Metrópoles
Publicada em 19/04/2024 às 08h54
A agência de notícias Iran Press mostrou um vídeo da situação desta sexta-feira (19/4) em Isfahan, no centro do Irã. A cidade, onde há instalações atômicas do país, foi alvo de ataques, supostamente, feitos por Israel.
De acordo com a publicação, moradores disseram não ter ouvido nada em meio a relatos de uma explosão na área.
O Secretariado do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã chegou a negar o ataque. Porém, órgãos de notícias dos Estados Unidos e da região, como a Al Jazeera, confirmaram.
O Washington Post citou um oficial israelense dizendo que foram os militares do país que realizaram ataques retaliatórios após bombardeios iranianos em 13 de abril. Segundo essa fonte, a intenção era enviar uma mensagem ao Irã de que Israel tem capacidade para atacar dentro do país.
Pouco depois da meia-noite, “três drones foram observados no céu de Isfahan. O sistema de defesa aérea tornou-se ativo e destruiu esses drones no céu”, disse a TV estatal iraniana.
O comandante sênior do Exército do país, Siavosh Mihandoust, foi citado pela TV estatal dizendo que os sistemas de defesa aérea tinham como alvo um “objeto suspeito”. Ele disse que não houve danos causados pelo ataque.
Cidade do Irã tem instalações nucleares
As explosões foram registradas na cidade de Isfahan, que abriga centrais nucleares, mas não há registro de danos significativos.
A agência estatal de notícias do Irã também noticiou que houve explosões perto da cidade de Natanz, outra região onde há instalações nucleares do país. A Agência Internacional de Energia Atômica confirmou não ter havido danos.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/04/isfahan-cidade-no-centro-do-ira-atacada-durante-a-madrugada-vive-dia-normal,188395.shtml