G1
Publicada em 10/07/2024 às 15h42
A influente ex-presidente da Câmara dos Deputados dos EUA Nancy Pelosi, democrata e aliada de Joe Biden, sugeriu nesta quarta-feira (10) que o presidente dos EUA reconsidere a decisão de concorrer à reeleição presidencial.
Embora não tenha pedido diretamente que Biden desista da reeleição, Pelosi, atualmente deputada pelo estado da Califórnia, disse em entrevista a um programa matinal da rede de TV dos EUA NBC que o presidente "deveria considerar todas as opções" sobre manter ou desistir de sua candidatura.
Ela havia sido questionada sobre se apoiava ou não a permanência de Joe Biden como candidato pelo Partido Democrata.
Pelosi, que comandou a Câmara dos Deputados dos EUA por dois mandatos e é aliada de Biden, é o nome mais alto do Partido Democrata a não apoiar publicamente a candidatura do presidente até agora.
A posição também é significativa porque a própria Pelosi, de 84 anos, é há anos defensora de que a idade não é um impedimento para que políticos permaneçam em seus cargos. Em 2012, aos 72 anos, ela chamou de "desrespeitosa" a pergunta de um jornalista sobre se não era hora de deixar a carreira política para dar lugar a novos nomes de seu partido.
Nancy Pelosi, ex-presidente da Câmara dos EUA, recusa dar apoio público à candidatura de Biden e pede decisão rápida
A pressão para que Biden desista de concorrer começou depois do debate de 27 de junho —o primeiro do calendário eleitoral—, em razão do mau desempenho dele no confronto com Trump. Na ocasião, o presidente se mostrou confuso, hesitante e pouco reativo. Depois, admitiu não ter ido bem, mas vem insistindo que tem capacidade para seguir na disputa.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/07/nancy-pelosi-ex-presidente-da-camara-dos-deputados-dos-eua-recusa-dar-apoio-publico-a-candidatura-de-biden-e-pede-decisao-rapida,194594.shtml