G1
Publicada em 16/05/2024 às 11h13
O estado de saúde do primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi estabilizado, mas o quadro permanece "muito grave", anunciou o vice-primeiro-ministro Robert Kalinak, um dia após o chefe de Governo ter sido atingido por vários tiros.
"Os médicos conseguiram estabilizar o paciente durante a noite", afirmou Kalinak, que também é ministro da Defesa.
"Infelizmente, o estado de saúde ainda é muito grave porque os ferimentos são complexos", acrescentou em uma entrevista coletiva diante do hospital Roosevelt de Banska Bystrica, na região central do país.
Fico, de 59 anos, foi submetido na quarta-feira a uma cirurgia de cinco horas, informou a diretora do hospital, Miriam Lapunikova. Ela confirmou um quadro "realmente grave" e disse que o primeiro-ministro permanecerá na UTI.
Robert Fico, primeiro-ministro da Eslováquia, em imagem de 2018 — Foto: Vladimir Smicek/AFP
Robert Fico foi atingido por vários tiros na tarde de quarta-feira, após uma reunião de governo em Handlova, no centro da Eslováquia. Um dos disparos atingiu o abdômen.
O atentado provocou uma grande comoção no país do centro da Europa e uma onda de condenações internacionais.
Segundo Kalinak, este foi um "ataque político" e é necessário reagir ao atentado.
Suspeito detido
A polícia anunciou a detenção de um suspeito, um homem de 71 anos. Até o momento, as autoridades não divulgaram qualquer informação sobre a motivação.
Segundo a imprensa eslovaca, o atirador era um ex-segurança de um shopping center e membro da Sociedade Eslovaca de Escritores. O Aktuality também disse que o idoso já fez publicações contra imigrantes e pró-Rússia nas redes sociais.
O filho do suspeito disse ao Aktuality que seu pai tinha licença para posse de armas, mas afirmou estar "em choque" com o ataque.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/05/premie-da-eslovaquia-segue-em-estado-muito-grave-apos-tentativa-de-assassinato,190535.shtml