Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 04/11/2024 às 13h55
Orçamento – Em dezembro de 2023 os deputados estaduais aprovaram o Orçamento de Rondônia para este ano, com valores acima de R$ 16 bilhões. O Orçamento 2025, pelo que se sabe, ainda, não chegou na Assembleia Legislativa (Ale), para discussão e votação dos deputados, mas a expectativa é que será com valor acima dos R$ 16 bi deste ano. É importante destacar, que a estimativa orçamentária para o próximo ano deverá ser votada, antes do Natal, do recesso parlamentar. Caso o Orçamento 2025 não seja analisado e votado pelos deputados, este ano, o governador Marcos Rocha deverá acrescentar 1/12 avos ao orçamento deste ano e iniciar os trabalhos administrativos e financeiros de 2025, até que a Ale-RO vote o Orçamento do Estado de Rondônia para o ano que se aproxima.
Livro – O secretário Legislativo da Assembleia Legislativa (Ale), Carlos Manvailer lançou há dias o seu livro “Percorrendo os 40 anos de história do Parlamento Rondoniense”. Manvailer é servidor efetivo da Casa de Leis. Você que é político, principalmente, deve adquirir e ler o livro que tem tudo e mais um pouco sobre ações do legislativo, Constituição, legislatura, etc. Vereadores, deputados (estaduais e federais), prefeitos, governadores, senadores, dirigentes partidários devem ler o exemplar com quase 500 páginas. Terão uma ampla aula sobre política-administrativa, principalmente, o que pode e o que não pode. O político, principalmente, tem até obrigação de adquirir, e ler, a obra que é da maior importância para quem deseja se efetivar na função, pelo seu conteúdo técnico-científico. O livro está à venda nas melhores livrarias no formato ebook e físico no Google Play. Tivemos o privilégio de prefaciar a obra do amigo e competente Carlos Alberto Manvailer, Professor no segmento, com “P” maiúsculo e ler com antecedência a importante obra.
Leilão – Proprietários de veículos apreendidos pelo Detran-RO tem prazo de 60 dias para regularizar a situação, inclusive pagamento de multas pendentes. “É importante que os proprietários fiquem atentos ao prazo estabelecido pelo Detran-RO, pois, caso não regularizem dentro desse período, o veículo poderá ser encaminhado para leilão, com a finalidade de cobrir as despesas acumuladas durante a remoção, como taxas de estadia e manutenção”, explica o diretor Técnico de Veículos do Detran-RO, Esli Ferreira. O proprietário, após publicação de notificação pelo Detran-RO tem prazo de dez dias para regularizar a situação e evitar que o veículo vá a leilão. O veículo poderá ser restituído ao proprietário até o último dia útil anterior à realização do leilão, desde que seja devidamente regularizado. O (antigo) proprietário poderá arrematar o veículo leiloado, mas terá que quitar os débitos anteriores, antes da sua retirada.
Turismo – A Prefeitura de Porto Velho, via Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) pretende atrair visitas à cidade durante o mês de dezembro em parceria com hotéis da cidade. A meta é que pessoas do interior do Estado venham à capital no período natalino tendo como foco principal o “Natal Porto Luz: A Magia Está no Parque!”, que será inaugurado no domingo (10). Os principais hotéis de Porto Velho estarão oferecendo descontos especiais de 5% a 15% do valor da diária para os visitantes, que se identificarem com o código “Natal Porto Luz: A Magia Está no Parque!”, por WhatsApp.
Partidos – O excesso de partidos políticos no Brasil é uma realidade que há tempos tem que ser revista. As eleições municipais (prefeito, vice e vereador) deste ano provaram isso. É muita sigla partidária, a maioria em busca do Fundo Eleitoral, um dos absurdos no Brasil, que incentiva a mercantilização no segmento. Ideologia, só se for pelo vil metal. Nas eleições de outubro, o PSD elegeu 899 prefeitos, MDB – 846, PP – 743, União – 578, PL – 509, Republicanos – 430, PSB – 307, PSDB – 269, PT – 248, PDT – 148, Avante – 135, Podemos – 122, PDR – 76, Solidariedade – 62, Cidadania – 33, Mobiliza – 20, PCdoB – 19, Novo – 18, PV – 14, Rede – 4, Agir – 3, DC – 2, PMB – 1 e PRTB – 1. PSD. MDB, União Brasil, PP e PL lideraram o desempenho nas urnas e, a expectativa é que, somente oito partidos concorram em 2026.
Respigo
Nos bastidores da política de Porto Velho o assunto é a eleição para a Mesa Diretora da câmara de vereadores. Nas eleições em segundo turno, que elegeu o prefeito Leo Moraes (Podemos), quatro dos 23 vereadores eleitos no primeiro turno pelo grupo partidário da adversária Mariana Carvalho (União), que elegeu todos, estavam com ele +++ Com o apoio dos parceiros do segundo turno, estaria sendo negociada a composição da futura mesa diretora da legislatura que iniciará no dia 1º de janeiro +++ Apesar de dizer publicamente que não irá participar da eleição, quem está na política sabe que isso é lenda. Os vereadores eleitos e reeleitos, assim como os adversários de Leo devem se conscientizarem, que as eleições terminaram no dia 27 de outubro, agora o que importa é Porto Velho +++ O Flamengo deu passo importante na tarde de domingo (3) com a vitória (3x1) no Maracanã sobre o Atlético Mineiro, pela final da Copa do Brasil. O próximo jogo será em Belo Horizonte, na Arena MRV no domingo (10)) e o Flamengo poderá perder até por um de diferença.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/11/livro-traz-40-anos-de-historia-do-parlamento-rondoniense-veiculos-do-detran-ro-vao-a-leilao-brasil-tem-excesso-de-partidos-politicos,203401.shtml