SMC
Publicada em 15/05/2024 às 16h21
Discutir políticas públicas em prol do desenvolvimento sustentável e os desafios para o enfrentamento das mudanças climáticas é o objetivo principal do seminário “Sustentabilidade, Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais", promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), em parceria com a empresa Permian Brasil.
O primeiro dia do evento acontece no auditório da Faculdade Unama, até as 18h30 desta quarta-feira (15), e reúne profissionais de organizações públicas e privadas, representantes de organizações não-governamentais, professores, técnicos e estudantes.
Durante a abertura, o secretário titular da Sema, Roberval Zúniga, destacou a importância do diálogo entre diversos atores para a discussão de propostas que sejam voltadas à sustentabilidade e causem menos impactos no meio ambiente.
“A proposta é reunir pessoas, autoridades, especialistas e interessados para discutir as estratégias e soluções para nós enfrentarmos essas mudanças climáticas que vêm ocorrendo, não só no Brasil, mas em todo o mundo. E também promover o desenvolvimento da resiliência. Nós temos que repensar, temos que nos reinventar e nos tornarmos menos agressivos com relação às questões ambientais. E realinhar melhor dizendo, os nossos padrões econômicos em prol de uma sustentabilidade efetiva. Ou seja, esse evento não é só para sensibilizar, mas também para nós virmos discutir propostas para tornarmos o meio ambiente menos impactado”, explicou.
Representando o prefeito Hildon Chaves, o assessor executivo da Prefeitura de Porto Velho, Fabricio Jurado, destacou em sua fala que a busca por políticas públicas para o enfrentamento das mudanças climáticas deve ser constante. Ele também apresentou os investimentos feitos pelo executivo municipal para adotar soluções sustentáveis no descarte de resíduos sólidos.
“Nós finalizamos um contrato importante, que foi o contrato da concessão do nosso lixo, a parceria público-privada da construção do aterro sanitário, coleta seletiva, não só aqui em Porto Velho, mas em todos os distritos. Nós vamos fazer a coleta de lixo, a empresa vencedora vai coletar lixo em todo baixo Madeira através de balsas e vai tratar, dar uma destinação correta a esse lixo. O contrato dessa concessão do lixo prevê também para equipar toda a cooperativa dos catadores, dando suporte para que eles continuem trabalhando. Estamos instalando ecopontos de coleta na cidade, até ali no Espaço Alternativo, no Skate Park, e em todas as zonas. Nós resolvemos um grande problema que é a destinação dos resíduos sólidos. O contrato foi assinado no dia 29 de abril e a empresa já está começando a fazer os investimentos de mais de 200 milhões com 30 caminhões novos”.
PROGRAMAÇÃO
Para discutir os temas, diversos especialistas na área ambiental foram convidados para compor a programação de palestras. Entre eles Miguel Milano, da Permian Brasil, que apresentou “Os Desafios da Sustentabilidade no Contexto Político Global - créditos de carbono e outros mecanismos de mercado para a conservação da natureza da qual dependemos”.
Também participam do evento Juliane Freitas (FGB), Regiane Borsato (LIFE Institute), Clóvis Ricardo Schrappe Borges (SPVS), Francisca Vieira (Natural Cotton Color), Renato Rosenberg (Serviço Florestal Brasileiro/MMA), Albert Aguiar e Ana Cidin (Permian Brasil) Lindoval Silva (Resex Rio Cautário) e Paulo Henrique Bonavigo (Ecoporé).
Além da parceria com a Permian Brasil, o seminário é gratuito e tem o apoio da LIFE Institute, SPVS, National Cotton Color, Serviço Florestal Brasileiro do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da própria Faculdade Unama.
Nesta quinta-feira (16), o evento acontece na Escola Superior da Magistratura (RO), localizada na av. Rogério Weber, nº 1872, Centro. Confira a programação completa neste link.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/05/seminario-sustentabilidade-e-mudancas-climaticas-discute-propostas-voltadas-a-sustentabilidade-em-porto-velho,190490.shtml