Herbert Lins
Publicada em 26/08/2024 às 09h00
A causa os incêndios que atinge o Brasil pode ser resultado de uma ação criminosa orquestrada
O presidente Lula (PT) se reuniu ontem (25) na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília, com a ministra do Meio Ambiente e do Clima, Marina Silva (Rede), e o presidente do órgão, Rodrigo Agostinho, esse último afirmou que não há, até agora, nenhum incêndio detectado por causas naturais e encaminhou pedido à Polícia Federal (PF) que investigue os focos de incêndio que assolam parte do país. Segundo ele, quase todas as queimadas, com poucas exceções, são criminosas, inclusive em São Paulo. Isso significa que tem gente colocando fogo de maneira ilegal. Devido ao fenômeno do El Niño, que impulsionou o aumento das temperaturas globais e das condições ambientais extremas no mundo, inclusive no Brasil, foi proibido o uso de fogo de manejo, porém, pessoas de forma criminosa estão colocando fogo na vegetação. Vale destacar que o Governo Federal conta com cerca de 3 mil brigadistas em todo o Brasil trabalhando para combater os focos de fogo. Agora é esperar o que vai revelar as investigações da Polícia Federal. Por sua vez, a população deve cobrar ações enérgicas por parte dos governadores em relação ao combate aos incêndios nos estados com maior foco, em especial, na Região Amazônica, Centro-oeste e no estado de São Paulo, que está deixando milhares de cidades cobertas por fumaça das queimadas.
Postou
O presidente Lula (PT) postou no X que “mesmo aqueles que são negacionistas não podem continuar negando a crise climática. Temos que combater as mudanças do clima com muita inteligência, investimento, inclusive com financiamento dos países mais ricos que já devastaram suas florestas. Essa conta não pode ser apenas do Sul Global”.
Solução
O Governo de Rondônia e os deputados estaduais precisam encontrar uma solução para a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd). A estatal de águas não conseguiu entregar, na última década, a ampliação da rede de abastecimento de água tratada e esgoto nas cidades onde possui a outorga da prestação desse serviço.
Secaram
Por conta do rigoroso “verão amazônico”, o nível do lençol freático baixou e os poços amazônicos nas residências de alguns bairros e os poços artesianos que abastecem alguns conjuntos habitacionais, a exemplo do Cristal da Calama, secaram e a população fica a espera do carro-pipa para ter o mínimo para suprir suas necessidades diárias.
Maratonista
O deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB) virou um maratonista eleitoral. Ele tem participado de várias reuniões e visitas com candidatos a vereadores dos partidos PRTB, Agir, DC e Solidariedade. Além de acompanhar a candidata a prefeita Mariana Carvalho (União Brasil) em algumas agendas.
Ampliar
Com o propósito de ampliar suas bases eleitorais nos quatro cantos de Rondônia, no final de semana, o deputado estadual Alan Queiroz (Podemos), participou de caminhadas e reuniões com o candidato a prefeito Dr. Fábio (PSD) em São Miguel do Guaporé e Aldo Júlio (União Brasil) em Rolim de Moura. No retorno, participou de reuniões ao lado do seu irmão e vereador, Dr. Júnior Queiroz (Republicanos), que busca a reeleição a CMPV.
Promessa
O candidato a prefeito Ricardo Frota (Novo) foi sabatinado pelo SBT e o destaque foi para promessa de retirar a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) da cidade caso seja eleito. Frota criticou a atuação da empresa, que, segundo ele, não consegue atender 40% da população de Porto Velho, por sua vez, não acertou nenhuma das perguntas do quadro de perguntas e respostas – quiz, uma forma tendenciosa para desgastar os candidatos ao Prédio do Relógio junto eleitorado e desestabilizar o pleito eleitoral.
Inauguração
A candidata Mariana Carvalho (União Brasil), acompanhada de sua família, participaram da inauguração da Catedral da Fé da Igreja Universal do Reino de Deus em Porto Velho. Mariana foi muito cumprimentada pelos fiéis e convidados presentes. Uma noite memorável.
Cláudio
O ex-vereador e o ex-deputado estadual, advogado Cláudio Carvalho (PT), lotou uma casa de eventos no lançamento da sua candidatura a uma cadeira na CMPV. Cláudio chegou acompanhado do candidato a prefeito Célio Lopes (PDT/PT/PCdoB/PV/PSB), da deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) e do ex-deputado federal Anselmo de Jesus (PT). Com a inelegibilidade do ex-vereador e ex-deputado estadual Hermínio Coelho (Agir), aumentam as chances de Cláudio ser eleito vereador no próximo pleito de outubro.
Cleiton
O jovem candidato a vereador Cleiton Roque Júnior (PRTB), lançou a sua candidatura a CMPV num clube de eventos tradicional da cidade e garantiu a casa cheia de apoiadores. O evento foi prestigiado pelo seu pai, o ex-deputado estadual Cleiton Roque e sua mãe, a ex-prefeita de Pimenta Bueno, Juliana Roque. Além da candidata a prefeita Mariana Carvalho (União Brasil) e do deputado estadual Laerte Gomes (PSD).
