiando para andar de andador, na primeira hora do segundo turno das eleições, para anunciar o seu apoio à reeleição do Governador Marcos Rocha (União Brasil).
Afinidade
Vale destacar ainda que o deputado estadual Alan Queiroz e o vereador Dr. Júnior Queiroz, trabalharam pelo anúncio do apoio do deputado federal Léo Moraes a reeleição do governador Marcos Rocha no segundo turno das eleições de 2022. É daí a afinidade de Alan Queiroz e Dr. Júnior Queiroz com o grupo político do governador Marcos Rocha (União Brasil).
Abertas
As nominatas de vereadores do MDB, PP, PSB, PDT, e do Podemos, estão abertas para receber novas filiações. Já a frente de partidos nanicos, como Novo do pré-candidato a prefeito, advogado Ricardo Frota, e do deputado Marcelo Cruz, formada pelo PRTB, Solidariedade, DC e Agir, buscam lideranças a dedo para compor suas listas de candidatos a vereadores no sentido de não errar no resultado das eleições.
Jejum
A Federação PSOL/Rede sai na frente da Federação PT/PCdoB/PV, Samuel Costa e Pimenta de Rondônia, juntos, depois de 12 anos de jejum da Esquerda de não eleger vereadores para CMVPV, deverá eleger um ou dois representantes na Casa de Leis da capital.
Novamente
Na manhã de hoje, a operação denominada “Arcana Revelada” deflagrada pela DRACO2 da Polícia Civil em conjunto com o Ministério Público, afastou novamente do cargo o prefeito Isau Fonseca e com ele, os vereadores Elvis Gomes e Negão do Isau, esse último é filho do prefeito afastado e preside da Câmara Municipal de Vereadores de Ji-Paraná.
Acusados
Isau Fonseca e os vereadores Elvis Gomes e Negão do Isau, são acusados de corrupção ativa e passiva, extorsão, tráfico de influência e lavagem de dinheiro, praticados no âmbito dos poderes Executivo e Legislativo da cidade de Ji-Paraná.
Fora
O afastamento de Isau da prefeitura causo um enorme prejuízo ao seu projeto de reeleição ao Palácio Urupá, sede do poder Executivo do município de Ji-Paraná. Diante desse cenário, força a pré-candidatura do deputado estadual Laerte Gomes (PSD) a prefeitura de Ji-Paraná, ele ganhando a disputa pela prefeitura de Jipa, Laerte fica fora da disputa do Governo de Rondônia ou de uma das vagas de Senador nas eleições de 2026.
Reacende
Isau Fonseca, fora da competição eleitoral para prefeito em Ji-Paraná, aumenta as chances de João Durval (PL) de ganhar o pleito eleitoral e reacende a esperança da população em motivar o ex-prefeito Jesualdo Pires a participar da corrida eleitoral ao Palácio Urupá.
Palco
Ontem (25) aconteceu no Plenário da Assembleia Legislativa, audiência pública para debater o Novo Plano Nacional de Educação por iniciativa do deputado federal Thiago Flores (MDB) e do deputado estadual Cássio Gois (PSD). Infelizmente, a audiência serviu de palco para “pautas olavistas” para Educação brasileira, inclusive teve quem defendeu que a Terra é plana.
Bem
A secretaria municipal de Educação de Porto Velho, Glaucia Negreiros, se saiu muito bem na sua fala em relação aos pontos colocados em torno do Novo Plano Nacional de Educação. Ela pontuou as reais necessidades dos professores, alunos e escolas, em especial, estratégias de ensinos para combater a evasão escolar e reforçar o pacto pela alfabetização.
Problema
Acredito que a audiência deveria discutir melhor a aplicação dos recursos e investimentos previstos para Educação. Nossos parlamentares e gestores públicos precisam compreender que só a presença física do aluno na escola não resolve o problema da Educação e do analfabetismo funcional, faz necessário o aluno estar numa escola atrativa, inclusiva e criativa, aprender é o foco.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/03/o-jogo-das-nominatas-de-vereadores-na-capital-porto-velho,186309.shtml