Herbert Lins
Publicada em 23/04/2024 às 08h30
Ainda repercute, nas redes sociais, imagens do ato político convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que aconteceu na praia de Copacabana no domingo (21) sob o argumento que a manifestação política é para preservar a democracia. Mas pergunto ao leitor: quem pediu a volta do Aí-5? Quem colocou apoiadores na frente dos quartéis para pedir intervenção e a volta da Ditadura Militar? Quem tentou patrocinar um Golpe de estado? Gente, a única pessoa que ameaça à democracia é ele mesmo com essas ideias toscas de golpe travestido de “liberdade”. Já o patriota da Star-Spangled Banner, deputado federal Gustavo Gayer (PL), revelou o seu viralatismo ao discursar em inglês para Elon Musk na manifestação bolsonarista em Copacabana. Para quem não sabe, o chamado complexo de vira-lata, trata-se daquela deformação de identidade apontada por Nelson Rodrigues para tentar compreender a maneira pela qual as elites brasileiras se relacionam com os poderosos do resto do mundo. Caro leitor, seja você de Direita, Centro ou de Esquerda, já chega de caminhar em círculo, existem outros nomes para sentar na cadeira de presidente da República.
Gangorra
O brasileiro precisa se libertar da gangorra Lula (PT) e Bolsonaro (PL). Na Esquerda, Centro e na Direita, existem nomes que podem sentar na cadeira de presidente da República, a exemplo do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Romeu Zema (Novo), Renan Calheiros Filho (MDB), Eduardo Leite (PSDB), Ciro Gomes (PDT), Jaques Wagner ou Camilo Santana, ambos do PT.
Real
Nada é de graça, o real interesse de Elon Musk no Brasil de expandir seus negócios para Região Amazônica é por conta das reservas de níquel, componente fundamental na produção de baterias para veículos elétricos, que Musk produz por meio da Tesla. Inclusive, na visita que fez ao Brasil, manifestou interesse em trazer uma fábrica da Tesla para a Zona Franca de Manaus.
Desconfiança
Para quem não sabe, a América do Sul abriga as maiores reservas de lítio do mundo, incluindo o chamado “triângulo do lítio”. Localizada entre Argentina, Chile e Bolívia, a região concentra mais da metade das reservas conhecidas do mineral. Apesar de ainda estarmos bem atrás do estoque do triângulo do lítio, gera desconfiança esse interesse todo de Elon Musk pela Amazônia.
Articulação
O presidente Lula (PT) cobrou publicamente do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), mais capacidade de articulação junto ao Legislativo para aprovação de projetos de interesse do governo. Quem? Esse filme eu já assisti com Dilma (PT) e Temer (MDB).
SIBRA
Os deputados estaduais Cássio Góis (PSD) e Alan Queiroz (Podemos), estiveram na tarde de ontem (22) visitando a Superintendência de Integração do Estado de Rondônia em Brasília – SIBRA. A visita de ambos parlamentares foi para conhecer de perto as atividades desenvolvidas pelo escritório de representação do Governo de Rondônia na capital federal.
Atuação
O deputado Cássio Góis (PSD) pediu ao secretário da SIBRA/RO, Augusto Leonel, para incluir o café e a duplicação da BR. 364 na pauta de atuação do órgão em Brasília. Já o deputado Alan Queiroz (Podemos), apresentou encaminhamentos para temáticas relacionadas ao gado, festival de pesca e federalização da RO 460 e RO 420.
Confiança
O deputado Ribeiro (PRD) participou de reunião na Associação dos Servidores da Polícia Civil – ASPOCIVI, no município de Vilhena. Ele agradeceu a confiança da categoria e anunciou a destinação de emendas parlamentares no total de R$ 1,5 milhão de reais para atender a saúde e a segurança pública nos municípios do Cone Sul de Rondônia.
