Herbert Lins
Publicada em 02/05/2024 às 08h40
A questão do aumento da criminalidade e da violência na periferia de Porto Velho recentemente, em especial, nos conjuntos residenciais do Orgulho do Madeira e Morar Melhor, é reflexo da desigualdade e ausência do poder público. Além disso, Porto Velho vem sofrendo com o aumento de assaltos e roubos e os porto-velhenses estão se sentindo ainda mais inseguros para transitar na cidade, principalmente à noite e nos bairros centrais. Neste caso, a população deixa de sair à rua e perde acesso à cidade por não frequentar determinados bairros, deixa de ir em determinados lugares, justamente por medo de assaltos e passar por situações de perigo como o ataque a tiros no residencial Morar Melhor na noite de terça-feira (30), que deixou dez pessoas feridas e uma morta. Por conta do medo, as pessoas acabam em situações de isolamento social e desenvolvem excesso de ansiedade, podendo chegar à síndrome do pânico. Finalizo afirmando que o crescimento da criminalidade e da violência é reflexo da baixa escolaridade, da falta de oportunidade de emprego, de pessoas em situação de pobreza e ausência do poder público.
Classes
O geógrafo Milton Santos disse que “existem apenas duas classes sociais, a dos que não comem e a dos que não dormem com medo da revolução dos que não comem”. A frase pode ser aplicada ao contexto social atual de quem vive nos bairros centrais e nas periferias de Porto Velho.
Mundo
Falando em contexto social, a desestruturação familiar, situação financeira, a banalização da violência pela mídia, o capital humano das escolas descontente, a ausência de políticas públicas para gerar oportunidades de emprego, a falta de investimentos em segurança pública e da oferta às atividades esportivas, culturais e de lazer, contribui para empurrar o jovem da periferia para o mundo do crime.
Investir
Falando em segurança pública, parabéns ao governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil) por investir R$ 98.088.389,83 milhões na segurança pública (Diário Oficial de 17 de abril de 2024 – edição suplementar 70.1). Dois terços desse montante serão destinados para modernizar o aparato da segurança pública, tecnologia e inovação.
Semelhante
Recurso semelhante investido na segurança pública deveria ser investido em equipamentos públicos e programas sociais nos conjuntos residenciais populares em Porto Velho, como estratégia para combater a pobreza, o aumento da violência e da criminalidade.
Crueldade
Viralizou dois vídeos de uma caminhonete e de um ônibus atropelando cachorros de ruas intencionalmente. A crueldade contra os animais de ruas não pode ser tolerada, é importante que casos como esses sejam punidos nos rigores da lei.
Enchentes
As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul já deixam dez mortos e mais de duas mil pessoas desabrigadas e desalojadas. O presidente Lula (PT) enviou a Força Aérea Brasileira (FAB) para auxiliar no resgaste das famílias atingidas pelas enchentes e prometeu visitar hoje (02) a região atingida pelo forte temporal que deixou cidades inteiras debaixo d’água.
Distante
Falando no presidente Lula (PT), no ato de 1º de maio em São Paulo, ele sancionou isenção do imposto de renda para quem ganha até dois salários mínimos, ou seja, para quem ganha até R$ 2.824 mensais – o equivalente a dois salários mínimos, em 2024. Valor muito distante do que foi prometido durante a campanha eleitoral presidencial de 2022.
Massacre
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, em seu discurso no Dia do Trabalhador, anunciou que o país romperá relações diplomáticas com Israel pelo massacre cometido na Faixa de Gaza. Para ele, “se a Palestina morre, a humanidade morre. E não vamos deixá-la morrer”. Por sua vez, os brasileiros precisam estudar com mais profundidade o tema para não sair falando besteira.
Natimorta
Para não perder acesso ao Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), o PT de Porto Velho confirmou o nome da ex-senadora Fátima Cleide para concorrer ao Prédio do Relógio. A candidatura de Fátima é uma candidatura natimorta, por sua vez, ela sofrerá a sua sexta derrota nas urnas.
Melhor
O advogado Cláudio Carvalho (PT) seria o melhor nome da legenda petista para concorrer ao Prédio do Relógio. Cláudio tem um discurso mais moderado, argumentativo e de fácil compreensão, sua sonoridade seria bastante leve nos debates e poderia atrair a atenção do eleitor porto-velhense.
Surpresa
O playboy, advogado Valdir Vargas, que se lançou pré-candidato pelo PP de Porto Velho, pegando de surpresa os dirigentes partidários e os pré-candidatos a vereadores da legenda progressista, teve seu nome confirmado pelo ex-governador Ivo Cassol.
Favela
Valdir Vargas começa a pré-campanha cometendo gafe parecida com Mário Português quando disputou a Prefeitura da capital pelo PP nas eleições de 2012. Mário disse que Porto Velho parecia uma favela, frase que o levou à derrota nas urnas. Já Vargas disse que passou pela sua cabeça mudar da capital, que segundo ele não é bem cuidada, colocando em xeque a gestão do prefeito Hildon Chaves (PSDB).
Resolver
A capital Porto Velho é uma cidade relativamente nova, que precisa passar por regularização fundiária e pesados investimentos em infraestrutura. O próximo prefeito/a não conseguirá resolver todos os problemas. Contudo, todos sabemos como o prefeito Hildon Chaves (PSDB) recebeu a cidade e como entregará.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/05/aumento-da-violencia-em-porto-velho-uma-candidatura-natimorta-valdir-vargas-cometendo-gafe,189407.shtml