Metrópoles
Publicada em 04/04/2024 às 08h52
O site da NBC News contou bastidores de uma reunião virtual entre autoridades dos Estados Unidos e de Israel, em que uma autoridade israelense começou a gritar após uma negativa de apoio norte-americana. O encontro aconteceu na última segunda-feira (1º/4).
Os dois países discutiam planos para evacuação de 1,4 milhão de palestinos da cidade de Rafah, ao sul da Faixa de Gaza. Os EUA questionaram a forma como isso seria feito. Então, Ron Dermer, ministro de Assuntos Estratégicos de Israel, começou a gritar e a agitar os braços enquanto defendia o plano.
Duas autoridades e um ex-oficial dos EUA confirmaram a tensão nesse momento, segundo o site.
Entre os presentes no encontro estavam o conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, e o secretário de Estado Antony Blinken. Segundo as testemunhas, eles não se alteraram.
Plano de Israel só incluiria barracas
O problema é que a evacuação de uma população de palestinos tão grande seria feita sem muitos cuidados, na opinião dos norte-americanos. Pelo plano de Israel, os transferidos ficariam em barracas, mas não havia previsão de saneamento ou alimentação no local.
Os norte-americanos não gostaram. Disseram que a reunião era para discutir como os israelenses iriam continuar a guerra contra o grupo extremista Hamas e que não esperavam planos sobre esse tipo de transferência. E cravaram que a evacuação dos palestinos não era “realista”.
Para a NBC News, um oficial israelense que participou da reunião afirmou que a descrição feita era “uma deturpação do que ocorreu na sala. A reunião foi construtiva e respeitosa, mesmo durante divergências. Não houve gritos em nenhum momento”.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/04/autoridade-de-israel-grita-em-reuniao-apos-estados-unidos-negar-apoio-diz-site,187061.shtml