Herbert Lins
Publicada em 11/06/2024 às 08h50
Caro leitor, eu sou de uma família tradicional do Nordeste com origens na Casa Grande – proprietários de terras e engenhos de cana-de-açúcar, nasci e fui criado numa família de classe média, com uma diferença, minha mãe e meu pai, além de serem servidores públicos, detinha propriedades rurais. Cresci recebendo a influência do meu pai que era filho de proprietário de terra e comerciante, estudou no Lyceu Paraibano, Economia na Universidade Federal da Paraíba - UFPB, oficial da Polícia Militar da Paraíba e na nossa biblioteca em casa, pude ler com ele e debater as obras de Platão, Aristóteles, Karl Marx, Engels, Lenis, Trotsky, Karel Kosik, Nietsche, Rosa Luxemburgo, Gramsci, Sartre, Umberto Eco, Max Weber, Durkheim, Bobbio, Foucault, Althusser, Adam Smith, Keynes, Ricardo, Tocqueville, Burke, Kirk, Raymond Aron, Sowell, Popper, Arendt, Caio Prado Júnior, Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Celso Furtado, Roberto Campos, Paulo Bonavides, Raymundo Faoro, Orwell, Gabriel García Márquez, Poemas de Neruda, Rubens Alves, Mário Ferreira dos Santos, Augusto dos Anjos, José Américo de Almeida, José Lins do Rego e tantos outros/as pensadores clássicos e modernos. Já minha mãe, servidora pública federal aposentada, filha de um servidor público federal, comerciante, dono de barco de pesca e proprietário de plantações de coco no litoral, é uma mulher conservadora e de direita. Essa divisão ideológica representou um equilíbrio de ideias no ambiente familiar. No curso de Geografia, Marketing, Ciência Política e no cotidiano, a leitura estendida de autores do passado e do presente continua, para contrapor a ignorância, imbecilidade, idiotice e a burrice.
Visão
Por que esse memorial no editorial da Coluna? Caro leitor, os haters que se manifestam on-line e off-line precisam saber o mínimo de influência que recebi e de conhecimento acumulado que carrego para não falar bobagem da minha visão de mundo.
Diferenciar
As pessoas na grande maioria não sabem diferenciar esquerda, centro, direita e reconhecer um extremista de esquerda ou de direita. Até sexta-feira (14), sinto a necessidade de abordar esse tema.
Derrota
O partido de extrema-direita Chega em Portugal, liderado por André Ventura, engoliu uma fragorosa derrota nas eleições para o Parlamento Europeu. A legenda antissistema, anti-imigração e xenofóbica, conquistou apenas dois assentos no Parlamento Europeu.
Greve
Ontem (10), o presidente Lula (PT) afirmou, durante solenidade no Palácio do Planalto, na presença de reitores de universidades e institutos federais, que “a greve já está durando tempo demais”.
Investimentos
O presidente Lula (PT), juntamente com o Ministro da Educação, Camilo Santana (PT), na mesma solenidade, prometeram, através do PAC, R$ 5,5 bilhões de investimentos para a melhoria e expansão de infraestruturas das IES, incluindo a construção de novos campi e hospitais universitários.
Garantir
O reajuste salarial dos professores e técnicos das universidades e institutos federais, ficará só para o ano que vem. Mas deve conseguir garantir revogação de algumas medidas dos governos de Michel Temer (MDB) e de Jair Bolsonaro (PL), além da reestruturação da carreira.
Contemplar
Já o senador Confúcio Moura (MDB), se reuniu na tarde de ontem (10), com o Ministro da Educação Camilo Santana (PT), para tratar da LDO/2025. Como relator, busca um diálogo para contemplar a reparação salarial de professores e técnicos das instituições de ensino superior mantidas pelo Governo Federal.
Apelo
Publicamente, faço um apelo a reitora Marilia Pimentel e ao senador Confúcio Moura (MDB) – relator da LDO/2025, que inclua investimentos nos laboratórios de pesquisa do Departamento de Geografia da UNIR. Para quem não sabe, a Ciência Geográfica impulsionou no passado o desenvolvimento de Portugal, Espanha, França e Inglaterra. No presente, impulsiona o desenvolvimento dos EUA, China, Japão, Rússia, Índia, Brasil e países do Oriente Médio e dos Tigres Asiáticos.
