Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 01/11/2024 às 13h51
2026 – As eleições municipais que reelegeram e elegeram prefeito, vice e vereador e foram encerradas no domingo (27) com a realização do segundo turno em 51 municípios, inclusive em Porto Velho, única cidade do Estado com eleitorado acima de 200 mil e que nenhum dos candidatos conseguiram 50% mais um dos votos válidos. Os reeleitos e eleitos tomarão posse somente no dia 10 de janeiro, mas os bastidores estão aquecidos com os dirigentes partidários já “costurando” as eleições gerais de 2026, para eleger presidente da República, governadores e os vices, das três vagas ao Senado de cada Estado e Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas. E a eleição do ex-vereador Leo Moraes (Podemos), ex-deputado (federal e estadual) no segundo turno em uma virada histórica sobre a favorita, Mariana Carvalho (União), que somou no primeiro turno 44,53% dos votos válidos e Leo Moraes 25,65%.
2026 II – No segundo turno Leo conseguiu uma vitória expressiva superando a tudo e todos e somou 135.118 votos, 56,18% dos válidos e Mariana 105.406, 43,82% dos votos válidos. A preocupação foi com a abstenção elevada, de 110.962 eleitores, ou seja, 30,63% não compareceram às urnas. Além da formação do secretariado, inclusive com informações sobre nomes que deverão compor a futura equipe de governo, tem como certa a indicação do médico Luiz Ferrari, indicação do também médico e deputado federal Fernando Máximo, o mais bem votado nas eleições de 2022 com 85.596 votos e foi elemento fundamental na campanha vitoriosa de Leo Moraes, mesmo sendo do União Brasil, partido de Mariana.
2026 III – Antes das convenções municipais para escolha dos candidatos a prefeito de Porto Velho nas eleições de outubro último, o nome de Fernando Máximo, secretário de Estado da Saúde no primeiro mandato do governador-reeleito, Marcos Rocha, era nome certo para disputar a sucessão municipal na capital nas eleições de outubro último. Foi preterido no partido e não fez campanha da candidata a prefeita Mariana, que estava e fechou questão com Leo, que venceu o segundo turno. Como deixar a Câmara Federal para ocupar a Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) a partir de janeiro não é uma boa estratégia política, já que deverá concorrer ao Governo do Estado ou Senado, logicamente em outro partido, indicar Ferrari para comandar a saúde pública em Porto Velho seria uma excelente ponte para o seu futuro político. Quem viver verá...
Estudantes – O Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Educação (Seduc) abriu hoje (1º) a Chamada Escolar Pública Online para o ano letivo de 2025, para atender alunos que estão fora das salas de aula e desejam retornar à Rede Pública de Ensino. As inscrições serão encerradas no dia 30 deste mês. Para o governador Marcos Rocha (União) a Chama Escolar 2025 é um passo importante visando a ampliação ao acesso à rede pública estadual e garante a todos em idade escolar condições de ingressar na rede estadual de ensino. A titular da Seduc, secretária Ana Pasini, os pais ou responsáveis interessados devem preencher o formulário com dados atualizados ou, através do portal da Seduc. Mais informações pelos telefones (69) 3212-8201, 3212-8204, 3212-7271, 3212-8203 e 3212-7270.
Transposição – Apesar de aprovada no Senado, a PEC 47 precisa ser votada na Câmara Federal. Ela assegura e amplia prazo para transposição do quadro em extinção da administração federal dos servidores admitidos até 1991, no caso de Rondônia. A deputada Sílvia Cristina (PP-RO) disse que a aprovação da PEC 47 garante o devido conhecimento a quem merece, sendo transposto ao quadro federal. Segundo a parlamentar, “a matéria está pronta para votar, está há um ano na Câmara dos Deputados, que precisa fazer também a sua parte, com a união dos líderes, independente de bandeira ideológica, para a votação e aprovação da matéria". A aprovação da PEC, é mais um passo importante” para fazer justiça e assegurar os direitos dos servidores que fizeram tanto por Rondônia. É um reconhecimento, embora demorado, para quem tanto contribuiu com Rondônia", argumentou.
Respigo
O que mais se comenta nos bastidores da política em Porto Velho é sobre a futura equipe do prefeito-eleito Leo Moraes (Podemos), que assumirá o comando do município a partir de janeiro de 2025. Vários nomes estão sendo ventilados, lógico como especulações, mas de qualquer maneira existe movimentação em torno do assunto, que é predominante +++ Alguns oportunistas de plantão estão circulando com os veículos adesivados com o nome de Leo, mas depois de as eleições. Garantem que são Leo desde criancinhas +++ +++ As esperadas finais entre times brasileiros de futebol da Sul-Americana e Libertadores não ocorrerão. O Corinthians perdeu (1x2) para o Racing na noite de quinta-feira (31) na Argentina. Como no jogo em São Paulo houve empate, o Timão foi eliminado e o time argentino decidirá a vaga com o Cruzeiro no próximo dia 23, no Estádio La Nueva Olla, em Assumpção, no Paraguai +++ Pela Libertadores a decisão será entre brasileiros. Atlético Mineiro e Botafogo jogam no próximo dia 30 no Monumental de Nuñes na Argentina.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/11/deputada-questiona-pec-da-transposicao-engavetada-especulacoes-sobre-equipe-do-prefeito-eleito-leo-moraes-governo-abre-chamada-publica-escolar-2025,203252.shtml