Herbert Lins
Publicada em 29/05/2024 às 08h30
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), manifestou sua insatisfação com a classificação da margem equatorial como “Foz do Amazonas”, após o Ibama negar, há um ano, a licença ambiental para a exploração de petróleo da Petrobras na região, que fica a 500 quilômetros de distância. Por sua vez, a Guiana está explorando o petróleo próximo à divisa, ou seja, a riqueza que é do Brasil. O ministro Alexandre Silveira (PSD) enfatiza nas suas entrevistas que a Guiana está chupando de canudinho a riqueza que é do nosso país. Para completar a tragédia brasileira, a bancada da Bíblia, da Bala e do Boi está mais preocupada com o sexo dos anjos do que com os problemas macros do Brasil, a exemplo da exploração do petróleo na margem equatorial, que se estende por mais de 2,2 mil quilômetros do litoral da Região Norte. Quer promover ato político militância da Extrema-Direita? Promova de forma pacífica a mobilização da população para pedir a saída de Marina Silva do Meio Ambiente e a queda de toda a diretoria do IBAMA, uma vez que estão travando o nosso desenvolvimento.
Interesses
Marina Silva no Meio Ambiente representa os interesses de financiadores internacionais como o Banco Mundial, USAID, agências europeias de “auxílio ao desenvolvimento” e ONGs. Neste caso, você, caro leitor, sabe o significado da sigla USAID? Não sabe, explicarei.
Diretrizes
A USAID é abreviação da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, é um órgão do governo dos Estados Unidos encarregado de distribuir a maioria dos recursos de ajuda externa, seguindo as diretrizes do Departamento de Estado americano.
Inteligência
A USAID é alvo de críticas e acusada de trabalhar em conjunto com a CIA em atividades de inteligência na desestabilização de governos não alinhados com as políticas dos EUA. No dia 23 passado, a agência anunciou a criação do programa Agricultura Regenerativa para a Conservação da Amazônia (ARCA).
Quintal
A USAID em quatro anos, investirá 17,8 milhões de dólares para apoiar ações de redução do desmatamento e degradação, das emissões de gases de efeito estufa e da perda de biodiversidade na Amazônia. Neste caso, os EUA obrigam o Brasil a fazer o papel deles na preservação do meio ambiente, ou seja, fazem do nosso país o seu quintal de compensação ambiental à Mãe Terra.
Fonte
Uma fonte palaciana revelou que a cúpula do Governo do Coronel Marcos Rocha (União) está torcendo pela saída do ex-deputado federal Léo Moraes (Podemos) da direção do Detran. Neste caso, o governador cumpriu o acordo com Léo, abrindo espaço no seu Governo mediante o apoio que recebeu no segundo turno das eleições de 2022. Com a saída dele do Governo, resgataria a titularidade e os cargos colocados à disposição de Léo.
Galinha
A fonte palaciana ainda revelou que a saída de Léo Moraes (Podemos) do Detran é por conta em risco e o seu voo será de galinha na disputa pelo Prédio do Relógio. Daí pedi para a fonte me explicar o uso do termo. Vamos à explicação.
Grupo
A fonte disse que Léo Moraes (Podemos) não tem grupo político para disputar o Prédio do Relógio. A nominata de vereadores do seu partido é muito fraca, caso dois candidatos desistam de concorrer, não elege nenhum vereador na CMPV. Neste caso, o seu irmão Paulo Moraes Júnior seria o principal prejudicado.
Confiança
A fonte palaciana fez questão de dizer que o grupo político de Léo Moraes cabe hoje em um fusca, além de ter perdido a confiança das lideranças comunitárias, empresários e dos servidores públicos que votaram nele mediante a promessa da transposição para o quadro federal, o que não aconteceu.
Preferido
A fonte palaciana ainda enfatizou que o preferido da cúpula do Governo do Coronel Marcos Rocha (União) é o deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB) como Plano B na corrida pelo Prédio do Relógio. Os integrantes da cúpula consideram a fidelidade e lealdade de Marcelo no primeiro e no segundo turno na reeleição do governador Coronel Marcos Rocha (União) nas eleições de 2022.
