Herbert Lins
Publicada em 23/07/2024 às 09h15
O filósofo Platão escreveu que “a punição que os bons sofrem quando se recusam a participar da política, é viver sob o governo dos maus”. Se abster do conhecimento e do processo político é o mesmo que está no mundo como uma marionete manipulada por qualquer argumentação infundada sem poder de reação. Eu penso que o maior mal nesse país é exatamente a corrupção instalada dentro do contexto político e em todas as áreas no Brasil. O que nós vemos no cenário nacional, estadual e local nos quatro cantos do país são descalabros descomunais que partem do princípio da não observância das reais necessidades da população, então isso fica como alerta para as próximas eleições e principalmente para o pleito de outubro próximo. Por sua vez, é importante não comungar com barganhas eleitoreiras onde por necessidade o cidadão se submete a qualquer tipo de troca em benefício de dar a alguém o seu voto, que na maioria não possui conhecimento, compromisso, competência técnica e capacidade de entrega, menos ainda, capacidade para estar à frente do município para fazer uma gestão municipal com responsabilidade fiscal e de realização, ou seja, devolver aos contribuinte seus impostos com a prestação dos serviços públicos com eficiência e eficácia.
Barganha
A barganha eleitoral surgiu com o fenômeno dos Currais Eleitorais, que eram o campo fértil do Coronelismo no Brasil, mais precisamente no Nordeste e Norte brasileiro. Porém, com o despertar para consciência política, a cidadania crescente e a participação social, os efeitos negativos das barganhas de votos estão desaparecendo em algumas regiões do país.
Troca
A barganha de voto ocorre mais frequentemente em meios onde se estabeleceu uma cultura de votar em troca de alguns benefícios, que nós denominamos de barganha eleitoral. Esse fenômeno ainda ocorre em tempos de eleições onde o nível de pobreza se manifesta intensamente, e pelo fato de que observamos uma falta de aculturamento, razão direta ligada a diferenças no modo de se exercer a cidadania.
Doações
A eleição presidencial nos EUA toma novos rumos com a entrada da vice-presidente da República Kamala Harris (Democratas) na disputa pela Casa Branca. Kamala já bateu recorde em arrecadação de campanha na ordem de US$ 81 milhões de dólares (cerca de R$ 451 milhões de reais), desde que o presidente Joe Biden desistiu da disputa à reeleição no domingo (21/07).
Estrelas
Ontem (22), foi a vez das estrelas de Hollywood se posicionam no tabuleiro das eleições nos EUA. Kamala recebeu o apoio dos atores/atrizes Robert De Niro, Wendell Pierce, Jon Stewart, Mark Hamill, Spike Lee Lee, Rosie O'Donnell e Alyssa Milano; escritor Aaron Sorkin; do cantor e compositor John Legend e da cantora Barbra Streisand.
Endossar
O presidente Lula (PT), cuja política externa é submetida a Celso Amorim, ignora o autoritarismo do ditador Nicolas Maduro na Venezuela. Amorim foi escalado pelo Governo Lula III para ir à Venezuela endossar a farsa eleitoral do regime chavista.
Farsa
A ministra do STF Cármem Lúcia, que preside o Tribunal Superior Eleitoral -TSE, cedeu a pressão do Itamaraty e decidiu enviar dois servidores do TSE para observar a farsa eleitoral montada pelo ditador Nicolás Maduro na Venezuela para vencer a eleição presidencial.
Testagem I
Caros leitores, recentemente, reli o livro “Um milhão de seguidores – como construir uma rede social impactante em pouco tempo” de autoria do Brendan Kane. Fiz algumas testagens como a pílula de ontem (20) em afirmar que Tieta era personagem da novela Roque Santeiro. Daí consegui verificar o nível de engajamento dos leitores da presente coluna que escrevo.
Testagem II
Na testagem, muitos leitores me alertaram que a personagem Tieta é da novela que leva o mesmo nome da personagem, produzida pela Rede Globo e inspirada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado. Já a novela Roque Santeiro, também da Globo, baseia-se na peça teatral “O Berço do Herói”, escrita em 1965 por Dias Gomes.
Tieta
Tieta é uma metáfora escrita por Jorge Amado do que pode iluminar as pessoas. É quem poderia, de verdade, guiar o povo, como a Liberdade no quadro de Eugene Delacroix, ao contrário dos "homens de bem" da política e dos fundamentalistas cristãos da cidade, movidos pela ganância e pela hipocrisia, a começar por sua irmã Perpétua.
Tietando
Falando em Tieta, o pré-candidato Vinícius Miguel (PSB) continua tietando no território político, ou seja, conversando com os demais pré-candidatos ao Prédio do Relógio, para tentar encaixar o PSB na disputa ao Prédio do Relógio. Vinícius continua dando sinais vitais de que não deseja disputar a sucessão do prefeito Hildon Chaves (PSDB).
Feijoada
A Loja Maçônica Paz Universal – 18, promoverá a 3º Feijoada Maçônica Paz Universal no próximo dia 27 (sábado), com retirada no local. A referida loja fica situada na Avenida Lauro Sodré, 2431 – bairro Pedrinhas, em frente ao Condomínio Reserva do Bosque.
