Metrópoles
Publicada em 19/04/2024 às 08h56
Um bombardeiro supersônico russo Tupolev 22M3 caiu após um ataque à Ucrânia, na manhã desta sexta-feira (19/4). Os próprios russos divulgaram vídeo e fotos da queda.
O avião caiu em um campo no distrito de Krasnogvardeisky, em Stavropol, na Rússia. O governador da região, Vladimir Vladimirov, confirmou o acidente, mas as autoridades do país afirmam que teria sido falha mecânica.
O exército ucraniano, por sua vez, assumiu a autoria da derrubada.
“Pela primeira vez, unidades de mísseis antiaéreos da Força Aérea, em colaboração com os serviços de inteligência da Defesa ucraniana, destruíram um bombardeiro estratégico de longo alcance Tu-22M3”, afirmou a corporação por meio das redes sociais.
Segundo Vladimir Vladimirov, os pilotos foram ejetados do equipamento. Dois deles foram encontrados vivos e hospitalizados; outro morreu; e um terceiro ainda é procurado.
O Ministério da Defesa da Rússia informou que a causa do acidente teria sido uma avaria técnica. Mas o serviço de inteligência militar ucraniano insiste que o país derrubou o avião, “a uma distância quase 300 km da Ucrânia”. Depois de atingido, ainda voou até Stavropol, na Rússia.
O Tupolev-22M3 é um bombardeiro supersônico de longo alcance e usado para ir atrás de alvos terrestres, principalmente. É capaz de levar três mísseis supersônicos de longo alcance, os Kh-22.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/04/bombardeiro-russo-tu-22m3-cai-apos-incidente-durante-ataque-a-ucrania,188396.shtml