Redação
Publicada em 11/05/2024 às 09h12
A reta final das principais ligas europeias em 2024 tem de tudo um pouco. De surpresas a batalhas que só terminarão na última rodada, há também quem esteja somente administrando sua vantagem à espera da linha de chegada para soltar o grito de campeão. Com tantos ingredientes, é hora de ver o panorama de cada um dos seis maiores campeonatos do Velho Continente nesta temporada.
Premier League
Não é à toa que o Campeonato Inglês é considerado o mais forte e disputado do mundo. Das seis equipes consideradas grandes no país que deu origem ao futebol, três estão envolvidas diretamente na briga pelo título, lutando ponto a ponto a taça entre si. Protagonista principal da história recente da competição, com cinco títulos e um vice nas últimas seis temporadas, o Manchester City mais uma vez é o favorito.
Embora não alcance a primeira posição da classificação geral do campeonato desde a 24ª rodada, a equipe de Pep Guardiola é quem lidera o jogo de aposta esportiva, com odds a 1,55. Atual dono do topo no certame, o Arsenal aparece logo atrás com 2,65, enquanto o Liverpool agora corre por fora, cotado a 30,00. A emoção na Terra do Rei deverá ir até o último minuto da rodada derradeira, no dia 19 de maio.
La Liga
Na famosa Liga das Estrelas, a taça deverá voltar para a capital do país, já que o Real Madrid caminha a passos largos para conquistar o 36º título espanhol de sua história e abrir nove troféus de vantagem para o rival Barcelona. E foi justamente diante do time da Catalunha que a equipe de Vini Jr., Rodrygo e companhia se aproximou ainda mais do caneco.
Afinal, os madrilenhos agora têm 11 pontos de frente a seis jogos para o fim da competição, ou seja, 18 pontos em disputa. A vitória no último ‘El Clásico’, na 32ª rodada, foi determinante, já que em caso de derrota o Barça poderia diminuir a diferença para apenas cinco pontos. Agora, ficou praticamente impossível evitar mais uma conquista do Real.
Bundesliga
Ser campeão é muito bom, mas ganhar um título pela primeira vez é melhor ainda. O conto de fadas do Bayer Leverkusen no Campeonato Alemão terminou da melhor maneira para o torcedor que esperou por longos 119 anos para soltar o grito entalado na garganta e ganhar a liga local de forma inédita na história do clube.
Depois de bater na trave e ficar com o vice em cinco oportunidades, a mais recente em 2010/11, o Leverkusen enfim quebrou a hegemonia do Bayern de Munique, campeão das últimas 11 edições da Bundesliga. Para isso, o time comandado por Xabi Alonso apostou em um sistema tático inovador que deu muito certo e garantiu o título com cinco rodadas de antecedência.
Série A
Na Itália, o troféu mais importante do país voltou para Milão. Campeã pela última vez em 2020/21, a Internazionale recuperou o topo nacional depois de ficar com o vice na temporada seguinte e na terceira colocação no último ano. Mais especial ainda, foi poder comemorar o título vencendo seu maior rival, o Milan, que era o principal perseguidor dos ‘Nerazzurri’ na classificação.
A Inter chega assim ao seu 20º ‘Scudetto’ e ultrapassa justamente seus arquirrivais da cidade, que ficam estacionados com 19 conquistas. A maior campeã italiana de todos os tempos, no entanto, é a Juventus, que já faturou 36 vezes o campeonato nacional.
Ligue 1
Na França, a liga local caminha para mais um ano sem novidades. Pela décima vez nas últimas 12 temporadas, o título ficará com o Paris Saint-Germain. Com apenas uma derrota até aqui, a equipe de Paris faz uma campanha irretocável e segue com moral após obter uma grande virada na Liga dos Campeões contra o Barcelona. No cenário nacional, aumentará o próprio recorde de 12 troféus, dois a mais que o Saint-Étienne.
Liga Portugal
Pelo sétimo ano consecutivo, o título português seguirá alternando entre as três maiores equipes do país, já que o Sporting, terceiro maior campeão da história da liga, está prestes a levantar seu 20º troféu, três anos após sua última conquista. Enquanto isso, seus rivais Porto e Benfica, vencedores das duas temporadas mais recentes, acompanham de longe o triunfo dos Leões.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/05/titulo-inedito-largas-vantagens-e-emocao-ate-o-fim-o-futebol-europeu-em-2024,190178.shtml