Herbert Lins
Publicada em 12/09/2024 às 09h15
Ascensão e queda do PT após os resultados eleitorais das eleições municipais
Em 1945, o escritor britânico Eric Arthur Blair, sob o pseudônimo de George Orwell, lançou o livro “A Revolução dos Bichos”. O conteúdo do livro é uma crítica ao Stalinismo na antiga URSS, que marcou época e até hoje é extremamente popular no Brasil e no mundo. A sátira criada por Orwell se passava numa fazenda onde os personagens principais são os animais que eram explorados pelos homens (uma alusão ao sistema capitalista). A partir desse contexto, os animais planejam um movimento para expulsar os humanos da fazenda e eles mesmos controlarem a propriedade rural. Então, essa foi a Revolução dos Bichos, a fazenda foi tomada e o sonho de igualdade e de um futuro entre os animais, já que não tinham mais os homens que os controlavam e exploravam. A grande questão do livro não está no ato revolucionário em si, mas em como essa revolução se perdeu. Os líderes da revolução dos bichos foram os porcos: Bola de Neve e Napoleão. Napoleão, seduzido pelo poder, conseguiu aos poucos ir deturpando a revolução, transformando a fazenda numa ditadura tão autoritária quanto os velhos tempos em que os homens dominavam a fazenda. Napoleão expulsa e demoniza Bola de Neve, daí Napoleão com os outros porcos se apossaram da casa onde antes viviam os humanos e modificam as leis em assembleia com os animais, esses últimos, não tinha uma memória muito boa e não se lembravam dos tempos de dominação humana se eram piores, mas percebiam que cada vez mais a condição de vida piorava porque tinham que trabalhar mais e receber menos. Até que, no fim da sátira, os outros animais, ao observar os porcos convivendo e negociando com os humanos, já não conseguiam distinguir os porcos e os humanos. Assim, o sonho da Revolução dos Bichos se perdeu.
Revolução
A história recente do Brasil é bem diferente – afinal, não houve nenhuma revolução popular e nunca foi esse o interesse das principais lideranças de esquerda do país depois da redemocratização. A luta pelo Estado do bem-estar social é travada pelo voto na urna e alternância de poder entre governos de esquerda e direita, com intervalo para a extrema-direita - uma ameaça à democracia.
Alianças
Os últimos dias foram tristes com o retorno de Lula ao Palácio do Planalto e do PT na esplanada dos ministérios em Brasília, por dependerem de alianças com políticos mais esdrúxulos eleitos pelo povo para o Congresso Nacional. Neste caso, o governo Lula III aceita esmolas das mais venenosas para se manter no poder.
Bichos
O PT pagou e vai pagar com os resultados eleitorais das eleições municipais porque largou os ideais, largou as bases e suas principais bandeiras em defesa da ética, transparência e do combate à corrupção. Assim como na Revolução dos Bichos, no fim, que não se percebia mais quem eram os porcos e quem eram os humanos.
Pilares
Ainda repercute no meio político a coluna de terça-feira (10) que abordei o tema dos três pilares da compra de votos: combustível, contratação e mobilidade. Essas estratégias garantem o apoio do eleitorado de maneiras que, individualmente, podem parecer pequenas, mas que, em conjunto, têm um impacto significativo no resultado das eleições.
Impacto
A compra de votos, “gradualmente”, ocorre por meio da entrega de requisições diárias de 15, 20 a 30 litros de combustível semanalmente para eleitores cadastrados. Essa prática não só mantém o eleitor engajado com a campanha, como também o incentiva a participar de diversas atividades promocionais do candidato. Tal esquema, bem articulado, compromete a integridade do processo eleitoral nos quatro cantos do país.
Consciente
A persistência da prática de compra de votos requer medidas mais rigorosas e efetivas para combater a corrupção eleitoral e assegurar que os processos democráticos sejam justos e transparentes. Somente com uma fiscalização eficiente e com a conscientização da população sobre a importância do voto livre e consciente será possível combater essa prática nociva à democracia brasileira em escala local, estadual e nacional.
Prática
A prática de distribuição de gasolina cria uma rede de eleitores leais que se mobilizam ativamente pela campanha, influenciando amigos, familiares e conhecidos a votar no candidato que lhes oferece benefícios diretos. A persistência dessa prática indica uma necessidade urgente de fiscalização mais rigorosa para coibir tais abusos que alteram o resultado eleitoral.
BR 080
O deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) está empenhado na construção da BR 080, que parte de Colniza em Mato Grosso e chega a Nova Mamoré, município rondoniense localizado na região de fronteira entre o Brasil e a Bolívia.
