Herbert Lins
Publicada em 04/02/2025 às 09h06
Hugo Motta, em discurso de posse, repetiu gesto de Ulysses Guimarães em defesa da democracia brasileira
CARO LEITOR, em outubro do ano passado, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), à época, anunciou a candidatura do deputado estadual paraibano Hugo Motta (Republicanos) à presidência daquela Casa de Leis. O anúncio contou com a presença do líder do PP, Dr. Luizinho (PP-RJ) e o líder do MDB, Isnaldo Bulhões (MDB-AL). Hugo Motta, com relação próxima aos líderes partidários da Câmara, como o líder do PL, Altineu Côrtes (PL-RJ), e o líder do PT, Odair Cunha (PT-MG), partiu para iniciar tratativas e buscar apoios à sua pretensão. Em seguida, O PL, o PT e o MDB declararam, ainda no mês de outubro, apoio ao deputado Hugo Motta na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. Vale ressaltar que a atuação do deputado federal Lúcio Mosquini foi de fundamental importância para que Hugo Motta conquistasse o apoio do MDB. O parlamentar paraibano foi eleito no sábado (1º) em primeiro turno, com 444 votos dos deputados do PL, PT, PCdoB, PV, União Brasil, PP, Republicanos, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, PSB, Podemos, Avante, Solidariedade e PRD. Motta concorreu com os deputados Marcel Van Hattem (Novo - RS), que obteve 31 votos, e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), que teve 22 votos. Outros 2 votos foram em branco. Com 35 anos, Hugo Motta é o deputado mais jovem a se eleger presidente da Câmara pós-redemocratização do país.
Linha
O deputado federal Hugo Motta (Republicanos) também está na idade mínima para ocupar o cargo de presidente da República, já que o presidente da Câmara é o segundo na linha sucessória, depois apenas do vice-presidente, Geraldo Alckmin. Vale a pena lembrar que outros dois deputados da Paraíba já ocuparam a cadeira de presidente da Câmara de Deputados: Efraim Moraes (PFL), entre 2002 e 2003, e Samuel Duarte (PSD), de 1947 a 1949.
Democracia I
Eleito em primeiro turno, o deputado federal Hugo Motta (Republicanos), no seu primeiro discurso após ser eleito para presidente da Câmara dos Deputados, fez uma defesa da democracia. Daí ele repetiu o gesto de Ulysses Guimarães na promulgação da Constituição de levantar o texto sob aplausos do Plenário. O receio é que, depois que Ulysses fez esse gesto, partiu para o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Melo (PRN).
Democracia II
No discurso, o deputado federal Hugo Motta (Republicanos) reafirmou “ter nojo da ditadura” e ter “certeza de que o passado é um caminho sem volta, termina na destruição da política, no colapso da democracia, e não podemos correr o risco de experimentar outra ditadura”, dando ênfase que “estaremos sempre com a democracia, pela democracia, com a democracia. E seus inimigos encontraram no Legislativo uma barreira como sempre encontraram na história."
Declarações
Nas primeiras declarações à imprensa, o deputado federal Hugo Motta (Republicanos) defendeu a transparência nos gastos públicos, a estabilidade econômica, responsabilidade fiscal, harmonia entre poderes, que está fora de cogitação pautar algum pedido de impeachment do presidente Lula (PT). Por sua vez, pautas de costumes deixam de ser prioridade e a anistia para o 8 de janeiro será tratada com imparcialidade.
Mesa
Ontem (03), o ano legislativo de 2025 foi oficialmente aberto na Assembleia Legislativa de Rondônia (Ale-RO) com a posse da nova Mesa Diretora e com a presença do governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil), que chegou acompanhado do vice-governador Sérgio Gonçalves (União Brasil), da primeira-dama Luana Rocha e do Chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves. Esse último, visivelmente abatido devido aos bombardeios que vem recebendo desde setembro por parte da imprensa a serviço das hostes conspiratórias palacianas.
Presença
No seu discurso, o governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil) enalteceu a presença e as qualidades do vice-governador Sérgio Gonçalves (União Brasil). Em seguida, disse que é muito fácil lidar com o deputado estadual Alex Redano (Republicanos) mediante o seu costume de chamar todos de “amigão” e, com sua paciência e calmaria, apresenta soluções para os problemas e conflitos.
Balançando
O governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil), no seu discurso, saudou o deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB) e perguntou-lhe se tinha sido uma boa experiência ter presidido a Assembleia Legislativa. Marcelo respondeu que sim, balançando a cabeça positivamente. Depois, Rocha pediu que Deus abençoasse a vida do deputado Marcelo para que ele seguisse no caminho do bem, fazendo aquilo que é certo pela população rondoniense.