Emancipar
O deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB) defende a emancipação dos Distritos de Extrema (em PVH) e Tarilândia (Jaru). Inclusive, já houve consulta plebiscitária, mas aguarda a mudança na legislação no sentido de promover a emancipação político-administrativo de ambos distritos.
Pautar
O deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB) poderia pautar o projeto de consulta plebiscitária do desmembramento da Vila Penha do município de Porto Velho. Quem mora na Vila da Penha e na sua área de entorno, recorre à Nova Mamoré para realizar transações bancária, comerciais, continuidade de estudos, atendimento médico e outros. Neste caso, nada mais justo que a Vila da Penha passe a pertencer ao município de Nova Mamoré.
Representa
O histórico de traição e rasteiras internas no PT, faz Ramon Cujuí e Claudio Carvalho enfrentarem forte resistência no âmbito partidário a postulação de pré-candidaturas ao Prédio do Relógio. Cujuí e Carvalho é quem melhor representa os ideais do partido nas eleições municipais.
Estranheza
A entrevista de ontem (22) na TV Norte Rondônia (SBT), a pré-candidata a prefeita Mariana Carvalho (União Brasil), não causou polêmica, mas apontou soluções para problemas que Porto Velho ainda enfrenta. Estrategicamente, a pré-candidata Mariana não falou como vai enfrentar as alagações.
Peso
Mas algo me causou estranheza, o envelope de personalidades “curti” ou “passa” com o nome do advogado Bruno Valverde. Para quem não sabe, Valverde advoga para o prefeito da capital Hildon Chaves (PSDB). Entretanto, não compreendi o critério e o peso político do nome de Valverde figurar nos envelopes da pré-candidata a prefeita Mariana Carvalho (União Brasil).
Alckmin
No giro pelo Brasil, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), deverá incluir Porto Velho por conta da pré-candidatura de Vinicius Miguel ao Prédio do Relógio. Vale lembrar que Alckmin já ganhou eleições em Rondônia quando disputou a presidência da República.
Polarização
Alckmin (PSB) em Porto Velho, será um reforço para Vinicius Miguel (PSB), e sua presença nessa polarização ideológica que o Brasil está vivendo, o vice-presidente simboliza a defesa da democracia, ponderação e do diálogo permanente.
Alagados
O secretário da SEMUSB, Cleberson Pacheco, e o secretário da SEMOB, Diego Lage, seguem com equipes trabalhando nos pontos alagados dos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza, depois do forte temporal em Porto Velho. Desde quarta-feira (17), mais de 500 toneladas de lixo e entulho foram retiradas do local.
Mobilizar
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAS), deveriam se mobilizar e fazer um trabalho de conscientização ambiental junto à população dos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza. Neste caso, ensinar de casa em casa como descartar o lixo e outros materiais.
Reunido
O vereador Dr. Júnior Queiroz (Republicanos), esteve reunido com o Diretor do DER, Coronel Eder e representantes dos Distritos de Rio Pardo e União Bandeirante. Em pauta, o patrolamento e cascalhamento da Linha 67 e do Linhão até União Bandeirante.
Avaliado
O jovem evangélico Leonardo Cavalheiro (SD), colocou seu nome à disposição do eleitor de Porto Velho como pré-candidato a vereador. Leonardo é assessor do deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB) e no exercício da função, construiu estreitas relações com a periferia da cidade e defende o desenvolvimento das pessoas através da educação, esporte, cultura e incentivo ao empreendedorismo.
Concorrente
Conheci pessoalmente Mauro Nazif Júnior, filho do ex-prefeito e ex-deputado federal Mauro Nazif. Maurinho é pré-candidato a vereador na capital, ele esbanja muito carisma e seu concorrente direto na nominata do Podemos é o pré-candidato a vereador Paulo Moraes Júnior, irmão do ex-deputado federal Léo Moraes (Podemos).
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/04/gangorra-lula-e-bolsonaro-mariana-nao-falou-como-vai-enfrentar-as-alagacoes-alckmin-em-porto-velho,188651.shtml