Recursos
O deputado federal Maurício Carvalho (União), anunciou pelas redes sociais, a destinação de recursos na ordem de R$ 44 milhões para Porto Velho. Os investimentos são frutos de suas emendas parlamentares e contemplará a Educação, Saúde, Esporte e Cultura na nossa capital.
Entregou
O deputado Ezequiel Neiva (União) cumpriu mais uma agenda de entrega de benefícios no município de Machadinho do Oeste. Neiva participou da inauguração da ponte sobre o rio Belém, na L J-4, e entregou um colhedor de forragem e uma plantadeira.
Falta
Ontem (10), o ex-deputado federal Léo Moraes (Podemos), lançou oficialmente nas redes sociais sua pré-candidatura ao Prédio do Relógio. Contudo, você sentirá falta de lideranças de peso ao seu lado durante a pré-campanha e campanha.
Missão
O pré-candidato Léo Moraes (Podemos) na eleição municipal desse ano, só tem uma missão: eleger o seu irmão Paulo Moraes Júnior e deixar em evidência o seu nome junto aos eleitores para o pleito eleitoral de 2026.
Poder
Para não atrapalhar o seu projeto de poder político pessoal e familiar de eleger o seu irmão Paulo Moraes Júnior, Léo convidou lideranças de peso para se retirar do Podemos, a exemplo da vereadora Elis Regina, vereador Dr. Júnior Queiroz, vereador Dr. Gilber Mercês e as lideranças Allann França e Luis Carrate, possíveis candidatos a vereadores.
Esquerda
Ontem (10), os pré-candidatos dos partidos de Esquerda na capital se reunirão com lideranças e dirigentes do PT. É unanime a opinião entre os pré-candidatos dos partidos PDT, PSB e Rede/PSOL, que a ex-senadora Fátima Cleide não deseja disputar a sucessão do prefeito Hildon Chaves (PSDB). Óbvio, ela deseja continuar morando em Brasília, trabalhando no Palácio do Planalto e não sofrer mais uma derrota nas urnas.
Difícil
Falando em Hildon Chaves (PSDB), um membro do Diretório Estadual do PT avaliou que é muito difícil enfrentar o candidato a prefeito de Porto Velho apoiado pelo prefeito Hildon Chaves por conta da sua alta popularidade e gestão municipal sem escândalo de corrupção.
Lucidez
Demonstrando lucidez, o dirigente petista disse que a popularidade do prefeito Hildon Chaves (PSDB) ficou comprovada na eleição suplementar vitoriosa de Garçon (Republicanos) como prefeito-tampão em Candeias do Jamari. Principalmente, a demonstração de carisma entre populares na chegada ao Candeias e durante o seu discurso, parabenizando Garçon pela vitória.
Contou
Para quem não sabe, Garçon (Republicanos) contou com o apoio direto do prefeito Hildon Chaves (PSDB), do deputado federal Mauricio Carvalho (União), da deputada estadual Ieda Chaves (União), da ex-deputada federal Mariana Carvalho (União) e do ex-vice-governador Aparício Carvalho (Republicanos).
Mentiroso
Quem anda espalhando mentiras que o vereador Jurandir Bengala (Republicanos) não pode ser candidato à reeleição no próximo pleito de outubro, passará vergonha e ficará com a pecha de mentiroso. Bengala conseguirá, sim, registrar sua candidatura de vereador e disputará a reeleição.
Cresce
O pré-candidato a vereador Zé Paroca (Avante), é um jovem inteligente, dinâmico e empreendedor. A cada dia cresce a quantidade de apoio em torno da sua pré-candidatura e o seu favoritismo para conquistar uma cadeira na CMPV.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/06/greve-ja-esta-durando-tempo-demais-reuniao-da-esquerda-na-capital-quem-anda-espalhando-mentiras,192317.shtml