Luizinho Carvalho/Jornalista
Publicada em 15/10/2024 às 10h36
Esta semana os produtores rurais do distrito Flor da Serra (14 de abril) deram inicio na reparação da terra para o plantio das lavouras de milho que serão utilizadas na silagem para a alimentação do gado durante o periodo de estiagem.
A silagem produzida é utilizada para a alimentação do gado leiteiro que se fortalece e assim consegue manter a produção em alta, mesmo no período da entressafra. Alguns produtores estão inseridos no Programa de melhoramento Genético do gado leiteiro realizado pela SEMADER.
Com o preço do leite em média de 2,50$, tem produtor rural que passou a fazer 02 ordenhas ao dia, vários produtores locais recebem assistência técnica dos técnicos do SENAR. A produção é recolhida pelos Laticínios: Italac de Jaru, Toya de Urupá e Joia de Ministro Andreazza.
O grupo é formado por 12 produtores que contam com o suporte das associações ASPRED – Associação dos Pequenos Produtores de Espigão do Oeste, Associação da ASSAFAEP – Associação da Agricultura Familiar do Assentamento Edmilson Pastor. A preparação da terra consiste na gradeação e distribuição do calcário para a correção do solo para o plantio das lavouras. Durante a colheita do milho para a silagem os produtores tem o apoio da equipe da Semader no corte e na confecção da silagem.
A administração “Gestão e Trabalho” tem dado o suporte para os produtores rurais nos “Quatro cantos do Município”, seja no apoio a preparação da terra, plantio, colheita e a manutenção das estradas vicinais para garantir o escoamento do produto até ao consumidor.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/10/o-3-setor-de-espigao-do-oeste-mostra-a-sua-forca-na-producao-primaria-no-distrito-flor-da-serra,201884.shtml