Luizinho Carvalho/ espigaonews.com
Publicada em 26/08/2024 às 13h46
O município de Espigão do Oeste sempre carregou o “Carma” de ter 03 gargalos que conspirava contra o seu desenvolvimento socioeconomico. O 1º gargalo era a deficiência energética, o 2º gargalo a falta de logística por ser fora da BR 364, e o 3º gargalo a escassez hídrica no município.
A deficiência na energia foi resolvida com a chegada da empresa Energisa que dobrou a capacidade de carga no município com a construção de nova rede, ampliação das redes de distribuição e a melhoria substancial na subestação local.
O outro gargalo e o mais importante, a deficiência hídrica do município que ficou latente por mais de 20 anos, aonde passaram 03 administrações municipais e quase nada foi contextualizado para pacificar a falta de água que se agravou até o seu limite.
Ao longo dessas duas décadas de problema com a falta d’água, a sociedade civil organizada através de mobilizações, fez muito mais pela recuperação do rio que as gestões passadas que empurraram o problema para frente como não sendo as suas prioridades administrativas.
Mas o quadro desolador do rio Palmeira que perdurou por décadas começou ser modificado graças a sensibilidade da administração “Gestão e Trabalho” que não se omitiu, ao contrário das gestões passadas colocou o problema do rio Palmeira como sua prioridade. E os frutos dessa iniciativa acertada da atual administração municipal começaram a dar resultados positivos.
As primeiras nascentes que foram recuperadas já começam a irrigar o leito do exaurido rio Palmeira com os primeiros filetes de água limpa e cristalina. Essa é uma vitória para a população de Espigão do Oeste que em 2023 viveu na pele o transtorno pela falta de água quando o velho rio Palmeira secou. Parabéns a atual administração municipal e aos órgãos envolvidos nesse projeto que finalmente irá reparar os 20 anos de descasos.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/08/recuperacao-das-nascentes-do-rio-palmeira-porque-nao-fizeram-isso-antes,198041.shtml