Elaine Santos
Publicada em 02/09/2024 às 10h36
A merenda escolar faz parte da rotina de praticamente todo aluno da Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia. E, para alguns, é um suplemento primordial em sua alimentação diária. É direito de todos os estudantes da rede terem acesso a uma alimentação de qualidade durante o período letivo, pois, a merenda escolar visa garantir a segurança nutricional, bem como o desenvolvimento biológico, psicológico e social, além de promover a educação alimentar a este público-alvo.
Diante desta realidade, o governador de Rondônia, Marcos Rocha exalta o dia 31 de agosto, para a importância destes profissionais da área da Nutrição, que atuam na Gerência de Programas de Alimentação Escolar (GPAE) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ressaltando todos os esforços essenciais à melhoria de qualidade da alimentação escolar, distribuída aos estudantes.
“Um caminho que pode ser melhor percorrido com o apoio de um nutricionista. Esse profissional da saúde acompanha todas as etapas da construção de iniciativas e ações que promovam hábitos alimentares; baseados em alimentos in natura e minimamente processados. É um profissional indispensável e quero parabenizar a todos neste 31 de agosto”, salientou o governador.
Avaliação Nutricional dos alunos
Assim, o governo de Rondônia para além de cumprir à risca o recomendado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do governo federal, investe na melhoria da merenda ofertada em todas as escolas públicas estaduais.
O PNAE garante aos estudantes uma alimentação saudável, de acordo com a cultura e os hábitos alimentares de cada região.
De acordo com a nutricionista responsável da Seduc, Maria Aucinete, a Seduc possui 72 nutricionistas distribuídos nas Superintendências Regionais de Educação. Na sede da secretaria estão lotados 14 nutricionistas, incluindo a Responsável Técnica, que atua na coordenação e supervisão técnica das ações de alimentação e nutrição no âmbito da Secretaria de Estado da Educação.
“Dentre as inúmeras atribuições obrigatórias estão a elaboração de cardápios, diagnóstico nutricional, identificação dos alunos com necessidades alimentares, realização de ações de educação alimentar e nutricional, capacitar os agentes de alimentação e as comissões de recebimento dos gêneros alimentícios as escolas”, evidenciou.
PRÁTICAS ALIMENTARES
O quadro técnico de nutricionistas desenvolve ações formativas com alunos da rede pública estadual de ensino
Conforme a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, o quadro técnico de nutricionistas vem desenvolvendo ações formativas com alunos da Rede Pública Estadual de Ensino, com o objetivo de estimular a adoção voluntária de práticas e escolhas alimentares saudáveis que colaborem para a aprendizagem, o estado de saúde e qualidade de vida do aluno.
“Em todas as escolas estaduais vem acontecendo levantamento do diagnóstico nutricional dos alunos através da antropometria, e também das restrições alimentares para que todos sejam atendidos com alimentação adequada para sua condição de saúde”, exemplificou.
CAPACITAÇÕES
Segundo a Seduc, são desenvolvidas capacitações em boas práticas de manipulação para os agentes de alimentação escolar, a fim de garantir uma alimentação segura e saudável. As capacitações também acontecem com as comissões de recebimento dos gêneros alimentícios, e acontecem inspeções nos estabelecimentos habilitados ao fornecimento que tem contrato vigente.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/09/com-trabalho-voltado-aos-cuidados-alimentares-governo-de-rondonia-destaca-atuacao-dos-nutricionistas-na-rede-publica-de-ensino,198549.shtml