Herbert Lins
Publicada em 16/08/2024 às 09h15
Candidatos já podem fazer campanha eleitoral e pedir votos
A campanha eleitoral começou oficialmente hoje (16) na rua e na internet, para candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, inclusive para pedir votos. A única coisa que não começou ainda foi a propaganda em rádio e TV, segundo o calendário eleitoral, só a partir do dia 26 do mês em curso. Então, a partir de hoje, os candidatos já podem pedir voto, fazer comícios, reuniões, caminhadas, carreatas e campanha pela internet. Neste caso, a internet será um canal importante para os candidatos para dar visibilidade da campanha offline no online e chamar a atenção dos eleitores para suas propostas. O candidato também pode enviar mensagens para os eleitores, desde que os eleitores estejam cadastrados e queiram receber as mensagens. Em relação ao impulsionamento, o candidato pode impulsionar conteúdos nas suas redes sociais, mas precisa constar o CNPJ registrado na justiça eleitoral. Mas o candidato precisa ficar atento às regras na internet na campanha eleitoral, a exemplo de que não pode fazer disparo em massa de conteúdos, uso de telemarketing e robôs, por sua vez, contratar equipes para atacar com críticas e ofensas aos adversários. A maior de todas as proibições na internet é a propagação de fake news, o que será fiscalizado com rigor pela Justiça Eleitoral. São muitas regras que os candidatos vão ter que seguir a partir de agora até o pleito eleitoral de 6 de outubro. Quem descumprir essas regras pode ser denunciado ao TSE, Polícia Federal e Ministério Público Eleitoral por adversários, apoiadores e eleitores.
Pardal
O Tribunal Superior Eleitoral - TSE, criou o Pardal, que é um sistema que permite ao cidadão informar à justiça eleitoral as regras que estão sendo violadas pelos candidatos. Esse sistema está disponível no site do TSE e por aplicativo no navegador da internet de qualquer pessoa.
Denuncia
O aplicativo Pardal de denúncias eleitorais pede que a pessoa se identifique com o nome e o CPF, por sua vez, envie fotos e vídeos, que constatem a irregularidade eleitoral. O TSE garante o sigilo da informação pessoal, mas diz que essas informações são importantes para fazer a abertura da investigação e do processo por violação das regras eleitorais.
Intimidar
Em um bairro pobre de Caracas, capital da Venezuela, paredes e portas das casas dos opositores da ditadura de Nicolás Maduro (PSUV) são marcadas com um X preto. Segundo a população venezuelana, a ação de intimidação parte de grupos paramilitares existentes desde o Governo de Hugo Chávez, usados para atacar apoiadores e eleitores da oposição.
Sugere
O presidente Lula (PT) não reconhece vitória do ditador Nicolás Maduro (PSUV) e sugere novas eleições na Venezuela, com garantias de participação equitativa para todos os candidatos e monitoramento internacional. Porém, o seu partido, o PT, não retirou a nota oficial de reconhecimento da vitória do ditador Maduro nas eleições com denúncias consistentes de fraude eleitoral.
Pandemia
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a MPOX – varíola dos macacos, como uma emergência de Saúde Pública Global. No Brasil, já são mais de 700 casos confirmados da doença, que tem potencial de se espalhar para vários países. Provavelmente, vamos enfrentar uma nova pandemia.
Silêncio
É incrível o silêncio das autoridades públicas federais, estaduais e municipais em relação à crise hídrica que afeta Porto Velho devido à seca do rio Madeira e à fumaça devido às queimadas ilegais de pastos e da floresta Amazônica.
Adesivaço
Na madrugada de hoje (16), na Avenida Santos Dumont, a candidata a prefeita Mariana Carvalho (União) abriu a sua campanha promovendo um “adesivaço” de carros e motos. Mariana chegou a adesivar alguns carros ao lado do governador Marcos Rocha (União), do prefeito Hildon Chaves (PSDB) e do senador Marcos Rogério (PL), e posar para muitas fotos ao lado de candidatos a vereadores e eleitores.
