Luizinho Carvalho/Jornalista
Publicada em 20/09/2024 às 15h26
Em um período de crise hídrica que assola todas as regiões do país, a palavra de ordem deve ser: “Vamos economizar”. Mas ao que parece essa tendencia não é compartilhada por algumas pessoas que residem no distrito de Boa Vista do Pacarana.
É uma cena corriqueira você passar pelas ruas do distrito e presenciar reservatórios de água (caixas d’água) derramando água tratada interruptamente, simplesmente pela falta de instalação de uma válvula de controle, mais conhecida como boia de caixa d’água.
O distrito tem uma peculiaridade que em muitos locais a água enviada pelo sistema não tem pressão suficiente para subir até a caixa, então se improvisa um reservatório no solo para que depois a água seja bombeada até ao respectivo reservatório suspenso para ser usado na casa.
Na maioria das residências esse reservatório improvisado no chão também não tem uma válvula de controle e quando enche fica o tempo todo entornando a água para o quintal. Como no distrito do Pacarana a água tratada não é taxada pela prefeitura, algumas pessoas ao que parece não se preocupam em economizar.
O que resta é apelar para o bom senso da população urbana do Pacarana para que adeque seu reservatório colocando uma Bóia para evitar o desperdício do precioso liquido. Fica uma dica para os “Cidadão de Bem”: A água que derrama da minha caixa d’água poderá faltar na caixa do meu vizinho!
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/09/parte-da-agua-tratada-distribuida-no-pacarana-e-desperdicada-nas-residencias,200052.shtml