SEBRAE-RO
Publicada em 07/06/2024 às 10h27
Uma importante reunião foi realizada no início desta semana em Porto Velho para tratar de parcerias entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RO) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RO). O diretor-técnico do Sebrae RO, engenheiro Alessandro Crispim Macedo, e o gestor do Polo da Faculdade Sebrae em Rondônia, Carlos Machado, foram recebidos na terça-feira (04) pelo presidente do Crea-RO, o engenheiro industrial mecânico Edison Rigoli.
Entre as pautas da reunião, destaque para a discussão de uma colaboração interinstitucional visando o desenvolvimento de um MBA de Gestão do Agronegócio. Uma capacitação que visa qualificar e aperfeiçoar o conhecimento de engenheiros agrônomos para que possam ser os responsáveis técnicos das Agroindústrias Familiares de Rondônia que possuem produtos de origem vegetal.
“Nós entendemos que o Crea e o Sebrae possuem muitas possibilidades de parcerias em Rondônia, o que contribuirá sobremaneira para fortalecer o segmento da Engenharia e atender as necessidades das micro e pequenas empresas do estado de Rondônia”, destacou o diretor-técnico Alessandro Macedo.
Conforme explicou o gestor da Faculdade Sebrae em Rondônia, o MBA voltado para o Agronegócio já está na fase inicial de construção e terá ainda a participação do Conselho de Veterinária. “A intenção é preparar profissionais de Engenharia, mas também de Veterinária, para dar assistência técnica também às agroindústrias familiares que possuem produtos de origem animal. Por isso, a participação do Crea-RO e do Conselho de Veterinária se tornam essenciais para a construção e o sucesso deste MBA”, ressaltou Carlos Machado.
Outro assunto tratado foi relacionado ao Empretec. A intenção do Sebrae RO é fortalecer a gestão das micro e pequenas empresas de Engenharia de Rondônia com a capacitação do Empretec, uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) e que, no Brasil, O Sebrae é a única Instituição autorizada a aplicar essa metodologia. “Trata-se de uma capacitação que tem como objetivo desenvolver as características empreendedores dos participantes. A nossa ideia é buscar, através da parceria com o Crea, formas de facilitar a participação dos engenheiros nesta capacitação”, completou o diretor-técnico.
A terceira proposta de parceria apresentada pelo Sebrae RO à presidência do Crea-RO diz respeito ao credenciamento dos profissionais de Engenharia no quadro do Sebraetec e SGF (Sistema de Gestão de Fornecedores). “Existem muitos serviços que podem ser realizados pelos engenheiros para atender as micro e pequenas empresas do estado de Rondônia, clientes do Sebrae, e que também pode se configurar em uma ótima fonte de renda para os esses engenheiros. Por isso, o Sebrae RO irá formalizar junto ao Crea um pedido para a realização de uma palestra para que possa detalhar, junto aos engenheiros, os requisitos para credenciamento nos Programas SGF e Sebraetec”, garantiu Alessandro Macedo.
Aproveitando o encontro, o presidente do Crea-RO expôs a necessidade de uma parceria com o Sebrae para a certificação das empresas de engenharia no Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). “Esta é uma certificação exigida pela Caixa Econômica Federal para que as empresas de Engenharia tenham acesso a financiamento construtivo”, declarou Edison Rigoli, que teve um aceno positivo do diretor Alessandro Macedo quanto à contribuição que o Sebrae pode oferecer para viabilizar essa certificação através do Sebraetec.
Ao final da reunião, o presidente do Crea-RO destacou a sua expectativa quanto às prováveis parcerias entre o Conselho e o Sebrae RO. “Estamos entusiasmados em explorar não apenas o MBA em Gestão do Agronegócio, mas também outros produtos do Sebrae. Além disso, estamos comprometidos em trabalhar em conjunto para aumentar a participação dos engenheiros de Rondônia no quadro de credenciados do Sebrae, promovendo assim um ambiente de desenvolvimento econômico sustentável em nossa região”, concluiu Rigoli.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/06/sebrae-e-crea-discutem-parcerias-com-foco-no-desenvolvimento-economico-sustentavel-de-rondonia-e-regiao,192101.shtml