Presença
No adesivaço, a candidata Mariana Carvalho (União) ao Prédio do Relógio, contou com a presença do seu pai, Aparício Carvalho (Republicanos), e da sua mãe, a professora Maria Silvia, do deputado federal Mauricio Carvalho e da deputada federal Cristiane Lopes, ambos do partido União Brasil.
Desastre
O Marketing Eleitoral considera o vídeo da juíza aposentada e candidata a prefeita Euma Tourinho (MDB), com o candidato a vice-prefeito que renunciou, advogado Rafael Claros, e outro que o substitui, advogado Tiago Pessoa, postado nas suas redes sociais, um desastre da comunicação política.
Poder
No vídeo, a candidata Euma Tourinho (MDB) ao Prédio do Relógio fala na primeira pessoa repetidamente a seguinte afirmação: “na minha gestão!”. Neste caso, fala como se ela ainda fosse juíza, com poder de juiz, esquecendo da expressão política “nossa gestão” que existe um vice-prefeito, Câmara de Vereadores, associações de bairro, comerciantes, igrejas, sindicatos e, principalmente, a população.
Demonstra
A candidata Euma Tourinho (MDB), ao propor a construção do Hospital Multi Saúde, composto por um Hospital e uma Policlínica, demonstra a total falta de conhecimento de sua assessoria em Marketing Eleitoral. O projeto para a construção do hospital municipal de Porto Velho já existe, o terreno está limpo e os recursos estão assegurados por meio de emenda parlamentar da ex-deputada federal Mariana Carvalho (União), também candidata à prefeita.
Mandonismo
O candidato a prefeito Léo Moraes (Podemos) divulgou um vídeo nas suas redes sociais com a sua secretária particular, apresentando-a como candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por ele. Esse tipo de prática nos reporta à época do “mandonismo” dos coronéis políticos do Nordeste e de barranco na Amazônia.
Rabeta
O candidato Benedito Alves (Solidariedade) comprou uma passagem de obidense para embarcar na campanha eleitoral à prefeitura de Porto Velho, mas quando chegou no porto Cai N’água, descobriu que era uma rabeta.
Crescimento
Observei um crescimento exponencial entre os eleitores da esquerda em torno do candidato Célio Lopes (PDT/PT/PCdoB/PV/PSB). O crescimento é notório porque Célio será o palanque oficial do presidente Lula (PT) em Porto Velho. Já percebo que o candidato Célio tem a chance de polarizar com a candidata de direita Mariana Carvalho (União).
Voto
Correndo por fora, os candidatos a prefeito, o advogado Ricardo Frota (Novo), busca o voto dos eleitores da extrema-direita, já o advogado Samuel Costa (Rede/PSOL), busca o voto da esquerda e de quem defende a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente.
Força
O vereador Dr. Júnior Queiroz (Republicanos), irmão do deputado estadual Alan Queiroz (Podemos), ambos de família tradicional de Porto Velho e com origem no Seringal Catarina, demonstrou a força política e densidade eleitoral no adesivaço da Mariana Carvalho (União).
Breno
O candidato a vereador, advogado Breno Mendes (Avante), abre sua campanha hoje (16), a partir das 17h, com “caminhada pela vida” no Espaço Alternativo. Diferente de outras campanhas para vereador que abrem com adesivação de carros e motos. Ele inova com a caminhada para chamar atenção dos eleitores para combater o sedentarismo e a importância de realizar atividades físicas no intuito de melhorar a saúde e qualidade de vida do cidadão.
Sério
Falando sério, o candidato a prefeito e vereador que descumprir as regras eleitorais podem ser denunciados, sofrer alguma representação, e lá na frente, caso o candidato seja eleito, pode até perder o mandato.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/08/candidatos-ja-podem-pedir-votos-mariana-abre-campanha-com-adesivaco-crescimento-de-celio-lopes-,197343.shtml