Herbert Lins
Publicada em 03/10/2024 às 09h00
Porto Velho celebrou 110 anos de criação e continua sendo um tesouro escondido
A capital Porto Velho celebrou ontem 110 anos de criação, a capital que foi palco da Estrada de Ferro-Madeira Mamoré (E.F.M-M) e do processo de colonização da Amazônia Sul-ocidental, com o tempo, transformou-se na capital do agronegócio. Contudo, Porto Velho continua sendo um tesouro escondido do nosso país, com sua bela história, gastronomia e cultura tão marcante por uma cidade que já foi rodeada de florestas. Porto Velho foi construída pelas mãos dos bandeirantes em busca do ouro, pedras preciosas e das drogas do sertão. Por conseguinte, os pioneiros que vieram construir a E.F.M-M, os soldados da borracha, da indústria madeireira e imigrantes vindos de todas as partes do Brasil, que vieram realizar o seu sonho de conquistar um pedacinho de terra para plantar e para colher. Além de profissionais das mais diversas áreas para trabalhar no serviço público e nos mais diversos setores da economia local. Esse caldeirão cultural faz de Porto Velho uma capital heterogênea e com características marcantes que se resumem em duas palavras: hospitalidade e acolhimento. Entretanto, a cidade de Porto Velho nem sempre recebeu o tratamento que merece por parte de quem foi prefeito. Com 110 anos, Porto Velho precisa avançar e continuar nos trilhos do desenvolvimento com políticas públicas focadas na melhoria da qualidade de vida e de embelezamento. Enfim, Porto Velho precisa ser levada a sério.
Investimentos
A capital Porto Velho precisa de implementação de políticas públicas que promovam pesados investimentos em água tratada e saneamento básico. Cada centavo investido nessa área representa mais dinheiro para promover investimento em saúde.
Modelo
A capital Porto Velho passou por uma transformação com o modelo de gestão do prefeito Hildon Chaves (PSDB) focada na austeridade, combate à corrupção e realização de obras pontuais, visando melhorar a qualidade de vida da população.
Sentimento
O prefeito Hildon Chaves (PSDB) não conseguiu entregar tudo como desejava, inclusive reconheceu esse sentimento publicamente. No primeiro mandato, ele destravou obras inacabadas e ajustou as finanças do município e modernizou a administração pública municipal.
Marcado
O segundo mandato do prefeito Hildon Chaves (PSDB) foi marcado por pesados investimentos em educação, saúde, esporte, pavimentação asfáltica e grandes obras estruturantes, como a Nova Rodoviária e o Laboratório Municipal de Exames Clínicos. Além da entrega de diversas obras iniciadas e concluídas na sua gestão à frente do Prédio do Relógio.
Desafio
O próximo prefeito de Porto Velho que será eleito no próximo domingo (6) – posso até errar, mas acredito que não teremos segundo turno, o maior desafio da sua agenda será implementar políticas públicas voltadas para água tratada, saneamento básico, promover a continuidade do fortalecimento dos investimentos em educação, saúde, esporte e lazer.
Debate
O debate promovido na noite de ontem (02) pelo CREMERO e a rádio Rondônia FM 93,3 entre os candidatos a prefeito da capital, não contou com a presença do candidato Célio Lopes e da candidata Mariana Carvalho. No entanto, foi marcado por um clima de civilidade entre os candidatos presentes.
Justificativa
A justificativa da candidata a prefeita Mariana Carvalho (União Brasil) de comparecer ao debate promovido pelo CREMERO, se deu em razão de outras agendas de campanha previamente marcadas. Já o candidato Célio Lopes (PDT) teve uma urgência familiar.
Melhor
O debate promovido pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia – CREMERO, entre os candidatos a prefeito de Porto Velho que compareceram, continua disponível na página do YouTube da instituição. Segundo meu ponto de vista e análise, quem melhor se saiu bem foram os candidatos Léo Moraes (Podemos) e Benedito Alves (SD).
Adesão
Na reta final, o vereador Júnior Queiroz (Republicanos), que busca a reeleição à CMPV, ganhou reforço na campanha eleitoral com a adesão da ex-vereadora Ruth Morimoto e Pimenta de Rondônia.
Sofia I
A candidata a vereadora conservadora, Sofia Andrade (PL) teve uma ficha de filiação partidária divulgada nas redes sociais quando passou pelo PDT. Neste caso, querendo vinculá-la à esquerda. Mas para quem não sabe, o fundador do PDT, o ex-governador Leonel Brizola, era caudilhista e apoiou a Ditadura Vargas.
Sofia II
Os ataques que a candidata a vereadora Sofia Andrade (PL) vem sofrendo na reta final são estratégias recorrentes de adversários em campanhas eleitorais para tentar diminuir a sua votação. Por sua vez, o adversário ultrapassá-la nas urnas por meio de trapaças.
Menino
O “menino Aires Mota” que é o presidente estadual do Partido Verde – PV, em Rondônia, recebeu da direção nacional do PV a bagatela de R$ 206 mil reais para fazer a sua campanha para vereador na capital. Além de parte dos R$ 600 mil reais que o PV enviou para contemplar os candidatos do interior.
Apoio
Aires Mota, que disputa uma vaga de vereador na CMPV pela terceira vez, também recebeu doações do candidato a prefeito Célio Lopes (PDT). Mota conta com o apoio abertamente do deputado estadual Luzinho Goebel (Podemos) e do deputado federal Thiago Flores (Republicanos).
Estranheza
O que me causa estranheza é o deputado federal Thiago Flores (Republicanos), que segue a pauta “olavistas” – Olavo de Carvalho, e da extrema-direita, apoiar um candidato a vereador na capital do Partido Verde, que faz parte da federação partidária Brasil da Esperança, formada pelo PT/PCdoB/PV.
Desculpas
Caros leitores, prometi publicar a coluna ontem (02), mas por problemas técnicos no notebook – invasão de hacker, não consegui. Contudo, não gosto de escrever pelo celular e pelo tablet. Peço desculpas a quem ficou na expectativa.
Sério
Falando sério, o próximo prefeito de Porto Velho deve lidar com a pobreza, violência, o tráfico de drogas, melhorar o atendimento em saúde, promover uma educação de qualidade e passar por um embelezamento da sua paisagem geográfica. Enfim, há muitos desafios pela frente.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/10/porto-velho-precisa-avancar-debate-do-cremero-marcado-por-civilidade-ataques-a-sofia-andrade,200935.shtml