TCE-RO
Publicada em 30/09/2024 às 11h25
A participação histórica e vitoriosa na Olimpíada dos Tribunais de Contas reflete o acerto da decisão da gestão do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), sob a presidência de Wilber Coimbra, em valorizar o servidor, com benefícios efetivos para a sociedade.
No evento realizado, em Palmas (TO), a delegação do TCE-RO conquistou a 8ª posição. Foram 7 medalhas de ouro, 4 de prata e 9 de bronze, totalizando 560 pontos. A pontuação total é mais que o dobro da conquistada, em 2023. Ano passado, o TCE-RO alcançou 270 pontos na competição nacional. Em 2024, Rondônia contou com 62 atletas. Em 2023, foram 41.
Esse crescimento expressivo na pontuação geral é mais que o aprimoramento das estratégias de treinamento. Passa, essencialmente, pela implementação de ações da atual gestão que priorizam e valorizam os servidores.
Ao investir em condições mais favoráveis para os servidores, como incentivos e cuidados com a saúde e bem-estar, o TCE-RO consegue criar um ambiente mais motivador e favorável ao desempenho esportivo.
“As ações não apenas melhoram a qualidade de vida dos servidores, mas também potencializam nosso rendimento nas competições, refletindo no aumento da pontuação e na participação”, disse o secretário-geral de controle externo, Marcus Cézar Filho, que integrou a delegação rondoniense no evento.
GANHOS INSTITUCIONAIS E SOCIAIS
A participação vitoriosa do TCE de Rondônia na Olimpíada dos Tribunais de Contas traz, ainda, uma série de ganhos institucionais e sociais, que vão além da promoção da saúde física e mental dos servidores.
É, de fato, uma estratégia de gestão e governança pública que fortalece o espírito de equipe, a integração entre setores e a construção de uma cultura de alto desempenho e bem-estar no ambiente de trabalho.
Sob a liderança do presidente Wilber Coimbra, o incentivo à prática esportiva entre os servidores do TCE-RO representa uma visão inovadora.
“Nós estimulamos esse espírito de equipe porque desperta o sentimento de pertença, desenvolve nossa instituição e engaja nossa equipe. Servidores engajados e saudáveis são agentes mais efetivos de transformação social”, destaca o presidente do Tribunal de Contas.
A participação na Olimpíada possibilita a união e o engajamento dos servidores, fomentando atributos essenciais para uma boa governança, como a competitividade sadia, a cooperação, a comunicação e a visão sistêmica.
Ao competir, servidores de diferentes áreas passam a compreender melhor as atividades e desafios dos colegas, o que favorece uma articulação mais efetiva e uma ação estruturada no desempenho das funções cotidianas.
Os ganhos sociais também são significativos. A participação em eventos evidencia o papel do Tribunal de Contas não apenas como órgão fiscalizador, mas como uma instituição que valoriza e investe no desenvolvimento integral de seus quadros.
“Ao promover a saúde física e mental, incentivar a prática esportiva e criar espaços de convivência e integração, o TCE-RO fortalece seu papel de ator relevante na construção de um serviço público mais efetivo e comprometido com o bem-estar da sociedade”, comenta Wilber.
Evidencia-se, assim, que o estímulo da Alta Direção fortalece um dos principais eixos da atual gestão: valoração material do servidor, com reflexos diretos nos outros três: a Indução para Efetividade das Políticas Públicas, a Integridade e o Controle Externo Orientado por Dados (CEOD).
SERVIDORES SÃO UM INVESTIMENTO PARA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Com sua atuação disruptiva e inovadora, a gestão do presidente do Tribunal de Contas, Wilber Coimbra, contribui para desmitificar uma visão equivocada de que os servidores públicos representam apenas gasto para o Estado.
Os servidores são, na verdade, um investimento essencial. Isso porque são agentes transformadores da realidade social. E, para que possam desempenhar seu papel, é fundamental que sejam valorizados, respeitados em seus direitos e inspirados para o fiel cumprimento dos seus deveres funcionais e de cidadania.
“É um olhar humanístico para gerar transformação social”, acentua o presidente Wilber Coimbra.
SERVIDORES ENGAJADOS GERAM RESULTADOS EXTRAORDINÁRIOS
Com esse modo de atuar, o TCE-RO tem experimentado uma notável ascensão nos índices de desempenho e qualidade institucional, sob a gestão 2024-2025, liderada pelo presidente Wilber Coimbra.
Os resultados são evidentes e comprovam o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia como referência em excelência e gestão pública.
No Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMDTC), o TCE-RO elevou seu desempenho institucional de 91% para 93%, um marco substancial que reflete a eficiência, eficácia e efetividade das suas práticas administrativas e fiscalizatórias.
Outro resultado expressivo foi registrado na pesquisa de clima organizacional conduzida pelo respeitável Great Place to Work (GPTW), ou seja, Ótimo Lugar para Trabalhar.
O Tribunal de Contas obteve 89 pontos, em 2024, uma evolução significativa em relação aos 83 pontos do ano anterior.
Esse avanço indica uma gestão voltada ao bem-estar e ao desenvolvimento dos servidores, reconhecendo-os como o principal ativo institucional e promovendo um ambiente de trabalho saudável e motivador.
A valorização dos talentos internos reflete, agora, no desempenho esportivo da delegação do TCE-RO, o melhor da história do Tribunal na Olimpíada.
Esses resultados evidenciam o compromisso do presidente Wilber Coimbra em adotar uma gestão humanizada, focada no desenvolvimento dos servidores e na criação de um ambiente de trabalho que inspira e potencializa talentos.
Assim, o Tribunal de Contas segue inovando e elevando seus padrões de desempenho e qualidade, tornando-se um exemplo de gestão pública efetiva e humanizada.
Os desafios futuros serão enfrentados com a mesma determinação que tem caracterizado a gestão atual, sempre buscando o desenvolvimento dos servidores, a qualidade institucional e a valorização daqueles que fazem do TCE-RO uma instituição forte, respeitada e referência em todo o país.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/09/participacao-na-olimpiada-dos-tribunais-confirma-acerto-do-tce-ro-em-valorizar-o-servidor,200719.shtml