Apoio
A fonte disse ainda que o nome de Marcelo Cruz (PRTB) inspira mais confiança ao vice-governador Sérgio Gonçalves (União), esse assumindo o Governo de Rondônia, buscará a reeleição. Já o Coronel Marcos Rocha (União), contaria com apoio de Marcelo na disputa ao Senado. Neste caso, águia voa com águia.
Preparado
O deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB) é realmente o mais preparado nessa conjuntura para ser o Plano B e enfrentar Mariana Carvalho (União) na disputa pelo Prédio do Relógio. Ele nasceu num berço evangélico, criou-se num bairro de periferia que, com o passar do tempo, virou um bairro de classe média, estudou em escola pública e cedo se tornou empreendedor e ingressou na política.
Conservador
Como político, o deputado Marcelo Cruz (PRTB), disputou eleições por partidos de Direita. Como vereador na CMPV e parlamentar na ALERO, sempre votou em projetos de cunho conservador. Para eleições municipais deste ano, ele tem grupo político, a confiança de seus pares na ALERO e organizou a nominata de quatro partidos - PRTB, DC, Agir e o SD, para disputar o Prédio do Relógio.
Impressionados
Diante da frieza do governador Coronel Marcos Rocha (União) com o prefeito Hildon Chaves (PSDB) na Rondônia Rural Show, parlamentares estaduais me confidenciaram que ficaram impressionados com a popularidade do prefeito da capital no evento em Ji-Paraná.
Destacaram
Parlamentares estaduais, além de políticos de Ji-Paraná e empresários expositores de Nova Mamoré, destacaram que o prefeito Hildon Chaves (PSDB) não ficou limitado aos dispositivos oficiais, pelo contrário, percorreu todas as alamedas da Rondônia Rural Show ao lado da deputada estadual Ieda Chaves e da ex-deputada federal Mariana Carvalho, ambas do União, além de visitar todos os estandes dos expositores, marcaram presença nos estandes do SEBRAE, Embrapa, Aprosoja, Banco da Amazônia, IFRO e da UNIR.
Ponte
Falando no prefeito Hildon Chaves (PSDB), ele cumpriu agenda em Brasília ao lado do deputado federal Maurício Carvalho e da ex-deputada Mariana Carvalho, ambos do partido União Brasil. Em visita ao ministro Aroldo Cedraz do TCU, Maurício e Hildon, discutiram a agilidade para que a construção da ponte binacional Brasil-Bolívia em Guajará-Mirim comece o quanto antes.
Desafio
Falando em Guajará-Mirim, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) terá como grande desafio tentar eleger o advogado João Soares, do mesmo partido, prefeito da Pérola do Mamoré. Na eleição passada, João Soares ficou em segundo lugar na disputa pela prefeitura de Guajará-Mirim.
Mulher
A enfermeira e advogada Rosângela Muniz disputará pelo PRD uma vaga na CMPV. Rosangela é uma mulher forte e integra a Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/RO. Caso seja eleita, deverá fazer um mandato representativo e diferenciado em prol das mães atípicas.
Excelência
O Tenente-Coronel PMRO Emanoel Lourenço, que realizou um trabalho de excelência quando esteve à frente do Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTran, bem como o 5º Batalhão de Polícia Militar, ambos na capital, está fazendo o mesmo trabalho de excelência à frente do DEPOL/ALERO.
Voltamos
Caros leitores, como ainda não revisaram os feriados brasileiros, aproveitarei o feriadão para uma pausa na Coluna e colocarei a leitura em dias dos livros, que estão abertos. Por sua vez, adiantarei algumas consultorias em Marketing Eleitoral. Voltamos na segunda (03) com as bençãos de Deus!
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/05/problemas-macros-do-brasil-marcelo-cruz-inspira-mais-confianca-hildon-tera-grande-desafio,191445.shtml