Herbert Lins
Publicada em 05/04/2024 às 08h20
Amanhã (6) é o último dia de filiação ao partido para que quem será candidato a vereador ou prefeito nas Eleições Municipais do pleito eleitoral de outubro próximo. Contudo, hoje (5), termina a Janela Partidária, período em que vereadores com mandato podem trocar de partido para disputar a reeleição. Por sua vez, é critério obrigatório estar filiado a um partido para concorrer a um cargo público eletivo no país segundo a legislação eleitoral em vigor. Vale lembrar, ainda, que se uma pessoa se filiar a mais de um partido, apenas a filiação mais recente será considerada válida pela Justiça. O indivíduo que será candidato a prefeito ou vereador, também deve transferir o domicílio eleitoral na cidade desejada até hoje (05). Contudo, atento aos prazos, ontem (04) foi o dia de bastante movimentação de vários partidos anunciar o fechamento das nominatas de pré-candidatos vereadores em Porto Velho.
Frente
Quem largou na frente demonstrando muita organização, força política e capacidade de diálogo, foi a pré-candidata a prefeita Mariana Carvalho (Republicanos). O seu arco de apoio de pré-candidatos a vereadores deverá ser o maior nas próximas eleições municipais.
Bastidores
O fechamento das nominatas dos candidatos a vereadores nos partidos do arco de aliança em torno da pré-candidatura de Mariana Carvalho (Republicanos) ao Prédio do Relógio, deve ser atribuído o mérito a habilidade política do seu irmão Maurício Carvalho (União Brasil) e da equipe de articulação formada por Jonathan Pacheco, Diego Muniz e o ex-vereador Márcio Miranda.
Esbanjou
O vice-governador Sérgio Gonçalves (União Brasil) se fez presente na residência da pré-candidata Mariana Carvalho (Republicanos) no fim da tarde de ontem (04), para prestigiar o ato de filiação dos pré-candidatos a vereadores ao União Brasil na capital. Na oportunidade, Sérgio abonou a ficha de filiação de vários candidatos, pousou para fotos e esbanjou simpatia entre os presentes.
Emocionou
Ainda na casa da pré-candidata Mariana Carvalho (Republicanos), foi a vez da filiação dos pré-candidatos a vereadores do partido Republicanos. Na oportunidade, o deputado estadual Alan Queiroz (Podemos), fez um discurso impactante que emocionou a todos que estavam presentes.
Parceria
No ato de filiação dos pré-candidatos a vereados do Republicanos, a pré-candidata Mariana Carvalho (Republicanos) relembrou toda sua trajetória política desde quando se elegeu vereadora da capital aos 21 anos, além de um balanço geral dos resultados positivos do mandato que exerceu de vereadora na capital e dos dois mandatos de deputada federal.
Presença
Na noite de ontem (04), a pré-candidata Mariana Carvalho (Republicanos) ainda participou do fechamento e apresentação das nominatas dos partidos Avante e PSD. O que mais chamou atenção no evento do Avante na residência do ex-deputado Jair Montes, foi a presença e o discurso do deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB).
Blefando
O deputado Marcelo Cruz (PRTB) no discurso, aparentou não ter pretensões de disputar o Prédio do Relógio. Entretanto, como Marcelo é um exímio jogador de truco, pode estar blefando.
Confirmou
Na oportunidade, o deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), me confirmou a troca de comando partidário do Solidariedade em Rondônia. Sem traumas, fissuras e arranhaduras, o ex-conselheiro do TCE-RO e professor Benedito Alves, assume o comando da legenda e será pré-candidato a prefeito da capital.
Especulação
Continuo sem acreditar que o médico Fernando Máximo (União Brasil), se aventure em jogar fora 85.604 votos de rondonienses que fizeram dele o deputado mais votado nas eleições gerais de 2022, no sentido de disputar a prefeitura de Porto Velho. Até amanhã, saberemos o desfecho de toda essa especulação.
