Herbert Lins
Publicada em 06/06/2024 às 08h30
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) na sessão de ontem (05) do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, salvou o deputado federal André Janones (Avante-MG) da acusação de rachadinha. O parecer do relator Guilherme Boulos (PSOL-SP), recomendou o arquivamento do caso sob a alegação de que o aliado foi gravado sugerindo a formação de um esquema de rachadinhas com funcionários do seu gabinete quando ainda não estava em vigor o seu atual mandato de deputado federal, ou seja, conquistado nas eleições de 2022. A relatoria e o voto de Boulos foi acompanhado por 12 deputados — apenas cinco votaram contra. Vale lembrar que Boulos e Janones foram os parlamentares que mais acusaram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), o senador Flávio (PL-RJ) e o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), de fazerem rachadinhas. Ao final da sessão, deputados da Extrema-Direita bateram boca com insultos e trocaram empurrões com o deputado André Janones (Avante-MG). Os mais afoitos da Extrema-direita foram os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e Zé Trovão (PL-SC). Em busca de likes nas redes sociais, os deputados da Extrema-direita que se envolveram na confusão, deram uma demonstração de falta de compostura e decoro que a relevância do cargo exige. Como dizem os mais jovens: vergonha alheia para o nosso país pela demonstração de falta de civilidade!
Duelo
O deputado federal André Janones (Avante-MG) desafiou o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) para um duelo fora das dependências da Câmara. Em meio à confusão, assessores, deputados/as e a Polícia Legislativa da Casa, precisaram intervir para retirar Janones da sala de sessões.
Chacota
Mas o vídeo final da troca de insultos nos corredores da Câmara de Deputados entre o deputado federal Janones e o deputado Nikolas Ferreira, viralizou. No vídeo, o jovem deputado Nikolas totalmente fora de si, saiu chorando e virou chacota nas redes sociais. Criança é assim: fala o que quer, escuta o que não quer e depois vai chorar.
Confundido
Caros leitores, estudei a obra “Os Partidos Políticos” do professor Maurice Duverger (1917-2014) da Faculdade de Direito e Ciências Econômicas de Paris. Em vida, Duverger era um grande estudioso dos partidos do mundo inteiro - inclusive chegou a visitar o Brasil, ele ensina que o partido não deve ser confundido com o político, principalmente, os deslizes cometidos por eles, portanto, é preciso sempre fazer essa diferenciação.
Taxação
O Senado aprovou ontem (5) a taxação de compras internacionais de até US$ 50. O tributo de 20% sobre as vendas, conhecido como “taxa das blusinhas”, vai impactar sites estrangeiros como Shopee, Shein e AliExpress. O projeto, quando se tornar lei, os produtos que vêm de fora serão taxados duas vezes, pelo imposto federal (20%), acrescido do ICMS.
Atinge
A “taxa das blusinhas” é uma medida que só atinge os pobres e a classe média, beneficia exclusivamente as cadeias de lojas Havan, Riachuelo, Americanas, Renner e outras. Já o governo alega que é para proteger a nossa indústria nacional que precisa passar por uma “perestroika”, mas se depender das nossas elites escambistas e a CLT, poderá ficar para a próxima geração.
Tensionou
Ontem (05), a bruxa estava solta no Congresso Nacional. Parlamentar da Extrema-direita, se envolveu numa discussão da Comissão de Direitos Humanos, tensionou o debate e levou a deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP) de 89 anos ao hospital. Erundina nasceu em Uiraúna – município do alto sertão da Paraíba, é referência ética em honestidade, austeridade e foi a primeira mulher eleita para ser a prefeita de São Paulo.
Repercutiu
O editorial da Coluna de ontem (05) que o Governo Lula III segue a lógica de Delfin Neto de deixar o bolo crescer para depois dividir, repercutiu bastante na capital federal. Mas é a mais pura verdade, os Governos Lula e Dilma, ambos do PT, combateu a pobreza e colocou muita gente no patamar de classe média, mas não conseguiu de fato levar o país ao status de Estado do bem-estar social.
