Herbert Lins
Publicada em 19/07/2024 às 09h15
O período das convenções eleitorais para oficializar os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores começa amanhã (20) e se estende até 05 de agosto. Depois, o partido tem 24 horas para registrar as candidaturas na Justiça Eleitoral, homologado o registro, os pré-candidatos já podem se apresentar como candidatos, pedir votos, começar a trabalhar de uma forma mais efetiva nas suas respectivas campanhas, inclusive financeiramente e na contratação de pessoal e de empresas de marketing. Vale lembrar das mudanças na legislação em relação à nominata de vereadores, em que teremos um número menor de candidatos. Neste caso, os partidos montaram sua chapa conforme o número de vagas que tem nas câmaras municipais de vereadores, acrescentando mais um candidato, por exemplo, o número de cadeiras na Câmara Municipal de Porto Velho é de 23 vereadores, dai os partidos podem lançar 23 candidatos +1 candidato, totalizando 24 candidatos por cada nominata de vereador. Essa mudança na legislação eleitoral ajuda a concentrar os recursos partidários em nominatas competitivas para conquistar o maior número de cadeiras nas câmaras municipais de vereadores. A convenção também vai servir para definir as coligações majoritárias entre partidos, conforme prevê a legislação. Dessa maneira, a convenção do partido A tem que aprovar a coligação majoritária com o partido B, C ou D, respectivamente. Portanto, as convenções partidárias são um marco importante no calendário eleitoral porque elas passam a tornar realidade tudo aquilo que era um ensaio na pré-campanha.
Oficializado
Oficializado a candidatura, o candidato pode contratar uma empresa de marketing para poder prestar serviços de cobertura audiovisual para acompanhá-lo nas ruas e nos eventos de campanha. Além da estruturação dos comitês, contratação de equipes para trabalhar nos bairros, coordenadores de campanha e cabos eleitorais.
Apagão
O mundo amanheceu com um apagão cibernético que provocou atrasos de voos e instabilidade em serviços bancários e de comunicação ao redor do globo. O caos até o fechamento da Coluna, estaria ligado a um problema global em sistemas da empresa de segurança cibernética CrowdStrike, que utilizam o sistema operacional Windows, da Microsoft.
Paralisaram
Nos EUA, as principais companhias aéreas, American Airlines, Delta e United já paralisaram todos os voos. Em alguns aeroportos mundo afora, companhias têm feito o check-in de forma manual, entregando bilhetes escritos à mão para os passageiros.
Reclamam
Emissoras de TV, agências de notícias e bolsas de valores também ficaram fora do ar em diversos pontos do globo. Aqui no Brasil, usuários reclamam que aplicativos de bancos que estão fora do ar e companhias aéreas já sofrem com o apagão cibernético.
Memes
A proliferação de memes nas redes sociais mostra que o ministro Fernando Haddad (PT) é alvo de ação coordenada da extrema-direita. A internet foi inundada com conteúdo para colar a imagem de Haddad como "taxador dos pobres" por meio dos memes "Taxad", "Margareth Taxxer", "Zé do Taxão" e outros, que viralizaram na rede.
Fake news
O jornalista Reinaldo Azevedo desmascarou a campanha de memes contra o ministro Fernando Haddad (PT), revelando a fake news embutida nos memes e cobrou o papel de setores da imprensa que reproduziu a mentira sem informar a verdade. Neste caso, Reinaldo pediu para setores da imprensa deixar de ser puxadinho de rede social.
Essência
A sátira e a ironia, as quais são a essência dos memes, são parte integral do direito à liberdade de opinião e expressão, a exemplo do que era no passado O Pasquim. O problema na atualidade são as fake news embutidas, como alertou o jornalista Reinaldo Azevedo.
