Herbert Lins
Publicada em 01/10/2024 às 09h15
PT e partidos aliados deve passar vexame histórico nas eleições municipais de 2024
O PT, nas eleições municipais de 2020, fez apenas 183 prefeituras, definhou em relação ao pleito eleitoral de 2016, quando o partido conquistou 254 prefeituras. Analisando pesquisas recentes da reta final, o PT e partidos aliados devem passar vexame histórico nas eleições municipais de 2024. Ou seja, o partido do presidente Lula (PT) não deve eleger nenhum prefeito de capital - exceto Natal possivelmente e Goiânia - Goiás, e os partidos de esquerda aliados, de maneira geral, também têm um desempenho muito parecido nas pesquisas com o PT. O único prefeito com a eleição garantida é o prefeito do Recife, João Campos, que é do Partido Socialista Brasileiro - PSB, mas o PT não tem nada a ver com isso. João Campos é um prefeito muito bem avaliado pelos seus munícipes e as pesquisas indicam a intenção de votos entre 77% e 80%. Neste caso, será reeleito em primeiro turno. É importante destacar que João Campos não atendeu o pedido especial do presidente Lula (PT) do PT indicar o candidato a vice-prefeito, ele próprio rejeitou o PT e fez questão de não ter qualquer petista na sua chapa, pelo contrário, optou pelo nome do jovem Victor Marques do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, como companheiro de chapa. O fato é que nas capitais e nas grandes cidades do Nordeste – berço eleitoral do PT, segundo as pesquisas – e de partidos de esquerda, o desempenho poderá ser abaixo do esperado. Pelo contrário, há mais candidatos do PL do ex-presidente Jair Bolsonaro liderando as intenções de votos em diversos municípios da Região Nordeste. Repito corajosamente, o governo não vai tão mal na economia para tanta rejeição aos candidatos a prefeito e vereadores do PT e dos partidos de esquerda, por sua vez, a situação dos partidos da esquerda nas cidades brasileiras é uma situação de declínio, daqueles 600 prefeitos que tinha anos atrás, foi caindo eleição após eleição. Na última eleição municipal, o PT elegeu apenas 183 prefeitos dos 5.472, o que é muito pouco. Portanto, o desempenho eleitoral do PT e dos partidos aliados da esquerda preocupa sobretudo o presidente Lula, ministros, senadores, deputados federais, deputados estaduais e dirigentes partidários da esquerda.
Virada
Pesquisa recente mostra virada da deputada federal Natália Bonavides (PT) que disputa a prefeitura de Natal, capital do Rio Grande do Norte - RN. Já em João Pessoa, o ex-prefeito Luciano Cartaxo (PT) não consegue deslanchar sua postulação para voltar a ocupar a prefeitura da capital do estado da Paraíba.
Fortaleza
Depois de muitos anos, a esquerda deverá perder para a extrema-direita em Fortaleza, capital do Ceará. O deputado federal André Fernandes (PL) assumiu a liderança das pesquisas e deverá derrotar o PT e a Família Gomes na capital cearense.
Maceió
O PL do ex-presidente Jair Bolsonaro deverá se manter a frente da prefeitura de Maceió, capital do estado do Alagoas. Pesquisas indicam que o prefeito João Henrique Holanda Caldas, conhecido popularmente como JHC do povo, deverá ser reeleito no primeiro turno.
Salvador
Não será diferente em Salvador, capital do estado da Bahia, o atual prefeito Bruno Reis (União Brasil) lidera nas intenções de votos e será reeleito no primeiro turno. Para quem não sabe, ele é afilhado político de Antônio Carlos Magalhães Neto, mais conhecido como ACM Neto.
Interferência
Diante do possível crescimento de partidos de direita e extrema-direita nas eleições municipais em curso no país, em especial no Nordeste, principal reduto eleitoral do PT e de partidos de esquerda, dirigentes partidários dos partidos progressistas estão preocupados com a interferência desses resultados nas eleições gerais de 2026.