Guajará-Mirim
A prefeita em exercício, Mary Granemann (PL/Novo/PRD/Avante) de Guajará-Mirim, era assessora do ex-deputado estadual Dr. Neidson (PRTB), daí ele indicou Mary para ser candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por Raissa Bento (MDB) nas eleições de 2020. Por sua vez, a chapa foi vencedora. Mas, no segundo ano de mandato, Mary e Raissa romperam. Em seguida, Mary também rompeu com Dr. Neidson e se lançou candidata a deputada estadual nas eleições de 2022, obtendo apenas 366 votos.
Traços
Mary Granemann (PL/Novo/PRD/Avante) e o seu candidato a vice-prefeito, o professor Ademar Scheidt (Novo), que leciona na Unir, não parecem ser candidato de Guajará-Mirim, mas do município de Pomerode – Santa Catarina, devido à cor da pele e sobrenome, ambos não demonstra possuir traços da miscigenação populacional do branco, negro, índio, gregos, libaneses e colhas da Bolívia, ou seja, a predominância das características da população local devido o processo de colonização.
Inquilina
A prefeita Mary figura (PL) na disputa pela prefeitura de Guajará-Mirim, como protagonista por estar como inquilina do Palácio Perola do Mamoré. Ela, como criatura, disputa com o seu criador a reeleição, Dr. Neidson (PRTB), que também é candidato a prefeito. Mary enfrenta ainda Raissa Bento (MDB), que busca reconquistar o seu cargo de prefeita após ser afastada pela justiça estadual. Por último, Mary disputa o último lugar com o candidato a prefeito João Soares (PSDB/Cidadania).
Falta
O ex-deputado estadual Dr. Neidson (PRTB) esteve na Assembleia Legislativa por dois mandatos consecutivos, mas ficou de fora na última eleição devido à nominata. Agora ele disputa a prefeitura de Guajará-Mirim com uma campanha tímida e sem volume, na base do corpo a corpo. Já ouvi de eleitores guajaramirenses que preferem Dr. Neidson como deputado estadual em vez de prefeito, ou seja, o povo sente a sua falta no parlamento estadual. Caso não ganhe a eleição para prefeito, a deputada estadual, Dra. Taissa Souza (Podemos), que se cuide na reeleição em 2026.
Diferente
Pela segunda vez, o candidato João Soares (PSDB/Cidadania) disputa a prefeitura de Guajará-Mirim. Entretanto, João mora em Porto Velho porque exerce uma função comissionada na Assembleia Legislativa de Rondônia. Será que João pensa que Rondônia é o estado do Amazonas, onde os candidatos a prefeito do interior ganham eleição morando em Manaus? Creio que não, aqui nosso eleitorado é bastante diferente.
Reconquistar
A prefeita afastada pela justiça estadual, Raissa Bento (MDB/União Brasil/Podemos/PDT/PT/PCdoB/PV), que carrega os traços e semelhança da miscigenação da população local, busca reconquistar o seu mandato à frente da Prefeitura de Guajará-Mirim. Raissa tem carisma, manifestação espontânea de boa parte do eleitorado, volume de campanha e lidera as pesquisas de opinião pública. Entretanto, caso Raissa ganhe a eleição, pode acontecer com ela o que aconteceu com o seu marido, empresário Antônio Bento (MDB), que ganhou a eleição para prefeito de Guajará-Mirim e não levou devido a pendências com a justiça.
Revelação
A chapa revelação e da renovação política de Guajará-Mirim é encabeçada pelo agropecuarista milionário Netinho Garcia (PP/Agir/Republicanos), que tem como candidato a vice-prefeito o empresário milionário Ricardo Maia (Republicanos). Ambos carregam os traços e semelhança da miscigenação da população local. Netinho e Ricardo também já foram testados na vida pública e possuem condutas ilibadas, além de boa reputação e gozam de muito prestígio no âmbito estadual.
Apoio
O candidato a prefeito Netinho (PP) e o candidato a vice-prefeito Ricardo Maia (Republicanos), contam com o apoio da deputada estadual Dra. Taissa Souza (Podemos), do deputado estadual Alan Queiroz (Podemos), do deputado estadual Alex Redano (Republicanos), deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD), do ex-senador Ivo Cassol (PP) e do atual senador Jaime Bagattoli (PL), da deputada federal Silvia Cristina (PP) e do deputado federal Mauricio Carvalho (União Brasil).
Sério
Falando sério, caso seja confirmada a origem criminosa dos incêndios que se espalham pelo país, em especial a Região Amazônica, o Pantanal e o interior de São Paulo, o Brasil está sendo alvo de um atentado terrorista orquestrado. Não tem outro nome para esse tipo de fenômeno que não é natural, mas resultado de ação antrópica. É preciso investigar imediatamente, identificar os responsáveis e enquadrá-los nos rigores da lei.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/08/incendios-podem-ser-criminosos-marcelo-cruz-virou-maratonista-eleitoral-candidato-milionario-em-guajara,197998.shtml