Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 10/10/2024 às 13h55
Porto – Rondônia tem 52 municípios e somente Porto Velho, ainda, não definiu o futuro prefeito. No primeiro turno Mariana Carvalho (UB) saiu na frente seguida de Leo Moraes (Podemos) e ambos estarão disputando o segundo turno no próximo dia 27. A diferença entre ambos no primeiro turno foi considerável, 44,53% (111.329 votos válidos) a 25,65% (64.125 votos válidos), ou seja, mais de 47 mil votos de diferença. Votaram na capital de Rondônia 268.585 eleitores sendo 7.371 votos em branco (2,74% do total) e 11.201 votos nulos (4,17%). A abstenção de 25,86% dos votos (93.663 eleitores) preocupa e certamente terá um cuidado especial dos candidatos e coordenadores e campanha dos postulantes à prefeitura no dia 27.
Velho – Nas eleições gerais (presidente da República, governadores e seus vices, uma das três vagas ao Senado nos Estados e Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas) de 2022 votaram em Porto Velho mais de 360 mil eleitores. No primeiro turno das municipais (prefeitos, vices e vereadores) de domingo (6) mais de 100 mil eleitores deixaram de votar, uma abstenção muito elevada para uma eleição, que teve sete candidatos, sendo que quatro deles em condições de conseguir boa votação. Por isso vencer no primeiro turno era uma missão praticamente impossível. Um dos desafios de Mariana e Leo Moraes para as eleições do dia 27 é reduzir a abstenção do primeiro turno. Mariana também tem que trabalhar para manter os eleitores que votaram nela, e Leo, de convencer os candidatos derrotados e apoiá-lo na sua disputa pela sucessão municipal. É um jogo que exige habilidade, organização, recursos financeiros.
Candeias – Vereadores reeleitos e eleitos de Candeias do Jamari já estão trabalhando forte a constituição da futura Mesa ‘Diretora do legislativo municipal a partir de janeiro do próximo ano. O vereador mais bem votado na história do município, Geraldo Sem Medo (PRD), 581 votos, busca composição para se eleger presidente da câmara. Dos nove vereadores, cinco se reelegeram e quatro estarão debutando. O município terá o 13º prefeito em dez anos, recorde nacional. No período um deles foi assassinado (Chico Pernambuco), e os demais afastados, cassados, em razão da prática de corrupção. Mas Geraldo Sem Medo e sua equipe já trabalham forte visando o cargo de presidente da câmara, o que seria muito bom, pois certamente, caso eleito, será um vigilante permanente da futura administração e não um subserviente.
Candeias II – A advogada Ana Lúcia Souza Araújo, esposa do ex-deputado estadual Ribamar Araújo, do PL, disse que já está se preparando para disputar a prefeitura em Candeias do Jamari em 2028, cargo que ela já concorreu em 2010 e, apesar de muito bem votada não conseguiu se eleger. Ana Lúcia participou diretamente da campanha à vereança este ano e dos quatro nomes que apoiava ao legislativo municipal, dois se elegeram. A prioridade de Ana Lúcia é se preparar para as eleições municipais de outubro de 2028, já sabendo que o atual prefeito, Lindomar Garçon (Republicanos), que foi reeleito no domingo (6), não poderá concorrer para mais um mandato seguido.
Vereadores – Ainda sobre a sucessão municipal em Porto Velho, assunto que predominará no noticiário político, porque envolve o maior colégio eleitoral do Estado, é necessário um trabalho especial junto aos 23 vereadores, que estarão compondo o Parlamento Mirim a partir de janeiro de 2025. A legislatura atual tem 21 membros e, para a próxima, que terá início em janeiro teremos mais duas cadeiras. Todos os vereadores reeleitos (sete dos 21 atuais) e os demais eleitos são da parceria de partidos de apoio a Mariana, que é do União Brasil. Os vereadores vencedores terão enorme importância nas eleições em segundo turno, pois eles são os “para-choques” do político, porque é o primeiro a ser procurado pelo eleitor. Certamente Mariana terá mais facilidade, ou menos dificuldades para formatar apoio em razão de sua composição partidária contar com 13 partidos e eleger todos os vereadores.
Respigo
O Republicanos conseguiu eleger o maior número de vereadores em Porto Velho, 4. Em seguida o PL (3). União Brasil (3), PSDB (3), PSD (2), Avante (2), PRTB (2), Agir (2), PRD (1) e PP (1) +++ O PT não conseguiu eleger nenhum vereador na capital. Na atual legislatura o PT também não tem representatividade partidária +++ Em Nova Mamoré o prefeito-reeleito Marcélio Brasileiro (PL) também elegeu em sua composição partidária os 11 vereadores. Certamente não terá muitas dificuldades para administrar o município por mais 4 anos +++ É importante citar, que a câmara de vereadores é fundamental na administração pública, pois o vereador é o fiscal do povo. É o vereador que analisa se obras estão sendo feitas do modo como foram determinados em licitações, se o orçamento está sendo obedecido, se as leis estão sendo aplicadas corretamente e se o prefeito está agindo corretamente.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/10/reduzir-abstencao-desafio-de-mariana-e-leo-em-porto-velho-vereadores-eleitos-podem-decidir-eleicoes-na-capital-candeias-do-jamari-formata-presidente-da-camara-,201576.shtml