Jackson Vicente
Publicada em 31/10/2024 às 16h42
O fortalecimento do diálogo e de experiências foram intensificados no “Simpósio: Socioeducação em Pauta: Trabalho Multidisciplinar na perspectiva socioeducativa”, realizado pelo governo de Rondônia, na quarta-feira (30), em Porto Velho. O evento é coordenado pela Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease), e segue até esta quinta-feira (31), contando com profissionais da área técnica e lideranças que promovem políticas públicas voltadas ao tema.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, este é um espaço de construção coletiva e renovação de propósitos que está sendo levado para as equipes que realizam esse trabalho pelo estado. “Sabemos o quanto é importante desenvolver ações e medidas humanas que transformem a vida de muitos socioeducandos, exigindo a participação de entidades que colaboram com projetos que elevam esta missão”, pontuou.
A coordenadora-Geral de Políticas Públicas Socioeducativas da Secretaria Nacional de Direitos das Crianças e dos Adolescentes (Sinase), Mayara Silva de Souza, salientou a importância do simpósio. “Temos a satisfação de visitar cada estado do país para divulgar e compartilhar experiências que reforcem o desempenho da Socioeducação. Consideramos que o processo deste trabalho é realizado com todos os poderes públicos e demais atores que promovem esta pauta, e Rondônia se destaca pela atuação com foco em políticas públicas de Socioeducação”.
Na abertura do simpósio ocorreram duas palestras, uma sobre o “Papel de equipes multidisciplinares na garantia dos Direitos Fundamentais” ministrada pelo defensor Público de Rondônia, Daniel Mendes e outra sobre os “Avanços e desafios para o trabalho socieducativo” ministrada pela coordenadora-geral Mayara Silva Souza. O momento também foi marcado pela apresentação de iniciativas práticas desenvolvidas pela atual gestão.
MULTIDISCIPLINAR
Os participantes também puderam prestigiar uma amostra do coral: Projeto Novo Coração, pertencente à Unidade Sentenciada Masculina de Porto Velho. Este é um dos projetos sociais da Fundação, que reúne um grupo formado por oito jovens socioeducandos, que preparam um repertório musical com diversas canções populares.
Para o presidente da Fease, Antônio Francisco, iniciativas da atual gestão indicam uma entrega positiva. “Rondônia já segue este trabalho integrado e multidisciplinar por meio dos nossos profissionais, promovendo transformações duradouras na vida de cada jovem. Acreditamos que este caminho é alcançado quando unimos todas as entidades empenhadas em discutir meios eficazes e centrados no ser humano, como é o caso dos projetos em execução no governo”, ressalta.
SOCIOEDUCAÇÃO EM PAUTA
O evento organizado pela Fease é voltado para profissionais que atuam no sistema socioeducação, e segue com programação até esta quinta-feira (31), na Escola da Magistratura. O momento inclui painéis, oficinas e debates sobre atividades e experiências socioeducativas.
Além do governo do estado e palestrantes, participaram do primeiro dia do Simpósio, o juiz de Direito da 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Porto Velho, Muhammad Hijazi Zaglout; o promotor de Justiça da 21ª Promotoria do Ministério Público de Porto Velho, Matheus Gonçalves Sobral; o presidente do Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente (Conedca), Cleyane Alves; e a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Solange dos Santos Ferreira Alves.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/10/simposio-destaca-trabalho-multidisciplinar-de-profissionais-na-socioeducacao-em-rondonia,203191.shtml