Herbert Lins
Publicada em 04/07/2024 às 09h00
Estudos afirmam que o eleitor não participa ativamente das ações do legislativo porque o sistema eleitoral é proporcional e não distrital. Por sua vez, o voto distrital quebraria a tradição da centralização na cultura política brasileira. A centralização político-administrativa no Brasil é uma herança colonial desde Visconde de Uruguai, portanto, o sistema eleitoral brasileiro precisa passar por mudanças do voto proporcional para o voto distrital. Existem democracias, por exemplo, a democracia estadunidense e francesa é a democracia do voto distrital. Para ser mais nítido, com o voto distrital, o eleitor passa a eleger alguém cujo trabalho conhece de perto, ou seja, é o mais perto do cidadão e aproxima o político do povo. Estabelecer o voto distrital para cargos legislativos no país, com prestação de contas periódicas no local, estabelece o princípio do localismo, ou seja, o representante deve estar o mais próprio possível de seus "representados". Além de acabar com a tradição da centralização político-administrativa na cultura política brasileira.
Proximidade
Falando em localismo, o voto distrital dá mais relação direta a quem o político representa/responde. Neste caso, estimula à proximidade do debate político com a comunidade local.
Chance
Diferente do voto proporcional, outros consideram que o voto distrital pode tirar a chance de vitória de representantes de grupos representativos, minorias e dos movimentos sociais.
Influência
A quem defenda que o voto distrital haveria grande influência de coronéis da política local - principalmente no interior, reduzindo em muito a representatividade de minorias.
Efeito
A Petrobras anunciou um reajuste no preço do querosene de aviação no início da semana, tornando ainda mais caras as passagens de avião. Além de provocar um efeito cascata nos preços da gasolina.
PPI
O aumento do querosene de aviação e da gasolina não cumpre a promessa de campanha do presidente Lula (PT) de “abrasileirar” a Petrobrás. O Governo Lula III cede à política de paridade de importação (PPI).
Demitir
Com o aumento do preço da gasolina, pergunto: o presidente Lula (PT), vai demitir a presidente da Petrobrás Magda Chambriard, como fez com Jean Paul Prates quando anunciou aumento no preço da gasolina?
Elogiar
O senador Marcos Rogério (PL) ocupou a Tribuna do Senado para elogiar o recorde de arrecadação do Governo Federal, mas criticou o déficit primário, o rombo nas contas públicas e o desequilíbrio fiscal.
Sugerindo
Entretanto, o senador Marcos Rogério (PL) não apontou nenhum caminho para sanar o que ele considera o “desastre econômico” do Governo Lula III. Ele poderia começar sugerindo cortes de despesas e o teto de salários dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, deveria ser o mesmo do piso nacional dos professores: R$ 4.580,57. Seria uma baita economia!
Segue
O governador Coronel Marcos Rocha (União) segue sem cumprir a sua promessa de campanha para Porto Velho de entregar o novo Hospital de Emergência e Trauma; a Ceasa; o Centro de Convenções; a pavimentação da Expresso-porto e a reforma do estádio de futebol Aluizão.
Abandono
O vice-governador Sérgio Gonçalves (União), que responde pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico - SEDEC, transformou em Polo Empresarial o Distrito Industrial de Porto Velho, como tentativa de livrar o espaço da maldição do abandono.
Estruturação
Em 2021, a cúpula da Suframa de Manaus, fez uma visita técnica in loco ao Distrito Industrial de Porto Velho e saiu com a promessa de que o órgão federal ajudaria na estruturação do Polo Empresarial. Mas nada avançou, tudo continua no campo das promessas, polo ou distrito, continua abandonado.
Liberar
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) conseguiu liberar R$ 4 milhões de suas emendas para Saúde do município de Ariquemes. A emenda contempla a aquisição de insumos hospitalares e medicamentos.
Bomba
Caiu como uma bomba nos eleitores da esquerda em Porto Velho, a decisão da Federação PT/PCdoB/PV de apoiar a pré-candidatura de Célio Lopes (PDT) ao Prédio do Relógio. Célio, que ocupou cargo no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), recebeu o apoio da Federação, mas a militância e os eleitores caminharão com ele?
Pragmatismo
A Frente Democrática de Esquerda se desmanchou no ar em menos de um mês que foi lançada com a participação dos pré-candidatos Vinícius Miguel (PSB) e Samuel Costa (Rede/PSOL) ao Prédio do Relógio. Vinicius disse ao RD que "não precisa se sujeitar às deliberações do PT para continuar no jogo da sucessão do prefeito Hildon Chaves (PSDB)".
Emocionalidade
Vinicius Miguel (PSB) foi mais longe ao admitir que detém condições de somar com qualquer nome no “tabuleiro”, ou seja, compor como candidato a vice-prefeito na disputa pelo Prédio do Relógio. A fala de Vinicius é uma simples demonstração de fraqueza e emocionalidade.
Revelou
Uma fonte da cúpula petista, revelou que a federação PT/PCdoB/PV recorreu ao pragmatismo político diante das promessas de estrutura de campanha oferecidas pelo pré-candidato Célio Lopes (PDT) aos pré-candidatos a vereadores do PT.
FEFC
Caro eleitor, se a federação PT/PCdoB/PV recorreu ao pragmatismo político das promessas de estrutura de campanha oferecidas pelo pré-candidato Célio Lopes (PDT) aos pré-candidatos a vereadores da legenda petista, o que os dirigentes farão com os recursos do FEFC?
Anunciar
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), deve anunciar hoje (4) no Podcast do ex-deputado Jair Montes (Avante) e da jornalista Raiane Trajano, sua saída da disputa pelo Prédio do Relógio devido a impedimentos não observados na Carta Magna, legislação eleitoral e na norma interna da ALERO.
Variáveis
Os favoritos que desejam suceder o refeito Hildon Chaves (PSDB) no Prédio do Relógio, não estão observando duas variáveis na corrida eleitoral que podem transformar um candidato a prefeito em outsider, ou seja, as variáveis “indecisos” e os “não sabem responder”.
Confirmou
O médico ortopedista, Dr. Clever Custódio (Avante), me confirmou sua desincompatibilização para disputar uma cadeira na CMPV. Clever deseja, como vereador, fiscalizar a aplicabilidade dos recursos do SUS nas unidades da rede pública municipal e melhorar o atendimento à população porto-velhense.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/07/sistema-eleitoral-precisa-de-mudancas-marcos-rogerio-elogia-arrecadacao-hildon-nao-observa-as-variaveis,194098.shtml