Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 17/05/2024 às 14h11
Arroz – A tragédia no Rio Grande do Sul devido a enchente que atingiu mais de 300 dos quase 1uinhentos municípios do Estado é uma triste realidade, mas não tem sensibilizado o Governo Federal no que diz respeito a política públicas eficientes e dentro da realidade do País. A decisão da Conab de importação de arroz devido a situação no Rio Grande do Sul é contestada pelo presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Mato Grosso (Feagro-MT), Isan Rezende, pois a importação “massiva não só é desnecessária, como também prejudica a competitividade dos nossos produtores”. Ele argumenta, que a Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz) expediu nota afirmando que antes do início das chuvas, 84,2% da área planta de arroz do Estado já havia sido colhida, cerca de 7.150 mil toneladas, uma redução de 1,24% da safra anterior.
Arroz II – O presidente da Feagro-MT também argumentou, que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) divulgou recentemente o Levantamento Sistemático de Produção Agrícola, indicando um aumento de 2,0% na produção de arroz em comparação a safra 2022/23. Ele explica, que o governo deveria focar no “fortalecimento da produção nacional e apoiar os agricultores locais, ao invés de gastar recursos substanciais em importações que poderiam ser evitadas”. Isan Rezende, afirma que “temos capacidade de suprir nosso mercado interno com a produção nacional. A importação de arroz não só é desnecessária, como também prejudica a competitividade dos nossos produtores”. Medida provisória do Governo Federal autorizou a Conab importar 1 milhão de toneladas de arroz.
Eleições – No próximo dia 9 teremos eleição suplementar em Candeias do Jamari, para escolha do prefeito que terá um mandato-tampão até o final do ano. Em janeiro assumirá o prefeito-eleito nas eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de 6 de outubro em todo o Brasil. A propaganda eleitoral gratuita está liberada desde o último dia 16 e será encerrada no dia 7 de junho. Estão registradas as candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Ribamar Araújo (PL), Lindomar Garçon (Republicanos) e Paulo Cadilack (MDB). Os locais de votação estarão abertos a partir das 8h e serão fechados às 17h. O município está sendo administrado pelo presidente-licenciado da câmara de vereadores, Aussemir Almeida (PSB). O prefeito eleito na suplementar será o 11º a assumir nos últimos dez anos e, o das municipais de outubro o 12º. Em dez anos Candeias terá 12 prefeitos, mais de um por ano. É o fim da rosca...
RRSI – Na segunda-feira (20) será aberta a 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), no Centro de Eventos Vandeci Rach, em Ji-Paraná. É a maior feira do gênero do Norte do País, comercializou em 2023 mais de R$ 3,5 bilhões e com perspectivas de este ano bater novo recorde. É uma mostra direcionada à comercialização, aperfeiçoamento técnico com cursos e palestras realizados durante o período, apresentação de máquinas e equipamentos de última geração e comercialização. O sucesso é maior a cada ano, porque o local é aberto durante a semana (segunda-feira a sábado) às 8h e fechado às 18h. Não tem shows artísticos, porque a finalidade é trocar experiências, se aprofundar na tecnologia e adquirir máquinas e equipamentos modernos e eficientes na agropecuária. Certamente a não realização de shows artísticos noturnos, clima mais festivo que comercial, seja um dos motivos pelo sucesso da mostra.
RRSI II - A abertura será na segunda-feira (20) com a presença do governador Marcos Rocha (UB), que organiza a RRSI via Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). Durante feira o Governo do Estado estará concentrado em Ji-Paraná, o mesmo ocorrendo com a Assembleia Legislativa (Ale), que terá uma sessão extraordinária com início às 10h no estande dos deputados, primeiro prestando homenagens a personalidades da região e posteriormente discutindo e aprovando matérias de interesse regional. Ji-Paraná é o segundo maior e mais importante município do Estado e terá uma semana de intensa movimentação com a RRSI, que mobiliza todo o parque hoteleiro, gastronômico, concentrará as atenções da política estadual e fortalecerá a economia regional.
Respigo
A fiscalização de trânsito em Porto Velho é péssima. Diariamente é possível constatar o trânsito de pás carregadeiras, por exemplo, em ruas e avenidas centrais sem nenhum carro-batedor +++ Impressiona constatar a circulação desses maquinários no trânsito em área central da capital como se fossem carros de passeio. O diretor da Semtran (trânsito), ex-deputado estadual Anderson Pereira precisa tomar providências contra esses abusos ou vai esperar ocorrer uma tragédia? +++ Continua valendo a promoção da Eucatur para o mês de maio denominada de “Euamomae”, onde o comprador de passagens pelo site tem um desconto de 25%. É uma forma de assegurar ao passageiro uma visita à Mãe com a promoção especial +++ A “Euamomae” é somente para este mês de maio. Diariamente são liberados 100 cupons com o desconto de 25% do valor das passagens +++ A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa, que disponibiliza mais de 40 cursos semanais para capacitação dos servidores públicos, também estará na RRSI. Durante a semana de feira serão apresentadas palestras sobre diversos assuntos. Uma delas com o ex-jogador de voleibol, Alexandre Ramos Samuel, o Tande com o tema “A Vida é um Jogo”, na quarta-feira (22), às 15h no estande da Ale-RO.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/05/presidente-da-feagro-mt-critica-importacao-de-arroz-tres-disputam-eleicao-suplementar-a-prefeito-de-candeias-do-jamari-rondonia-concentrada-na-11-rrsi,190650.shtml