ASCOM/IFRO
Publicada em 11/12/2024 às 16h42
Em uma cerimônia emocionante, realizada no gabinete do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, no dia 22 de novembro de 2024, Joana Alessandra Leite e Thiago Quirino Roberto, alunos surdos do curso Técnico Subsequente em Manutenção e Suporte em Informática (MSI), celebraram a conquista de seus certificados. O evento foi marcado por discursos de superação, agradecimento e celebração da inclusão educacional.
O professor homenageado pelos formandos, Geraldo de Magela Carvalho de Oliveira, destacou a importância do momento e sua gratidão por participar dessa jornada. "Primeiro, é uma honra fazer parte deste grupo do Napne, um grupo que se doa para engrandecer a vida de pessoas tão especiais. Segundo, saber que um pouco do nosso tempo consegue influenciar a vida de toda a comunidade, pois o conhecimento dividido transforma. Sinto o sentimento do dever cumprido junto com nossa instituição IFRO, pois esta é a missão do IFRO: transformar e influenciar pessoas para desenvolver a sociedade. Tenho que agradecer a Deus por me permitir fazer parte do corpo de funcionários desta instituição. Este trabalho é um pouco de cada um de nós. Parabéns ao IFRO como um todo e aos alunos e familiares que confiaram esses diamantes, em processo de lapidação, à nossa instituição. Parabéns à comunidade IFRO". Durante a jornada no IFRO, os estudantes foram acompanhados pelo Napne (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas).
Joana, uma das formandas, emocionou-se ao refletir sobre sua trajetória. "No começo, eu não conhecia nada sobre a área de informática e confesso que tive medo de não conseguir. Mas, com o apoio dos intérpretes e do Napne, me senti incluída e consegui aprender como qualquer outro colega. Mais do que aprender conteúdo técnico, eu aprendi que a minha identidade como pessoa surda é respeitada e valorizada aqui no IFRO. Essa conquista representa uma transformação pessoal enorme, e eu espero poder aplicar o que aprendi para crescer ainda mais. O IFRO me deu mais do que um certificado; me deu a certeza de que sou capaz".
A Intérprete de Libras, Adrielle Stering, compartilhou os desafios e as conquistas que marcaram a jornada. "Foi desafiador, especialmente pela falta de sinalário adequado para termos técnicos da área de informática. Tivemos que nos adaptar, criando sinais específicos junto com os alunos, o que facilitou o entendimento e o aprendizado. Além de ser uma mediadora entre o professor e os alunos, vivi uma experiência de troca e aprendizado. Acompanhar o desenvolvimento deles foi gratificante e emocionante. Ver Joana e Thiago superando barreiras e conquistando seus espaços mostra que a inclusão funciona e que nossa instituição está no caminho certo".
O Coordenador do curso, Paulo Tomé, destacou o papel essencial do Napne e da equipe pedagógica na trajetória dos alunos. Para ele, "Joana e Thiago são exemplos do que podemos alcançar com dedicação e políticas inclusivas bem implementadas. Isso reforça nosso compromisso de promover a igualdade de oportunidades para todos".
Já o Diretor-Geral do Campus, Leonardo Leocádio, reafirmou o compromisso do IFRO com a inclusão e a formação de qualidade. "Essa certificação simboliza não apenas a conquista acadêmica, mas a quebra de barreiras e o fortalecimento da acessibilidade em nossa instituição. Continuaremos trabalhando para que todos os nossos alunos se sintam acolhidos e tenham suas potencialidades reconhecidas. A conquista de Joana e Thiago marca um novo capítulo em suas vidas e é um testemunho do poder da educação para superar desafios e abrir caminhos”, destacou.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/12/inclusao-e-superacao-certificacao-dos-alunos-surdos-no-ifro,206251.shtml