Especial
Na sua fala, o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho, parabenizou os deputados estaduais integrantes da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Rondônia, com cumprimentos especiais para os deputados Alex Redano (Republicanos), Laerte Gomes (PSD), Rosangela Donadon, Cássio Góis, Edevaldo Neves, Marcelo Cruz e, com destaque especial, para o deputado Alan Queiroz (Podemos).
Enalteceu
Na solenidade de posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Rondônia, o Procurador-Geral de Justiça eleito para o biênio 2025-2027, Dr. Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, no uso da palavra representando o Ministério Público de Rondônia - MPRO, destacou a importância das boas relações entre as instituições e enalteceu a dedicação do deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB) para garantir os avanços que o MPRO conquistou.
Motivos
O burburinho foi grande nos bastidores do poder sobre quais os motivos levaram o deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB) a não sentar ao lado do governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil) e não conduzir os trabalhos de posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Neste caso, quem presidiu a solenidade foi o deputado estadual Jean de Oliveira (MDB).
Impedimento
Para quem não sabe, por continuar na Mesa Diretora como 4º Secretário, o deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB) não poderia dar posse para si mesmo mediante impedimento no Regimento da Casa de Leis. Em face disso, o deputado estadual Jean de Oliveira (MDB) presidiu a Sessão Solene de posse da nova Mesa Diretora da Ale-RO.
Citar
Um leitor da coluna e servidor da Assembleia Legislativa de Rondônia disse que, dentre os legados do deputado Marcelo Cruz (PRTB) como presidente da Casa de Leis, deixei de citar a criação do Coral, a conquista do selo de transparência, a corrida da democracia, conclusão das obras do edifício que abriga a Ale-RO, aquisição de novo mobiliário e os valores consideráveis dos abonos natalinos aos servidores da Ale-RO.
Mesa
Ontem, tomaram posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Rondônia o deputado estadual Alex Redano (Republicanos) como presidente da Casa de Leis. Já o deputado estadual Laerte Gomes (PSD) como 1° Vice-Presidente; a deputada estadual Rosângela Donadon (União Brasil) na 2° Vice-Presidência; Alan Queiroz (Podemos) na 1º Secretaria; Cássio Gois (PSD) como 2° Secretário; Edevaldo Neves (PRD) na 3° Secretária; Marcelo Cruz (PRTB) como 4° Secretário.
Discurso I
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) fez um discurso de improviso já como novo presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, enaltecendo a importância da família. Ele destacou o seu perfil de político apaziguador, ou seja, a busca do diálogo e defesa da independência entre os poderes. Dai lembrou que onde existe briga, quem perde é a população.
Discurso II
Durante o discurso de posse, o deputado estadual Alex Redano (Republicanos) enalteceu a importância da união entre os poderes para o bem de Rondônia. Ele também enalteceu as qualidades do governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil) como gestor e de toda sua equipe. Além de reforçar que o Poder Executivo e o Poder Judiciário podem contar com o Poder Legislativo para fazer o melhor pelos rondonienses, em especial, levar os poderes até a população com sessões itinerantes para disponibilizar serviços essenciais.
Ênfase
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) deu ênfase no seu discurso à necessidade do poder público de promover a regularização fundiária de fato e de verdade no intuito de garantir um salto econômico para Rondônia. Ele defendeu ainda investimentos em Educação, recorrendo aos exemplos mundiais como o Japão e a Coreia do Sul. Além disso, a inclusão da Educação Financeira no currículo escolar para orientar os jovens como lidar com finanças pessoais e criar oportunidades para conhecer novas profissões do futuro.
Laerte I
O deputado estadual Laerte Gomes (PSD), no uso da palavra como 1º vice-presidente da Ale-RO, parabenizou a gestão do deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB) à frente da Assembleia Legislativa por ter dado as condições necessárias para o legislador exercer o mandato com independência.
Laerte II
Laerte Gomes (PSD) enalteceu as qualidades pessoais e de gestão do governador Coronel Marcos Rocha e do vice-governador Sérgio Gonçalves, ambos do União Brasil. Por sua vez, teceu elogios ao desembargador Raduan Miguel, que ficou até o final da sessão solene de posse da nova mesa diretora da Ale-RO, em sinal de respeito do Poder Judiciário ao Poder Legislativo.
