Herbert Lins
Publicada em 03/07/2024 às 09h30
A fulanização é um equívoco da política brasileira que precisa ser coibida por nós cidadãos. A disputa política no Brasil reduz-se a uma rivalidade entre pessoas e grupos políticos de esquerda ou direita. Neste caso, o presidente Lula (PT), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), alguns ministros do STF, congressistas, ministros de Estado, governadores, entre outros, ocupam imensos espaços na mídia, atestando a fulanização da política e da justiça no país, ou seja, fulano disse isso ou aquilo, porém, nada de concreto para resolver de fato os problemas socioeconômicos do país. O fato é que a polarização da política se alimenta de tensões fabricadas por uns e outros com o intuito, quase sempre, de ganhar visibilidade e dividendos eleitorais. A fulanização nada mais é que a personalização do poder, o vedetismo midiático, que esvaziam o debate político da força das ideias, substituídas pela expressão particularizada a partir de frases de efeitos para encantar as massas. Afinal, onde estão as ideias, utopias, teorias, doutrinas, os princípios, valores e programas? Será que a política hoje em dia se resume apenas a lacração, likes ou viralização de falas e imagens? Portanto, um dos maiores problemas do Brasil, entre tantos, é a fulanização da política, repito, que precisa ser coibida.
Poder
Enquanto o eleitor brasileiro não acordar para escolher representantes que apresente um projeto de poder de nação para o Estado brasileiro, continuaremos com essa sensação de cachorro que caiu do caminhão de mudança ou carregando o complexo-vira-lata de querer ser uma cópia dos EUA.
Sabotar
Ontem (2), o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) usou a tribuna no plenário da Câmara dos deputados dizer que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, está deixando o dólar subir para sabotar o Governo Lula (PT).
Especulações
Caro leitor, a alta do dólar, impulsionada por especulações do mercado financeiro sobre um suposto risco fiscal, o Banco Central pode atuar diretamente no mercado, comprando e vendendo moeda estrangeira de forma ocasional e limitada, visando conter movimentos desordenados da taxa de câmbio.
Inflação
A alta do dólar não tem sido acompanhada por ações efetivas do BC. A valorização do dólar pode resultar em inflação crescente e pressão para elevar ainda mais as taxas de juros, o que beneficia os banqueiros e especuladores do capital rentista.
Cabeças I
O DIAP divulgou os “Cabeças” do Congresso Nacional, ou seja, aqueles parlamentares que se diferenciam dos demais pela sua habilidade política de conduzir debates, negociações, votações, articulações, formulações, conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão.
Cabeças II
O senador Confúcio Moura (MDB) é o único representante de Rondônia a figurar na 31ª edição do levantamento "Cabeças" do Congresso Nacional. Os demais parlamentares rondonienses ficaram de fora do levantamento.
Destinou
O deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) destinou emenda no valor de R$ 16 milhões para pavimentação asfáltica no município de Jaru. A emenda que terá aporte financeiro da prefeitura, possibilitará a pavimentação e recapeamento de mais de 15 quilômetros de asfalto na cidade.
Célio
Como anuncie diversas vezes que a ex-senadora Fátima Cleide (PT) não disputaria do Prédio do Relógio, ontem (2), a Executiva Nacional do PT divulgou a homologação do nome do pré-candidato Célio Lopes (PDT) como candidato apoiado pela Federação PT/PCdoB/PV ao Prédio do Relógio.
Nuvem
Era dado como certo o apoio da Federação PT/PCdoB/PV ao pré-candidato Vinícius Miguel (PSB) ao Prédio do Relógio. Já o advogado Célio Lopes (PDT) figuraria como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Vinicius.
Sozinho
Resta agora ao pré-candidato Vinicius Miguel (PSB) ao Prédio do Relógio, desistir da disputa, caminhar sozinho ou figurar como candidato a vice-prefeito em alguma chapa na disputa pelo Prédio do Relógio.
Bolsonaro I
Vale lembrar que o advogado Célio Lopes, filiado ao PDT, foi indicado pela deputada federal Silvia Cristina (ex-PL), para ocupar o cargo de superintendente da Funasa durante o Governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Então, diante desse detalhe, a militância do PT vai caminhar e pedir votos para Célio Lopes?
Bolsonaro II
Caro leitor, quais critérios objetivos e subjetivos levaram a Executiva Nacional da Federação PT/PCdoB/PV, a decidir pelo apoio ao pré-candidato Célio Lopes (PDT) ao Prédio do Relógio? Logo ele que ocupou cargo no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (ex-PL), esse último que é algoz do presidente Lula (PT) e da esquerda na sua totalidade.
Manterá
O pré-candidato a prefeito Samuel Costa (Rede/PSOL), me disse que independentemente da posição tomada pela Federação PT/PCdoB/PV de apoio ao nome de Célio Lopes (PDT) ao Prédio do Relógio, manterá a sua pré-candidatura à prefeitura da capital.
Continuar
O pré-candidato Samuel Costa (Rede/PSOL) entende que deve continuar a sua luta como militante de vanguarda na defesa do presidente Lula (PT) e das pautas do campo progressista. Além de ser a voz da resistência às pautas anti-povo impostam pelo bolsonarismo e a extrema-direita.
Conquistar
Vale lembrar que o esforço no primeiro momento do pré-candidato Samuel Costa (Rede/PSOL) ao Prédio do Relógio foi formar a melhor nominata de vereadores no campo progressista democrático popular na capital. Neste caso, pela primeira vez na história da Rede/PSOL em Rondônia, tem chances reais de conquistar uma cadeira na CMPV.
Impedido
A assessoria do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), não observou o Ato de Nº 015/2024-MD/ALE, que regulamenta a Cota para o Exercício de Atividade Parlamentar - CEAP. Neste caso, infringiu o Art. 3º, inciso V. Considerado a norma da Casa de Leis, a Carta Magna e a legislação eleitoral, Marcelo pode estar impedido de disputar a sucessão do prefeito Hildon Chaves (PSDB).
Vereadora
A policial civil Ana Claudia, filiada ao PSDB, colocou seu nome à disposição da população de Porto Velho para conquistar uma cadeira na CMPV. Claudia tem conversado com lideranças de todos os segmentos da sociedade porto-velhense para arregimentar apoios em torno da sua pré-candidatura a vereadora da capital.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/07/a-fulanizacao-e-um-equivoco-da-politica-celio-lopes-apoiado-pela-federacao-marcelo-cruz-impedido,194018.shtml