Agência Câmara
Publicada em 14/10/2024 às 09h15
Foto - Mário Agra / Câmara dos Deputados
O Outubro Rosa marca uma campanha de conscientização para a importância da prevenção do câncer de mama.
A deputada Silvia Cristina (PP-RO) destacou a mobilização, mas reclamou que muitas mulheres ainda não têm acesso à mamografia e que falta mais informação sobre o tema nas comunidades mais distantes do país.
Ela estima que o déficit seja de 250 aparelhos de tomografia em todo o Brasil. A parlamentar também discorda dos parâmetros do Ministério da Saúde, que estabelece o acesso à mamografia para mulheres a partir dos 40 anos, lembrando que muitas têm a doença antes dessa idade.
O diagnóstico tardio, em sua opinião, faz com que o tratamento seja mais sofrido e mais demorado. Se descoberto na fase inicial, o câncer de mama tem 90% de chance de cura. Silvia Cristina acredita que o Sistema Único de Saúde (SUS) possa oferecer um tratamento melhor e lamenta que as leis que estabelecem o prazo de 30 dias para o diagnóstico e 60 dias para o início do tratamento só estejam no papel e não consigam ser cumpridas.
A deputada também fala da importância de orçamento específico para o combate ao câncer de mama, inclusive para garantir as cirurgias de reconstrução de mama.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/10/silvia-cristina-lamenta-que-leis-sobre-tratamento-de-cancer-de-mama-nao-saiam-do-papel-,201763.shtml