G1
Publicada em 21/01/2025 às 11h46
Um incêndio em um hotel de estação de esqui no noroeste da Turquia matou 66 pessoas e nesta terça-feira (21), segundo autoridades locais. Outras 51 pessoas ficaram feridas.
O incêndio começou em um restaurante que fica no quarto andar do hotel de 11 andares na estação de esqui Kartalkaya, em Bolu, por volta das 3h30 no horário local (21h30 de segunda, no horário de Brasília).
Os bombeiros tentavam combater as chamas até a última atualização desta reportagem, e ainda não se sabia a causa do incêndio, mas uma investigação foi aberta. O dono do hotel e mais três pessoas foram presos.
Duas das vítimas morreram após saltar do prédio em pânico, disse o governador Abdulaziz Aydin à agência estatal Anadolu. A emissora NTV informou que algumas pessoas tentaram descer de seus quartos usando lençóis e cobertores. Havia 234 hóspedes no hotel no momento do início do incêndio, segundo Aydin.
Conforme a agência, imagens de televisão mostraram o telhado e os andares superiores do hotel em chamas. Ao menos 30 caminhões de bombeiros e 28 ambulâncias foram enviados ao local. Imagens de televisão mostraram o teto e os andares superiores do hotel em chamas.
Necmi Kepcetutan, instrutor de esqui no hotel, disse que estava dormindo quando o fogo começou e correu para fora do prédio. Ele contou à NTV que ajudou cerca de 20 hóspedes a sair do hotel.
Kepcetutan relatou que o local foi tomado pela fumaça, dificultando que os hóspedes encontrassem a saída de emergência.
O governo nomeou seis promotores para liderar a investigação sobre o incêndio. A NTV sugeriu que o revestimento de madeira na parte externa do hotel, projetado no estilo chalé, pode ter acelerado a propagação das chamas.
O hotel, que possui 161 quartos, fica em uma encosta íngreme, o que dificultou os esforços para conter o fogo, segundo a emissora.
A NTV exibiu imagens do saguão escurecido pela fumaça, com a entrada e as janelas de vidro quebradas, a recepção de madeira carbonizada e um lustre caído no chão.
Kartalkaya é uma popular estação de esqui nas montanhas Koroglu, cerca de 300 quilômetros a leste de Istambul. O incêndio ocorreu durante o recesso escolar, período em que os hotéis da região costumam estar lotados.
O gabinete de Aydin informou que 30 caminhões de bombeiros e 28 ambulâncias foram enviados ao local.
Outros hotéis da estação foram evacuados por precaução e os hóspedes foram realocados em acomodações na região de Bolu.
Enquanto isso, uma explosão de gás natural em um hotel de outra estação de esqui, no centro da Turquia, deixou quatro pessoas feridas.
A explosão ocorreu no Centro de Esportes de Inverno da Montanha Yildiz, na província de Sivas. Dois esquiadores alpinos e seu instrutor sofreram ferimentos leves, enquanto outro instrutor teve queimaduras de segundo grau nas mãos e no rosto, informou o gabinete do governador de Sivas.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2025/01/incendio-em-hotel-de-estacao-de-esqui-mata-66-pessoas-na-turquia,208944.shtml