Jackson Vicente
Publicada em 18/11/2024 às 08h17
Salvar vidas é um gesto que pode ser ampliado durante as semanas que antecedem comemorações festivas de final de ano, período considerado o de menor estoque de sangue nos hemocentros. O governo de Rondônia está intensificando o convite à população para realizar doações, a fim de evitar potenciais desabastecimentos do insumo que tem grande demanda devido aos índices de vítimas de acidentes de trânsito, cirurgias eletivas que são feitas, e outras situações emergenciais.
Segundo a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), a busca ativa se deve, exclusivamente, à atual temporada em que as pessoas entram em férias, e não dão continuidade ao fluxo de doações de sangue que vem sendo desenvolvido nas unidades ao longo do ano.
Dada a importância da campanha, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, vem promovendo diversas ações juntos às equipes dos hemocentros para garantir o fornecimento de sangue devido à alta demanda. Nas próximas semanas, a necessidade de voluntários para comparecer à uma unidade ou ponto de coleta deve aumentar, ainda mais, diante dos esforços para salvar vidas.
COMO SER DOADOR?
Para se tornar um doador de sangue, basta ir até o ponto de captação mais próximo, onde o voluntário será cadastrado, entrevistado, passar por exames e, por fim, a etapa de coleta. Antes de fazê-lo, é necessário verificar alguns requisitos importantes quanto aos impedimentos temporários e permanentes, além de seguir as regras:
Urgência na reposição do insumo se dá pela manutenção da rede de sangue que atende os 52 municípios
Estar bem de saúde e alimentado;
Ter entre 16 e 69 anos de idade (em caso de menores, é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis);
Pesar 50 kg ou mais;
Apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial;
Dormir por pelo menos oito horas no dia anterior à doação;
Não fumar por pelo menos duas horas anteriores ao momento da doação;
Tomar um café da manhã leve;
Homens podem doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias;
Mulheres podem doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias.
FORMAS DE DOAR
A Fundação oferece serviços de coleta interna e externa, e ainda conta com uma unidade móvel para facilitar o acesso dos voluntários à prática da doação. Outra iniciativa que tem recebido investimento, são os mutirões realizados nos municípios, por meio do projeto Fhemeron Itinerante, serviço à disposição da sociedade em que é montado um espaço específico para acolher os voluntários com o fluxo de doações, organizado pelas equipes responsáveis.
A campanha incentiva, também, outras instituições públicas e privadas, bem como entidades parceiras a se unirem à mobilização de atrair mais doadores, por meio de ações de conscientização em massa. Mesmo com medidas planejadas, nunca é demais divulgar a importância de ir ao encontro da iniciativa. Além disso, os locais, horários e coletas que são realizadas fora das unidades, estão cada vez mais sendo esclarecidos à população.
O presidente da Fhemeron, Reginaldo Girelli, reitera que, a manifestação da sociedade é fundamental para a hemorrede que abastece os 52 municípios. “Pedimos que a sociedade não tenha medo da iniciativa, e compareça até uma unidade para realizar a ação ou esteja atento quando a Fhemeron Itinerante for até seu município. Temos uma equipe especializada para acolher e garantir um atendimento com atenção especial a cada pessoa. Da mesma forma, a participação daqueles que já são doadores é fundamental, para manter a rotina de forma a não afetar as demandas”, explicou.
HEMOCENTROS
Os hemocentros estaduais estão em funcionamento em cinco municípios do estado, sendo eles: Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim e Ji-Paraná. Na Capital, a unidade de coordenação de coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h, e aos sábados, das 7h15 às 12h, localizada na Avenida Jorge Teixeira, nº 3.766, Bairro Industrial; os endereços dos demais municípios estão disponíveis no Portal da Fhemeron.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/11/populacao-e-incentivada-a-doar-sangue-nas-semanas-que-antecedem-as-festas-de-fim-de-ano-em-rondonia,204392.shtml