Federalização
A BR 080 também é uma bandeira do deputado estadual Alan Queiroz (Podemos), que defende a federalização das RO 460 e RO 420. Essa última é conhecida por Linha D, que é a principal via coletora do PIC Sidney Girão do município de Nova Mamoré.
Repudiou
Falando em Alan Queiroz, ele na última sessão da Assembleia Legislativa repudiou o Projeto de Decreto Legislativo de autoria da deputada estadual Claudinha de Jesus (PT) que concede um título de honraria ao presidente Lula (PT) por acreditar que o Governo Federal está de costa para Rondônia no combate as queimadas e a perseguição aos produtores rurais.
Fake news
As candidatas à prefeitura de Porto Velho, Mariana Carvalho (União Brasil) e Euma Tourinho (MDB), estão sendo vítimas de fake news. Mariana está sendo atacada em maior proporção por estar liderando as pesquisas de intenção de votos para suceder o prefeito Hildon Chaves (PSDB) no Prédio do Relógio.
Poderosos
Falando em Euma, ela diz que enfrenta os poderosos, mas quem são esses poderosos? Um coronel de polícia assalariado, ou seja, o governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil), apoiador da candidata Mariana Carvalho (União Brasil), que nunca recebeu meio milhão de reais de salário num único mês e que não recebe o valor da aposentadoria que recebe a juíza aposentada Euma Tourinho? Desafie eleitor, à juíza Euma a apresentar os seis últimos contracheques de aposentadoria.
Credibilidade
Hildon Chaves (PSDB) é poderoso por apoiar a candidata Mariana Carvalho (União Brasil)? Um ex-promotor de justiça que largou o serviço público e mergulhou de cabeça na iniciativa privada e fez fortuna, daí disputou a prefeitura de Porto Velho e ganhou. Como prefeito, recuperou a credibilidade fiscal da Prefeitura, terminou obras inacabadas e promoveu uma inovação em gestão com entrega de obras dentro do mandato. Isso é ser poderoso na linguagem figurada colocada pela candidata Euma Tourinho (MDB)?
Célio
O candidato a prefeito de Porto Velho, Célio Lopes (PDT), lançou ontem (11) uma proposta de grande impacto para Porto Velho: o Programa de Repovoamento de Rios e Igarapés da nossa capital. A proposta foi apresentada em reunião com os pescadores e ribeirinhos da Colônia de Pescadores Tenente Santana, que reúne pescadores e pescadoras do baixo e médio rio Madeira.
Fundão
Benedito Alves (SD), que disputa o Prédio do Relógio, reafirmou em entrevista que abriu mão do Fundão Eleitoral por acreditar que esses recursos podem ser investidos em saúde, educação e segurança pública. Benedito cometeu alguns erros na pré-campanha e na campanha eleitoral, cheguei a criticá-lo, mas a cada dia suas propostas ganham adesão junto ao eleitorado portovelhense.
Venceu
A professora e jornalista Iule Vargas (PSOL) venceu o câncer e disputa uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Velho – CMPV. Iule faz um jornalismo que abraça as dores da população. Já na luta contra o câncer, percebeu o quanto é difícil para as mulheres ter acesso a tratamentos preventivos.
Defender
A candidata a vereadora, jornalista Iule Vargas, deseja conquistar uma cadeira na CMPV para fiscalizar os recursos públicos da saúde e defender políticas públicas no âmbito municipal que garantam o acesso rápido de todos à prevenção e ao tratamento do câncer.
Comenta
Nos bastidores políticos, ainda se comenta a reunião de lançamento da candidatura do jovem Zé Paroca na semana passada, que busca uma cadeira na CMPV. A casa de eventos ficou lotada por familiares, amigos, apoiadores de sua campanha e estiveram presente a candidata a prefeita Mariana Carvalho (União Brasil), o prefeito Hildon Chaves (PSDB), a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil), o deputado federal Mauricio Carvalho (União Brasil) e o ex-deputado estadual Jair Montes (Avante).
Neurodesenvolver
Hoje (12), às 19h, é a inauguração do Instituto Neurodesenvolver que será dedicado ao avanço e cuidado do neurodesenvolvimento da aprendizagem de crianças autistas e especiais. O instituto está localizado na Estrada de Santo Antônio, em frente à antiga SEDAM.
Sério
Falando sério, a esquerda precisa ir além do PT. A esquerda precisa voltar as suas bases em defesa do Estado do bem-estar social e compreender que política é instrumento de transformação social.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/09/ascensao-e-queda-do-pt-apos-eleicoes-candidatas-vitimas-de-fake-news-euma-diz-que-enfrenta-os-poderosos,199353.shtml