Herbert Lins
Publicada em 05/07/2024 às 08h30
O mito da renovação política surge a cada eleição geral e municipal. Em face disso, pré-candidatos e candidatos se projetam com o posicionamento da renovação política, porém, muitos desses recorrem às raízes da política tradicional. Os pré-candidatos e candidatos, na sua grande maioria, fixam seus discursos no “novo” ou no “trabalho precisa continuar”, por sua vez, esquecem de apresentar propostas de defesa dos direitos sociais previstos na Carta Magna. Para nossa desgraça e do nosso processo civilizatório, recorrem ao “messianismo político” como renovação política. Esse messianismo segue a pauta de costume e não dialoga com as classes subalternas que vivem nas periferias das cidades, suas reais necessidades. Neste caso, prova e comprava que a sociedade brasileira continua enfrentando os vícios políticos, conforme registrado na nossa história de mudanças lentas.
Não
Há tempos que as candidaturas de opinião e de costumes, vencem pleitos eleitorais nas escalas locais, estaduais e nacional. Enquanto as candidaturas de renovação política não conseguem vencer os pleitos eleitorais.
Qualidade
Nossa democracia fragmentada não consegue melhorar a qualidade da representatividade da nossa democracia em qualquer escala. A dificuldade de renovação política se agrava mediante a inexistência de um diálogo com quem vive nas periferias das cidades.
Mudança
Ontem (4), o Partido Trabalhista - de centro-esquerda, venceu com maioria esmagadora e retorna ao poder após 14 anos no Reino Unido. O líder trabalhista Keir Starmer disse que o país está “pronto para a mudança”.
Indiciadas
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais 11 pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal (PF) no âmbito da investigação que apura a venda ilegal de joias sauditas do acervo presidencial. Por sua vez, a PF não indiciou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro no inquérito das joias.
Maiores
Os maiores crimes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foram sabotar as medidas sanitárias de combate à Covid-19, a produção de vacina pelo Instituto Butantã e a ameaça ao Estado-democrático de direito.
Relevante
Caro leitor, eu não passei batido em relação à passagem do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) por Rondônia, só não achei relevante a sua agenda. Ele, como ministro da Indústria e Comércio, não trouxe nada de novo para o Distrito Industrial de Porto Velho e para a Zona de Livre Comércio de Guajará-mirim.
Expobur
Assembleia Legislativa de Rondônia realiza sessão itinerante durante a 7ª Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur) que está sendo realizada desde quarta-feira (4) e será encerrada no domingo (7). Além de homenagens a pioneiros da região, os deputados estarão discutindo e aprovando projetos de importância para a região polarizada por Buritis.
Dupla
O pré-candidato Léo Moraes (Podemos) ao Prédio do Relógio, contratou Nelson Canedo e Marcelo Vitorino para sua campanha. Entretanto, muitos acham que a dupla contratada foi a responsável pela vitória do governador Marcos Rocha (União) na eleição de 2022.
Articulação
Marcos Rocha (União) venceu por conta da arrogância, soberba e prepotência do seu principal adversário. Além da articulação política offline e dos apoios recebidos do prefeito Hildon Chaves (PSDB), do deputado estadual Alan Queiroz (Podemos), deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), ex-deputado federal Carlos Magno e outros.
Participou
A pré-candidata Euma Tourinho (MDB) ao Prédio do Relógio, foi a única competidora que participou da audiência pública realizada pela Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur), no auditório da Unir - Centro, para discutir as diretrizes do novo Código de Obras de Porto Velho. A iniciativa promete moldar o futuro urbanístico da capital rondoniense.
Completa
A minha análise completa da participação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), no Podcast do ex-deputado Jair Montes (Avante) e da jornalista Raiane Trajano, bem como das variáveis “indecisos” e “não sabem responder”, apresentarei na segunda-feira (8).
Debater
O pré-candidato a vereador Zé Paroca (Avante), tem realizado rodas de conversas com eleitores para debater temas como inovação, economia criativa, big data e redes sociais, desenvolvimento de infoprodutos, desburocratização e empreendedorismo, no âmbito do município de Porto Velho.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/07/mito-da-renovacao-politica-os-maiores-crimes-de-bolsonaro-marcos-rocha-venceu-a-arrogancia,194181.shtml