Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 05/02/2025 às 14h10
Federais – Rondônia tem oito deputados na Câmara Federal, sendo 50% representando a Capital e os demais 50% são do Interior. Fernando Máximo (União), Maurício Carvalho (União), coronel Chrisóstomo Moura (PL) e Cristiane Lopes (União) todos com domicílio eleitoral em Porto Velho. Sílvia Cristina (PL) é de Ji-Paraná, Lúcio Mosquini (MDB) de Jaru, Thiago Flores (MDB) Ariquemes e Eurípedes Lebrão (União) São Francisco do Guaporé representam o interior. Da capital, Fernando Máximo deverá concorrer ao Senado, e provavelmente por outro partido, pois não ficou satisfeito por ser preterido na disputa da Prefeitura de Porto Velho nas eleições municipais (prefeito, vice e vereadores) de outubro de 2024.
Federais II – Já os demais representantes da capital deverão buscar um novo mandato, casos do coronel Chrisóstomo, Cristiane Lopes e Maurício Carvalho. A reeleição de Maurício é considerada pelos mais atentos observadores da política regional, como “menos difícil”, que do coronel Chrisóstomo, por exemplo. Maurício, era vice do prefeito Hildon Chaves (PSDB), no seu segundo mandato, que terminou em dezembro último. Chaves ficou sem vice nos dois últimos anos, porque Maurício teve que renunciar, porque se elegeu deputado federal. Provavelmente Chrisóstomo terá mais dificuldades em conseguir a reeleição. É um parlamentar polêmico, de extrema, super, hiper, direita, mas é coerente em suas ações. Já Cristiane Lopes, que foi vereadora em Porto Velho e adjunta da Secretaria de Estado da Educação, a reeleição seria menos complicada, porque tem uma ótima identificação com o eleitorado, pois se elegeu com uma campanha franciscana somando pouco mais de 22,8 mil votos.
Federais III – Já as vagas do interior estão mais flexíveis, pois dos quatro, três deverão seguir outros caminhos político-partidário. Nas eleições gerais (presidente da República, governadores e os vices; duas das três vagas ao Senado dos Estados e Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas de 2026. Sílvia Cristina, que assumiu recentemente a presidência regional do PP é cotada, a concorrer a uma das vagas ao Senado, hoje ocupadas por Confúcio Moura (MDB), que não deverá disputar mais uma reeleição, e Marcos Rogério, presidente estadual do PL, que tem como meta futura concorrer a governador, cargo que disputou em 2022 e foi derrotado por Marcos Rocha (União), que foi reeleito, no segundo turno.
Federais IV – Presidente regional do MDB, o deputado Lúcio Mosquini, pelo que se comenta nos bastidores, não deverá permanecer no partido para as eleições do próximo ano. Ele estaria se ajustando com uma nova sigla partidária, inclusive, viabilizando uma candidatura à sucessão estadual. Eurípedes Lebrão, ainda, não se manifestou sobre o seu futuro político. Pessoas mais ligadas a ele comentam, que provavelmente ficará fora das eleições do próximo ano. Nas eleições de 2022 se elegeu com 12.607votos, quase a mesma votação de sua filha, Lebrinha, que se elegeu deputada estadual com 12.623 votos. Talvez Lebrão concorra à reeleição, para garantir mais um mandato a Lebrinha, pois como deputado federal teria recursos garantidos para a campanha eleitoral. As eleições de 2026 parecem distantes. Faltam a 20 meses, e 14 meses para abril do próximo ano, quando serão realizadas as convenções para escolha dos candidatos.
Câncer – O Centro de Reabilitação do Hospital de Amor de Porto Velho e os Centros de Prevenção ao Câncer de Ji-Paraná e Vilhena e a Carreta do Amor, que percorre vários municípios, tiveram recursos financeiros da deputada federal Sílvia Cristina (PP-RO) de R$ 25,8 milhões em 2024. Os recursos foram para custeio das unidades e da carreta oferecendo atendimento digno de qualidade para o cidadão. Ao longo dos mandatos, Sílvia Cristina já destinou mais de R$ 320 milhões no segmento, que também tem parceria com a Fundação Pio XII, do Hospital de Amor. "Só faz sentido estar na política, se tiver compromisso em fazer o bem para a nossa gente. E para cuidar do nosso povo, tenho dedicado meu mandato para oferecer saúde e dignidade à população de Rondônia e a prova disso é a destinação de um volume significativo de recursos para oferecer atendimento aos pacientes oncológicos, que podem se tratar mais perto de suas famílias", argumentou Sílvia Cristina.
Respigo
O prefeito de Porto Velho Leo Moraes (Podemos) participou de todas as solenidades de maior importância que ocorreram no final de janeiro e início de fevereiro no município. Marcou presença na posse do novo presidente da Ale-RO, Alex Redano (Republicanos-Ariquemes), de a presidente do Clube da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron) juíza Fabíola Cristina Inocêncio, e da sessão de abertura dos trabalhos legislativos da câmara de vereadores, presidida por Gedeão Negreiros (PSDB) +++ É intensa a movimentação na Assembleia Legislativa (Ale), após a posse do presidente Alex Redano (Republicanos-Ariquemes) que ocorreu na tarde/noite de segunda-feira (3). O setor de Recursos Humanos está com os trabalhos redobrados, porque todos os servidores comissionados foram –ou estão– sendo demitidos, por força de Lei, inclusive os chefes de setores +++ Ocorre que é necessário pagar as rescisões aos demitidos e, a maioria, recontratada, porque o quadro funcional é composto de pessoas que trabalham na administração da Casa do Povo e nos gabinetes dos deputados. Sem os servidores a Casa está funcionando somente com os efetivos e concursados +++ Os gabinetes continuam ativos, mesmo com a maioria demitida atendendo lideranças políticas do interior que procuram os deputados. A expectativa é que até o dia 25 o quadro funcional já esteja regularizado.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2025/02/deputados-federais-de-rondonia-divididos-entre-capital-e-interior-silvia-cristina-preparada-para-concorrer-ao-senado-mosquini-visa-a-sucessao-estadual,210058.shtml