Queiroz I
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) assumiu a 1º secretaria da Mesa Diretora da Ale-RO. No seu discurso de posse, parabenizou o governador Coronel Marcos Rocha e o vice-governador Sérgio Gonçalves, ambos do União Brasil, à frente das operações policiais de combate às facções criminosas.
Queiroz II
Alan Queiroz (Podemos) ainda fez questão de destacar o propósito de Deus para sua vida em servir à população rondoniense. Parabenizou o trabalho do secretário Júnior Gonçalves frente à Casa Civil. Na fala, elogiou a maturidade política do prefeito Léo Moraes (Podemos) e se comprometeu a destinar emendas parlamentares à Prefeitura de Porto Velho, tanto a pedido do próprio Léo bem como do seu irmão, o vereador Dr. Júnior Queiroz (Republicanos).
Palavra
Ainda fizeram uso da palavra a deputada estadual Rosângela Donadon (União Brasil) e o deputado estadual Cássio Góis (PSD) como novos integrantes da Mesa Diretora da Ale-RO. O último a fazer uso da palavra foi o deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), como ex-presidente e agora como 4º secretário da Mesa Diretora. Ele fez um balanço da sua gestão frente à presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia e agradeceu a confiança dos seus pares e dos servidores da Casa de Leis.
Convidado
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos), foi convidado a fazer uso da palavra na sessão de posse da nova Mesa Diretora da Ale-RO. Ele, que já foi deputado estadual, depois de cumprimentar a todos os presentes, disse que não existe ferida que não cicatrize e externalizou o desejo de executar as emendas parlamentares daqueles deputados estaduais que queiram destinar para Porto Velho.
Pessoalmente
Falando em Léo Moraes (Podemos), ontem (03) ele foi pessoalmente à Câmara Municipal de Porto Velho para participar da Sessão Solene de abertura dos trabalhos legislativos e entregar a Mensagem do Poder Executivo. Na Tribuna da Casa de Leis da qual já fez parte como vereador – seu primeiro cargo eletivo, Léo fez um balanço dos primeiros 30 dias à frente do Prédio do Relógio, além de apresentar e defender projetos e programas para nossa capital.
Magna
Fiquei impressionado com o discurso da vice-prefeita Magna dos Anjos (Podemos) na Sessão Solene de abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Porto Velho. Magna largou o discurso messiânico e fez um discurso político com alguns dados técnicos, seguindo o padrão de começo, meio e fim.
Impactante
O discurso da vereadora Ellis Regina (União Brasil) foi impactante para todos os presentes na Sessão Solene de abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Porto Velho. Ela, com sua oratória didática e impecável, pontuou os problemas da capital ao prefeito Léo Moraes (Podemos) e convidou seus pares para refletir e apresentar soluções. Fiscalizar por fiscalizar, sem apresentar solução, até uma criança sabe apontar para a dor.
Neófito
O vereador neófito, Dr. Devanildo Santana (PRD) subiu à tribuna na Sessão Solene de abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Porto Velho e fez uma confusão entre discurso de improviso e escrito. Na Tribuna, demonstrou dúvidas na sua identidade política, ou seja, situação ou oposição.
Gagueira
Entre gritos e gagueira, alguns trechos do discurso ficaram incompreensíveis do vereador Dr. Devanildo Santana (PRD). Como marquetólogo que sou, inclusive com livro publicado em Marketing Eleitoral, sugiro ao vereador Santana procurar um fonoaudiólogo para corrigir a sua gagueira.
Cozinha
Interessante é que o vereador Dr. Devanildo Santana (PRD) era da cozinha do ex-prefeito Hildon Chaves (PSDB), mas só agora como vereador que conseguiu enxergar os problemas da saúde municipal que se arrastaram por 08 anos na gestão Chaves. Santana foi mais longe, criticando o governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil) por ter retirado o “Programa Tchau Poeira” da capital.
Sério
Falando sério, reconheço que a coluna ficou longa demais hoje (04), mas era necessário registrar os presentes fatos políticos de ontem (03). Por sua vez, amanhã traremos nossa reflexão da canetada do prefeito Léo Moraes (Podemos) em torno do fim do ponto eletrônico, do contrato da coleta do lixo com a Marquise, da terceirização da saúde, licenças ambientais, IPAM, reaproximação dos deputados estaduais do Podemos e o IPHAN.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2025/02/alex-redano-destaca-uniao-dos-poderes-marcos-rocha-enaltece-sergio-goncalves-novo-presidente-da-camara-descarta-impeachment-de-lula,209923.shtml