Pobreza
A empresária Luiza Trajano do Magazine Luiza quando concedeu entrevista no programa Caminhos com Abílio Diniz exibido pelo canal CNN Brasil, defendeu a diminuição da desigualdade social no país e explicou que o crescimento do mercado passa por uma boa gestão financeira e pessoas consumindo, daí a produção aumenta, a economia gira e muita gente sairá da pobreza.
Sonha
O senador Marcos Rogério (PL) deverá escolher entre o médico João Durval e o deputado estadual Afonso Cândido, ambos do PL, para disputar o Palácio Urupá no município de Ji-Paraná. Afonso Cândido sonha governar Rondônia, para isso, precisa ser testado como gestor, portanto, ser prefeito da segunda maior cidade do estado pode cacifá-lo para ocupar o Palácio Rio Madeira (CPA) futuramente.
Criança
O deputado federal Lucio Mosquini (MDB) destinou R$ 1 milhão de reais de suas emendas parlamentares para que a prefeitura de Jaru construísse um hospital da criança. O novo Hospital da Criança em Jaru é fruto do alinhamento político de Mosquini com o prefeito João Gonçalves Júnior (PSDB) e com deputado estadual Dr. Luís do Hospital (MDB).
Recursos
Falando no deputado estadual Dr. Luís do Hospital (MDB), ele garantiu ao vereador Chiquinho do Cacau (MDB) de Jaru, a destinação de recursos para aquisição de mudas de cacau e café, além de insumos essenciais como calcário para correção do solo.
Chilique
Falando em destinação e recursos, não precisa de chilique e muito menos ficar com raivinha assessores, não precisa mesmo diante do carinho que tenho pela deputada federal Cristiane Lopes (União). A assessoria fica com o espaço aberto para publicar os recursos liberados das emendas parlamentares de Cristiane para Rondônia, em especial, Porto Velho.
Mauro I
Caro leitor e seguidor, obrigado pela observação em relação ao resultado das eleições municipais de 2008 em Porto Velho. Realmente, reconheço que errei quando escrevi que Dr. Mauro Nazif (PSB) ficou no terceiro lugar no pleito eleitoral em voga, um lapso de memória e faltou o cuidado de confirmar os dados dos resultados eleitorais.
Mauro II
No pleito eleitoral de 2008, Dr. Mauro Nazif (PSB), terminou em quarto lugar com 16.993 votos (8,43%), ficando atrás de David Chiquilito Erse (PCdoB): 17.106 (8,49%); Lindomar Garçon (PV): 37.224 votos (18,47%) e do grande vencedor Roberto Sobrinho (PT): 119.896 (59,51%).
Defesa
Sim, caro leitor, o advogado Samuel Costa (Rede) e a jornalista Luciana Oliveira (PT) deram a cara a tapa nas redes sociais em defesa do presidente Lula (PT) quando ele esteve na carceragem da Polícia Federal. A grande maioria da militância de esquerda se acovardou e ficou escondida, porém, os covardes de ontem, hoje estão pendurados nos CDs do Governo Federal.
Suspense
No encerramento da campanha do “Maio Amarelo” do Detran/RO, o ex-deputado federal Léo Moraes (Podemos) fez um discurso implícito em tom de despedida e de suspense para se lançar na disputa ao Prédio do Relógio, igual à live das eleições de 2020, para anunciar que não era candidato a prefeito de Porto Velho.
Tábua
Mas quando concedeu entrevista a um canal de televisão local, Léo Moraes (Podemos) afirmou ser pré-candidato a prefeito de Porto Velho. Mas quem será a tábua de salvação de Léo na corrida ao Prédio do Relógio? Amanhã trazemos essa análise.
Cadeira
O contador eleitoral Luís Carratte trocou o Podemos de Léo Moraes pelo PP de Ivo Cassol e disputará uma cadeira da CMPV. Carrate é presbitério da Igreja Metodista Wesleyana de Rondônia, coordena um projeto social há mais de 12 anos de inclusão social para autistas e coordena ações globais na área da saúde e prestação de serviços dos mais diversos às comunidades carentes em Porto Velho.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/06/deputado-nikolas-virou-chacota-afonso-candido-sonha-governar-rondonia-chilique-de-cristiane-lopes,191973.shtml