Maçonaria
Falando em Maçonaria, uma fonte próxima ao pré-candidato Léo Morares (Podemos) ao Prédio do Relógio, é dado como certo o nome do Grão-mestre Aldino Brasil figurar como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Léo.
Emprestaria
O nome do Grão-mestre Aldino Brasil (Podemos), que ocupa o cargo de primeiro vice-presidente no Diretório Municipal do Podemos de Porto Velho, emprestaria à chapa encabeçada por Léo ao Prédio do Relógio, sua credibilidade e respeito que goza junto à sociedade porto-velhense e rondoniense.
Bateu
Falando em vice, caberá ao PL do ex-presidente Jair Bolsonaro indicar o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pela pré-candidata Mariana Carvalho (União). Os nomes cotados são do Pastor Val, nome que o prefeito Hildon Chaves (PSDB) vetou porque quando Val coordenou a campanha da candidata Cristiane Lopes – PP na época, a prefeitura de Porto Velho, nas eleições de 2020, bateu muito em Hildon, mas bateu sem dó e piedade.
Bem
Dentro do PL, especula-se ainda o nome do empresário Edinaldo Caíco do ramo de transporte rodoviário e do agronegócio. A indicação de Caíco por parte do senador Marcos Rogério (PL) ficaria bem para os candidatos a vereadores no arco de aliança da pré-candidata Mariana, em especial, dos pré-candidatos a vereadores do PL.
Reforço
Edinaldo Caíco como já foi vereador, sabe como conduzir tratativas de estrutura de campanhas proporcionais. Além disso, Caíco traria consigo o apoio do agronegócio e da agricultura familiar. Neste caso, um reforço em tanto para lidar com candidatos a vereadores que não são poucos no amplo arco de aliança da pré-candidata Mariana Carvalho (União).
Aparece
Outro nome que aparece bem entre os pré-candidatos a vereadores do PL é do empresário Alan França (PL) para ser indicado como candidato a vice-prefeito na chapa de Mariana Carvalho (União) ao Prédio do Relógio. Alan, que já foi do ramo de gráfica, hoje possui empresa no ramo de vigilância patrimonial e do agronegócio, coordenou a campanha vitoriosa em Porto Velho de Confúcio Moura quando disputou o governo nas eleições de 2010, credenciando-o a ocupar vários cargos de destaque no governo de Confúcio.
Gazola
Outro nome que aparece no PL é do médico e ex-vereador Jaime Gazola. Ele é afortunado, carismático e conhecedor dos meandros de uma campanha eleitoral e dos bastidores do poder, porém, no passado existia uma rixa entre a sua família e a família dos Carvalhos, mas que já foi superada, segundo a pré-candidata Mariana Carvalho (União) e o seu irmão, o deputado federal Maurício Carvalho (União).
Fora
O nome do advogado Edemir Brasil (PL), indicado pela Maçonaria, que era cotado com os demais nomes: Diego Lage (Republicanos), Fabrício Jurado (PSDB) e Gustavo Beltrane (PSDB), para figurar como candidatos a vice-prefeito na chapa encabeçada pela pré-candidata Mariana Carvalho (União), já estão fora do jogo.
Assanha
O PSD da capital se assanha para apresentar o nome do suplente de senador Samuel Araújo do senador Marcos Rogério (PL), para figurar como pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Mariana Carvalho (União) ao Prédio do Relógio.
Figurar
Falando em vice, dois nomes entram na disputa para figurar como candidatos a vice-prefeito na chapa encabeçada pela pré-candidata Euma Tourinho (MDB) ao Prédio do Relógio. O empresário Dirceu Fernandes e o advogado Reinado Rosa, ambos filiados ao MDB.
Pula
Faltam dez dias para acontecer a convenção do pré-candidato Ricardo Frota (Novo) ao Prédio do Relógio. Será que, até lá, ele resiste ao rolo compressor da pré-candidata Mariana Carvalho (União Brasil) e pula da disputa, como fez o ex-pré-candidato Valdir Vargas (PP) que pulou?
Cidadania
O pré-candidato Samuel Costa (Rede/PSOL) afirmou em recente entrevista que a noção de cidadania foi distorcida no Brasil, na proporção em que os indivíduos a encaram somente como um dever e obter privilégios e favores imediatistas, e não como um conjunto de direitos e deveres.
Gigantesca
O presidente municipal do partido Democracia Cristã e pré-candidato a vereador Carlos Adriano, por sua vez, sobrinho do deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), promoveu uma reunião gigantesca com seus apoiadores. A reunião contou com a presença do próprio tio, deputado Marcelo Cruz, da pré-candidata a prefeita Mariana Carvalho (União) e do seu irmão, o deputado federal Mauricio Carvalho (União).
Podcast
Ontem (22), o podcast do Informativo Rondônia, da jornalista Raiano Trajano e do ex-deputado estadual Jair Montes, contou com a minha participação e do meu colega de imprensa Nilton Salinas. O podcast foi descontraído e contou com bastante temas dos bastidores do poder e revelações bombásticas. Você pode assistir ao podcast ainda nas redes sociais do Informativo Rondônia e do site Rondônia ao vivo.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/07/as-barganhas-eleitoreiras-e-a-troca-de-votos-vinicius-miguel-continua-tietando-hildon-vetou-pastor-val,195464.shtml