Herbert Lins
Publicada em 04/04/2024 às 09h15
Um exímio jornalista político e com amplo conhecimento em Marketing Institucional, me fez a seguinte pergunta quando voltei a escrever a presente Coluna: Qual a possibilidade de existir uma candidatura outsider que tenha relevância semelhante do prefeito Hildon Chaves? Existe algum nome no seu radar? Explique a ele que no aeroporto de Brasília, na presença do deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) e do senador Jaime Bagattoli (PL), fui apresentado a juíza Euma Tourinho, daí fiquei intrigado e tentando lembrar de onde a conhecia. Dias depois, ligo a televisão, quem aparece num quadro especial do telejornal local da Rede Globo local? A juíza Euma Tourinho. Fiquei impressionado com sua desenvoltura no palco e na telinha da Globo. Em seguida, busquei seu perfil nas redes sociais, estava lá tudo preparado, igual foi preparado os seguintes candidatos outsiders: ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-Rio de Janeiro); o ex-governador de São Paulo João Dória (sem filiação partidária até hoje); deputada federal Carla Zambelli (PL – São Paulo); senador Fabiano Contarato (PT – Espírito Santo); governador João Azevedo (PSB – Paraíba). Não pense que o estudioso, pesquisador e especialista, não comete erros, é passivo sim, de errar como qualquer outro profissional, mas posso afirmar que uma candidatura outsider a Prefeitura de Porto Velho é viável, mas depende de como ela se posiciona; quais bandeiras e estratégias eleitorais vencedoras servirão de base de sua pré-campanha e campanha no território eleitoral. O mero fato de ser de fora da política, não, é algo que me pareça, por si só, atraente ao eleitorado para fazer do candidato, um vencedor nas urnas.
Confirmação
Na Coluna de ontem (03), anunciei a confirmação do convite do MDB a juíza aposentada Euma Tourinho para disputar o Prédio do Relógio. O próprio presidente do Diretório Municipal do MDB de Porto Velho, Willames Pimentel, me revelou os meandros do convite.
Confirmou
Na tarde de ontem (03), tive um encontro com o presidente estadual do MDB, deputado federal Lucio Mosquini, esse me confirmou a entrada de Euma Tourinho a legenda mdbista de Ulysses Guimarães.
Definir
Euma Tourinho, para ser uma candidata outsider competitiva a Prefeitura de Porto Velho, precisará definir e apresentar o seu posicionamento político e suas bandeiras, sem ser evasivas e concessões à esquerda identitária ou neomarxista.
Dialoga
Euma Tourinho terá a missão de mostrar para o eleitor que o MDB é um partido moderador, que dialoga com a Esquerda e com a Direita, sem renunciar a sua História. Mas pelo pouco que conheci, já posso definir Euma como uma política com posicionamento moderado de centro-direita. Neste caso, haveria, sim, viabilidade eleitoral do seu nome na competição eleitoral pelo Prédio do Relógio.
Cuidado
Euma só deverá ter cuidado com alguns vampiros e assombrações no início da sua pré-campanha, caso não tome o devido cuidado, a candidatura pode ficar perdida em meio aos polos opostos da esquerda e da direita; como ocorreu, aliás, com a candidatura de Léo Moraes ao Governo de Rondônia nas eleições de 2022.
Recursos
Caso se confirme amanhã a filiação de Euma Tourinho ao MDB da capital Porto Velho, o melhor partido para disputar a eleição de vereador será pela legenda mdbista por conta do volume de recursos que será colocado à disposição da candidatura majoritária.
FEFC
O presidente nacional do partido, deputado federal Baleia Rossi, garantiu teto máximo do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), para candidatura majoritária do MDB a prefeitura de Porto Velho. Neste caso, os candidatos a vereadores deverá ter bastante estrutura de campanha.
Riscos
Quem ainda aposta em W.O. na corrida eleitoral pelo Prédio do Relógio, vai se enganar com a possível entrada de Euma Tourinho na disputa como candidata outsider. O esforço agora do prefeito Hildon Chaves (PSDB), será articular a vitória da candidatura de Mariana Carvalho (Republicanos), já no primeiro turno, para evitar eventuais riscos numa segunda etapa da eleição.
Atenção
Você que é pré-candidato a vereador preste bem atenção nos seguintes números do desempenho eleitoral dos partidos para deputado federal nas eleições de 2022: União Brasil - 195.169 votos (22,45%), elegeu 04 deputados federais; PL - 142.693 (16,42%) elegeu 02 deputados federais; MDB - 93.748 votos (10,79%), elegeu dois deputados federais.
Rodadas
Já a nominata do Podemos obteve 77.507 votos (8,92%) e do PSD 72.130 votos (8,3%), ambos os partidos com essa expressiva votação, não conseguiram conquistar nenhuma vaga na Câmara Federal por conta das rodadas das sobras eleitorais. Portanto, pré-candidato a vereador, não tenha medo de nominatas com puxadores de votos, é melhor disputar junto e misturado.
Sobras
Falando em sobras, a maioria dos pré-candidatos a vereadores não estão compreendendo a matemática do poder em relação às sobras eleitorais. O maior professor de sobras eleitorais é o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB). Neste caso, a nominata de deputado federal do MDB nas eleições de 2022 totalizou 93.748 votos (10,79%), atingindo o quociente eleitoral.
Média
O deputado Lúcio Mosquini (MDB) construiu uma nominata com 9 candidatos a deputados federais conforme permite a legislação eleitoral, todos os candidatos totalizaram 93.748 (10,79%). Contudo, Lúcio Lucio Mosquini obteve 48.735 votos (5,61%), e o deputado federal Thiago Flores 23.791 votos (2,74%), ambos eleitos por média e Flores, devido às sobras do partido.
Aula
O pré-candidato a vereador que estiver com medo ou receio de disputar uma vaga na CMPV com candidatos puxadores de votos, estão cometendo um grande equívoco. Os medrosos e receosos precisam ter uma aula de desempenho eleitoral com os deputados federais Lebrão, Thiago Flores e Coronel Chrisóstomo.
Reforço
Recebi a nominata dos pré-candidatos a vereadores do PT, acredito que caso mantenha os nomes que consta e ainda busque um reforço, a Federação PT/PCdoB/PV, deverá conquistar 01 ou 02 cadeiras de vereadores na CMPV.
Rega-bofe
Hoje (04) tem rega-bofe com os pré-candidatos da nominata de vereadores do Avante em Porto Velho. O partido, comandado pelo ex-deputado estadual Jair Montes, tentará manter as 02 cadeiras que detém na CMPV.
Laço
Os partidos PDT, PRD, PP e PSB, além dos partidos nanicos PRTB, Solidariedade, Agir e DC, estão buscando pré-candidatos a vereadores no laço para fechar suas respectivas nominatas no intuito de conquistar uma cadeira na CMPV.
Gabião
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos), a pedido do vereador Leandro Ambrósio do município de Alto Paraíso, apresentou indicação parlamentar ao DER – Governo de Rondônia, pedindo a instalação de gaiolas de gabião como forma de evitar o processo erosivo nas cabeceiras da ponte recém inaugurada na RO 459 que liga o referido município a BR. 364.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/04/euma-tourinho-tera-a-missao-quem-ainda-aposta-em-wo-em-porto-velho-rega-bofe-do-jair-montes,187066.shtml