Leandro Pereira
Publicada em 04/07/2024 às 09h04
Servidores dos setores contábil e fiscal da Prefeitura de Ji-Paraná e da Câmara Municipal foram homenageados pelo Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Semfaz), nesta quarta-feira (3), no auditório do Poder Legislativo. O reconhecimento é em detrimento à premiação concedida pelo Tesouro Nacional em Brasília, no dia 17 de junho, em cerimônia realizada no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), na qual premiou os estados e municípios que se destacaram pela qualidade de suas informações contábeis e fiscais na 2ª edição do Prêmio Qualidade da Informação 2024.
Ji-Paraná obteve a maior nota entre os municípios do Norte do país, na categoria municípios com população acima de 100 mil habitantes, conquistando o 1º lugar, com melhor desempenho contábil e fiscal, com nota de 99,32. Entre os municípios brasileiros, a cidade conquistou o terceiro lugar no ranking nacional com melhor desempenho.
Em reconhecimento ao trabalho desses profissionais, contadores e equipe técnica foram homenageados com a entrega de certificados e lembranças personalizadas pela honrosa contribuição, que resultou na conquista do prêmio em âmbito regional e nacional.
"Agora estamos aqui prestando nossa gratidão e reconhecimento pelo trabalho de vocês. Para receber o prêmio em Brasília, foi necessário que toda a equipe se empenhasse e trabalhasse muito. Parabéns a vocês, contadores e equipe", declarou o prefeito Isaú Fonseca durante a homenagem aos servidores.
O Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal é promovido pelo Tesouro Nacional e se baseia no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). O objetivo é reconhecer os entes federativos que enviam informações contábeis consistentes e de qualidade, promovendo a transparência e a melhoria da qualidade dos dados sobre as contas públicas subnacionais.
A avaliação para a concessão do prêmio considerou a pontuação obtida no ranking, que avalia a precisão, a integridade, a qualidade e a consistência das informações contábeis e fiscais enviadas. Mais de 160 verificações em diferentes dimensões foram realizadas para avaliar a qualidade dos dados informados pelos municípios.
Eliane Santos, secretária de Finanças de Ji-Paraná, destacou a importância do reconhecimento aos servidores. "Homenagear os servidores do município é reconhecer que eles têm um papel fundamental na conquista do prêmio em Brasília."
Em Ji-Paraná, cerca de 55 profissionais atuam no sistema contábil e financeiro, incluindo 15 contadores e a equipe técnica e administrativa. "Estamos muito felizes pela conquista e por este dia de homenagens", comemorou Sonete Diogo, contadora geral de Ji-Paraná.
A cerimônia foi um marco para os servidores municipais, que têm desempenhado um papel crucial na transparência e na qualidade da gestão fiscal do município, contribuindo para a excelência que resultou no prestigiado reconhecimento nacional.
Essa homenagem reflete o compromisso e a dedicação da equipe contábil e financeira de Ji-Paraná, que continua a trabalhar para manter altos padrões de qualidade e transparência na gestão pública.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/07/ji-parana-ficou-em-1-lugar-no-norte-do-brasil-e-3-no-pais-no-premio-qualidade-da-informacao-2024,194099.shtml