Federação I
O prefeito da capital Hildon Chaves (PSDB), pousou para foto oficial dos pré-candidatos a vereadores da Federação PSDB/Cidadania. O evento contou com a presença do deputado federal Mauricio Carvalho (União Brasil) e da pré-candidata a prefeita Mariana Carvalho (Republicanos).
Federação II
O destaque na foto dos pré-candidatos a vereadores pela Federação PSDB/Cidadania vai para o vereador Edwilson Negreiros, vereadora Marcia Socorrista, ex-vereador Júnior Cavalcante, policial penal Nilton Souza e o gestor público Thiago Tezzari.
Obstinada
Falando em policial penal, a ex-presidente do Singeperon, Daihane Gomes, é pré-candidata a vereadora pelo Avante. Repaginada, após sofrer dois reveses eleitorais, Daihane disse estar obstinada a representar a classe de policiais penais na CMPV.
Surpreender
Existem pré-candidatos a vereadores que podem surpreender nas urnas, a exemplo do Matheus Serrate (PP); Rogério Quaresma (PRD); Pastor Evanildo Ferreira (PRTB); Júnior da Versártil (MDB); Anderson Nãnan (Avante); Léo Alencar (PL); Pimenta de Rondônia (PSOL); Israel Trindade (PT); Aires Mota (PV); Lucas Donadon (União Brasil).
Reinventar
Os partidos PRD, PSB, PDT, Podemos e o Solidariedade, estão sofrendo enormes dificuldades para encontrar nomes para reforçar a nominata de vereadores. A grande maioria dos partidos vão precisar se reinventar depois das eleições municipais deste ano.
Dificuldade
Tive acesso a uma pesquisa ampla de opinião-pública de intenção de votos encomenda por um partido nos 52 municípios de Rondônia. Dos prefeitos eleitos em 2020, e vão buscar a reeleição, apenas três gestores municipais terão dificuldade para disputar a reeleição.
Afastados
Quem terá enormes dificuldades é Isaú Fonseca de Ji-Paraná e Raissa Bento de Guajará-Mirim, ambos foram afastados do mandato em decorrência de operações policiais e por força da justiça. Já a prefeita Carla Redano (Republicanos), tem enfrentado enorme desgaste na imagem pública por falta de habilidade política para lidar com as críticas da oposição.
Hipótese
Na hipótese da prefeita Carla Redano não disputar a reeleição, o candidato natural do Republicanos é o deputado federal Thiago Flores. Esse sendo eleito, o primeiro suplente, o qual é Tiziu Jidalias, não assume devido a problemas com a justiça. Neste caso, assume o segundo suplente, o professor Uberlando do IFRO, que obteve apenas 4.856 votos nas eleições gerais de 2022.
Ideal
O ex-secretário de Cultura de Guajará-Mirim, empresário Ricardo Maia, tem grandes chances de ser o próximo prefeito da Pérola do Mamoré, porém, o União Brasil não é o partido ideal para disputar a cadeira de prefeito daquele município transfronteiriço.
Apoio
O advogado João Soares, que disputou a prefeitura de Guajará-Mirim nas eleições de 2020 e ficou em segundo lugar, é pré-candidato a prefeito pelo PSDB. Ele contará com o apoio do prefeito da capital Hildon Chaves.
Arco
O prefeito de Nova Mamoré, Marcélio Brasileiro, optou pelo pragmatismo político e será candidato à reeleição pelo PL do ex-presidente Jair Bolsonaro. Estrategicamente, Brasileiro que aprendeu fazer política com seu pai, o ex-prefeito Zé Brasileiro, construiu um arco de aliança de apoio com os seguintes partidos: União Brasil, Republicanos, PP, MDB, PSD, PSB, Federação PSDB/Cidadania e a Federação PT/PCdoB/PV.
Advogado
O advogado Manoel Veríssimo tem feito ampla divulgação da Semana do Advogado Eleitoral que acontecerá entre os dias 08 e 10 de abril próximo. Inscrições podem ser feitas no site www.advogandonaseleicoes.com.br.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/04/a-agonia-termina-amanha-mariana-carvalho-larga-na-frente-marcelo-cruz-e-um-eximio-jogador,187152.shtml