Ocultas
Parece ser teoria da conspiração, mas todos os prefeitos que eram aliados diretamente do senador Confúcio Moura (MDB) tiveram problemas com forças ocultas. Tais forças causaram o afastamento e o assassinato de reputação desses políticos, a exemplo do ex-prefeito Valteir Queiroz no município de Candeias do Jamari e da prefeita afastada Raissa Bento em Guajará-Mirim.
Voando
Já os prefeitos Isaú Fonseca de Ji-Paraná e Aldair Júlio de Rolim de Moura sofreram turbulências das mesmas forças ocultas no decorrer do mandato. Sabiamente, Isaú e Júlio desembarcaram da aliança com Confúcio Moura e embarcaram no União Brasil, partido do Governo e, que de repente, estão voando rumo à reeleição em céus de brigadeiro.
Embarcou
A deputada federal Silvia Cristina (PP), que deseja concorrer a uma vaga ao Senado nas eleições de 2026, embarcou na pré-candidatura do agroboy Valdir Vargas (PP) ao Prédio do Relógio. Ela está participando ativamente das reuniões ao lado do pré-candidato do PP para se fazer mais conhecida junto ao eleitorado da capital.
Convenções
O final de semana será marcado por convenções partidárias do PRD, PP, PSB e Avante. A convenção para escolhas de candidatos do PRD vai acontecer amanhã (20) a partir das 14h até às 19h nas dependências da Câmara Municipal de Porto Velho. O evento partidário servirá para homologar candidaturas de vereadores e oficializar coligação na majoritária com a pré-candidata Mariana Carvalho (União) ao Prédio do Relógio.
Homologar
Já a convenção do PP do ex-governador Ivo Cassol, vai acontecer também amanhã (20) às 09h na sede do partido, situada na rua Equador, 2212, bairro Nova Porto Velho. O evento partidário deverá homologar a candidatura do agroboy Valdir Vargas a prefeito da capital e de vereadores.
Toalha
O PSB fará sua convenção municipal amanhã (20) no auditório do Rondon Palace Hotel com início previsto para 08h e término às 13h. Daí acabará o suspense se Vinicius Miguel será ou não candidato ao Prédio do Relógio. Setores da esquerda apostam que ele jogará a toalha e deverá anunciar sua desistência de concorrer à sucessão do prefeito Hildon Chaves (PSDB).
Avante
A convenção do Avante acontece a partir das 09h no domingo (21) na Câmara Municipal de Porto Velho. O partido, liderado pelo ex-deputado estadual Jair Montes, homologará as candidaturas de vereadores e oficializará a coligação na majoritária com a pré-candidata Mariana Carvalho (União) à prefeitura da capital.
Destaque
Ontem, o pré-candidato a vereador Rogério Quaresma (União) reuniu familiares, amigos e apoiadores da sua pré-candidatura à CMP. O evento contou com a presença da pré-candidata Mariana Carvalho (União) ao Prédio do Relógio. O destaque do evento foi o apoio que Rogério Quaresma e Mariana receberam da Associação de Surdos e Mudos de Porto Velho.
Humanizar
Não é o que carrega no bolso a pré-candidata a prefeita Euma Tourinho (MDB), como bem disse o cabeça-chata Robson Oliveira, é a necessidade da candidata Euma se humanizar com o universo da política na visita à periferia e as feiras livres, ou seja, abraçar gente suada, tomar água no copo das pessoas humildes, segurar menino catarrento no colo, comer o feijão com farinha e ovo, pastel, tapioca e o mingau de feira.
Livro
Acontece hoje o lançamento do quarto livro do professor, escritor e vereador Aleks Palitot (PRD). A obra, intitulada “Rondônia, uma Pequena História”, é voltada ao público infantil e mostra belezas e peculiaridades do estado de Rondônia. O livro será lançado no dia 19 de julho, às 19h no auditório da Faculdade Sapiens.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/07/amanha-comecam-as-convencoes-aliados-de-confucio-tiveram-problemas-e-vinicius-miguel-sera-ou-nao-candidato,195228.shtml