Herbert Lins
Publicada em 17/05/2024 às 08h30
O “W.O.” é uma sigla em inglês para palavra “walkover”, que traduzido para a língua portuguesa significa “vitória fácil”. Este termo é bastante famoso por ser utilizado nas competições esportivas. O W.O. é a atribuição de uma vitória dada a determinada equipe ou competidor individual quando a equipe adversária está impossibilitada de competir ou quando não existem adversários. O termo se popularizou nos campeonatos de futebol e em outros esportes, no entanto, também pode ser aplicado nas competições eleitorais, por exemplo. Ora, se em um simples jogo esportivo não deveria haver vitória por W.O., imagine ganhar uma eleição, em que está em jogo o destino da população, a escolha do gestor municipal da saúde, da educação, da segurança, da cultura, esporte e outros temas ligados à administração municipal. Neste caso, pode-se afirmar que para a democracia o interessante é que haja disputa no processo eleitoral, pois só assim será garantido o debate de temas essenciais à população local. Não se pode admitir que um candidato seja eleito por falta de opção. Ressalte-se que democracia significa escolha, e se não há opções, pode-se dizer que há escolha? Rondônia e a democracia necessitam que os partidos tenham a coragem de lançar o maior número possível de candidatos, os seus melhores quadros, para haver um embate eleitoral saudável, com debates de ideias e propostas. Só assim, estará garantido que os próximos prefeitos sejam representantes, que foram eleitos por um processo eleitoral que permitiu aferir sua real capacidade, pois escolhido dentre muitas opções. Eleição por “W.O”, jamais!
Desfechos
O cenário político no interior de Rondônia está prestes a testemunhar um acontecimento inédito, com eleições que parecem se encaminhar para desfechos quase predefinidos, ou até por vitória por ‘W.O.’.
Vitórias
Em municípios como Nova Mamoré, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena, a corrida eleitoral já aponta para vitórias quase certas. A falta de oposição coesa nesses locais indica uma provável eleição sem grandes embates.
Tranquila
Em Nova Mamoré, o atual prefeito Marcélio Brasileiro (PL) caminha para uma reeleição tranquila, sem grandes desafios pela frente. Em Cacoal, apesar da apresentação de alguns candidatos, a oposição ainda não conseguiu se unir, o que pode favorecer o atual prefeito Adailton Fúria (PSD).
Céu
Em Rolim de Moura, o prefeito Aldo Júlio (União) segue em céu de brigadeiro para reeleição. Vilhena, berço político da Família Donadon, a oposição deverá sofrer mais uma derrota nas urnas para o atual prefeito Flori Cordeiro (Podemos).
Contornos
Já em Guajará-Mirim, Buritis, Machadinho do Oeste, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Presidente Médici, Alvorada do Oeste, São Miguel do Guaporé, São Francisco do Guaporé e Pimenta Bueno, a eleição ganha contornos de imprevisibilidade.
Ocultas
Em Guajará-Mirim, a disputa será entre Dr. Neidson (PRTB), João Soares (PSDB), Ricardinho (Republicanos) e Netinho (PP). Já Raissa Bento (MDB) tentará registrar a sua candidatura, porém, forças ocultas a impedirão de concorrer ao pleito eleitoral.
Desejavam
Em Porto Velho, a pré-candidata Mariana Carvalho (União) continua sendo a favorita na preferência do eleitor para ocupar o Prédio do Relógio. Já o “W.O.” como muitos aliados do prefeito Hildon Chaves (PSDB) desejavam, é impossível de acontecer com Léo Moraes (Podemos), Marcelo Cruz (PRTB), a juíza Euma Tourinho (MDB) e Vinícius Miguel (PSB), na disputa.
Antenas
A deputada federal Cristiane Lopes (União) destinou emendas parlamentares para contemplar três distritos de Porto Velho com antenas de celulares. A iniciativa é um projeto-piloto com o Ministério das Comunicações.
Parceria
Falando em antena de celular, o deputado estadual Alan Queiroz (Podemos), pleiteia junto ao Ministério das Comunicações, sinal de internet e de telefonia nos distritos de Rondônia. Alan conta a parceria do deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) para tornar o desejo dos moradores dos grotões rondonienses em realidade.
Auxílio
Em Brasília, o deputado estadual Alan Queiroz (Podemos), foi recebido pela Assessoria Parlamentar do Ministério do Desenvolvimento Social, na ocasião, solicitou a implantação do Auxílio Gás permanentemente para população ribeirinha, tradicional e indígenas.
Atendido I
O vereador Aleks Palitot (PRD) teve pedido de providências atendido pela SEMA/PMPV para realizar intervenção urbanística e paisagística no Canal Santa Bárbara, que atravessa os bairros Areal e Mocambo.
Atendido II
Falando em pedido atendido, o vereador Dr. Júnior Queiroz (Republicanos), teve pedido de providências atendido pela SEMOB para realizar Operação Tapa-Buracos em diversas ruas do bairro Marcos Freire, localizado na Zona Leste da capital.
Jabutis
Na nominata dos pré-candidatos a vereadores do PP existem dois jabutis, o primeiro é o Douglas Bener, atual chefe de gabinete da deputada federal Cristiane Lopes (União). O segundo jabuti é o irmão do deputado estadual Lucas Torres (PP), conhecido como Torres do TRT, que vai disputar pelo PP uma cadeira na CMPV com apoio do irmão. Neste caso, Pedro Geovar, Alysson Cuiabano, Samir Damião, Luiz Carrate e Mateus Serrate, deverão correr como uma lebre para vencer a corrida contra os dois jabutis.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/05/vitorias-por-wo-em-rondonia-mariana-continua-favorita-dois-jabutis-no-pp-de-porto-velho,190597.shtml