Conquistar
Em 2026 teremos eleições para presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais. Contudo, a eleição mais importante é para o Congresso Nacional, ou seja, conquistar o maior número de cadeiras no Senado Federal e na Câmara de Deputados.
Destaque
Para grande maioria dos leitores da coluna, a candidata a prefeita Mariana Carvalho (União Brasil) e os candidatos a prefeitos Léo Moraes (Podemos) e Benedito Alves (PL), mantiveram um debate técnico e propositivo na SIC TV - Record. Mas quem mais ganhou desataque na opinião dos leitores foi o candidato Benedito por apresentar propostas exequíveis.
Opinião
A coluna de ontem (3) repercutiu bastante entre nossos leitores. Segundo a opinião de um leitor: “A candidata Euma Tourinho (MDB) não perdeu para ninguém, nem para Mariana, muito menos para Samuel, Célio, Léo, Frota e nem tão pouco para Benedito. Euma perdeu para Euma devido à sua arrogância e prepotência. Dizem que a inteligência do ex-presidente FHC foi engolida pela vaidade, no caso da Euma, foi a arrogância quem a devorou.”
Rejeita
A candidata Euma Tourinho (MDB) acusa os partidos de direita de terem feito um “conchavão político” em torno da candidata Mariana Carvalho (União Brasil). Não sabe ela que o eleitor de Porto Velho, a exemplo dos quatro cantos do país, rejeita nas pesquisas de intenções de votos os partidos de esquerda e de centro, a exemplo do MDB, que deverá perder prefeituras em todo país no pleito eleitoral de domingo.
Esclareceu
Em vídeo e publicações nas redes sociais, o candidato a prefeito Ricardo Frota (Novo) esclareceu as acusações que sofreu da candidata a prefeita Euma Tourinho (MDB) no debate da SIC TV – Record. Inclusive, apresentou o B.O. registrado contra ele que Euma insinuou o envolvimento com criança, ou seja, criou insinuações descabidas, a exemplo do que faz o ministro Alexandre de Moraes do STF.
Consta
Segundo o candidato a prefeito Ricardo Frota (Novo), era candidato a síndico do condomínio onde morava, daí “o casal que estava na chapa contrária, acompanhado do filho de 11 anos, arrancou sua proposta que estava fixada no elevador.”
B.O
Ricardo Frota (Novo) explica no vídeo que o porteiro disponibilizou as imagens no momento que vizinhos arrancaram suas propostas, em seguida publicou no grupo do WhatsApp do condomínio. Os vizinhos ficaram com raiva porque na imagem apareceu o filho menor de idade, ou seja, no elevador social e registou um B.O. contra ele. Contudo, a ocorrência policial não prosperou.
Reeleição
A reeleição do vereador Gilber Mercês (PL) à CMPV se consolida cada vez mais na reta final. Já os candidatos a vereadores Pastor Bruno, Sofia Andrade, Léo Alancar e Dione Berto, brigam pela segunda vaga que o partido pode conquistar nas urnas.
Briga
Apesar de todas as atenções no PP estarem voltadas para o candidato a vereador Douglas Lopes, afilhado político da deputada federal Cristiane Lopes, não existem favoritos para a única vaga que o partido conquistará na CMPV. Além de Douglas, brigam por essa vaga: Pedro Jeová, Alysson Cuiabano e Torres Filho.
Gordinho
O candidato a vereador Thiago Tezzari (PSDB) – conhecido como gordinho boa gente, briga por uma cadeira na CMPV. Ele colocou a campanha na rua e ganha visibilidade, inclusive o voto do reconhecimento pelo trabalho que realizou à frente da EMDUR.
Sério
Falando sério, os leitores que me acompanham sabem que não escrevo em feriados e finais de semana, mas como essa semana é a reta final das eleições municipais, aviso que amanhã (02), feriado de criação do município de Porto Velho, vamos publicar a coluna, bem como no sábado próximo (05) e no domingo (06).
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/10/pt-e-aliados-devem-passar-vexame-euma-perdeu-para-euma-reta-final-das-eleicoes-municipais,200782.shtml